Lula tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro, 32% em pesquisa Ipec

 

(FOTO | Marcos Corrêa-PR/Ricardo Stuckert).

Pesquisa do Ipec (originário do Ibope) divulgada na noite desta segunda-feira (15) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto e o atual, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. O terceiro, bem atrás, é Ciro Gomes (PDT), que está com 6%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa foi anunciada no Jornal Nacional, um dia antes do início oficial da campanha eleitoral.

Entre os demais candidatos, Simone Tebet (MDB) tem 2% e Vera (PSTU), 1%. Outros nomes não atingiram 1%: José Maria Eymael (DC, registrado como Constituinte Eymael), Felipe d´Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros, que deve retirar a candidatura), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil). Votos em branco e nulos somam 8%. Não sabem ou não responderam, 7%.

Perspectiva

Computados os votos válidos, isto é, sem aqueles em branco e nulos, Lula teria 51,7% e Bolsonaro, 37,6%. Ou seja, o Ipec mostra que o candidato da coligação Vamos Juntos Pelo Brasil ainda poderia vencer a eleição na votação de 2 de outubro, data do primeiro turno. Na simulação de segundo turno, o petista tem vantagem. Lula fica com 51% e Bolsonaro, com 35%, além de 9% de votos em branco e nulos.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são citados, os resultados são semelhantes. Lula está com 41% dos votos e Bolsonaro, com 30%. Ciro tem 3%.

Não é possível comparar com a pesquisa divulgada em junho, que ainda incluía os nomes de João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM). Naquele levantamento, Lula estava com 49% e Bolsonaro, com 23%.

Com pouco mais de um ano e meio de existência, o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) foi criado por ex-executivos do Ibope, que encerrou atividades. O instituto ouviu 2 mil eleitores em 130 municípios, entre sexta e ontem (12 a 14). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com margem de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-03980/2022.
--------
Com informações da RBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!