O Grande Desafio, o filme [Resenha]

 

Equipe do debate montada pelo professor Thompson. (FOTO/ Reprodução).

Por Nicolau Neto

O Grande Desafio é um filme estrelado pelo ator Denzel Washington que no roteiro exerce o papel do professor Melvin Thompson. Amante dos livros, das palavras e de um bom debate, ele atua na escola com um objetivo a ser atingido: a transformação da realidade a partir dos alunos e das alunas.

Para isso, ele decide criar grupos de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas (EUA), no circuito dos campeonatos entre as universidades. A história que é baseada em fatos reais, traz como pano de fundo o racismo e as desigualdades que ele gera.  Ela ocorre nos anos 30 e perpassa pela trajetória do professor Melvin Thompson que decide formar uma equipe de debatedores negros dispostos a enfrentar a tradicional e imbatível campeã da modalidade, frequentada por brancos.

James Farmer Jr, garoto de 14 anos durante discurso.(FOTO/ Reprodução).

Um dos discursos mais eloquentes e emocionantes é de James Farmer Jr, um garoto de 14 anos. Pela frase “fazemos o que temos a fazer, a fim de fazer o que queremos fazer" já nos indica o tamanho da potencia que tem sua fala.

Abaixo você encontra disponível e de forma completa o filme no YouTube:

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!