20 anos do Teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas em Nova Olinda (Ceará)

 

Teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas. (FOTO / Professor Nicolau Neto)


Por Nicolau Neto, editor

Um dos equipamentos culturais do município de Nova Olinda, na região sul do Estado do Ceará, estará completando 20 anos. O Teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas foi inaugurado em 19 de dezembro de 2002 pelo Governo do Estado do Ceará.

Hoje, para quem visita Nova Olinda, o espaço é um dos destinos a ser conhecido, principalmente para turistas, profissionais da educação, estudantes e pesquisadores(as) que têm no roteiro a Casa Grande- Memorial Homem do Cariri.

O Teatro se configura como um importante instrumento cultural, visto que recebe diversos espetáculos ligados à dança e a música, por exemplo, e foi entregue durante o governo de Tasso Jereissati (PSDB).

A denominação faz referência a ativista política e socióloga Violeta Arraes Gervaseau, assim como também as peças arquitetônicas dos engenhos de rapadura do Cariri cearense e teve como idealizadora Maria Eliza Costa.

Vem à Nova Olinda? Então, aproveita que vai passar pelo Museu Ciclo do Couro do Artesão Espírito Seleiro, Museu Casa Oficina de Dona Dinha e pela Fundação Casa Grande e passa também no Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!