Das 12 candidaturas à presidência em 2022, apenas duas são pretas

 

Vera Lúcia e Léo Péricles se autodeclararam pretos. (FOTOS/Divulgacand).

Por Nicolau Neto, editor

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já é possível perceber os registros de candidaturas, os planos de governo e outras informações pertinentes das candidaturas aos mais variados cargos às eleições deste ano, de deputados/as estaduais à presidência da república.

O Blog Negro Nicolau fez uma consulta junto ao Divulgand, do TSE, das informações referentes aqueles e àquelas que estão na disputa pelo Palácio do Planalto. Foram 12 candidaturas registradas até o início da construção deste texto.

Ao fazer uma análise do perfil por gênero, constata-se que apenas quatro são mulheres, o que equivale a 33,3%. Disputam a preferência de eleitores/as Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Os dados são ainda menores quando se verifica a questão étnico-racial. Só duas candidaturas se autodeclaram pretas, a saber: Vera Lúcia e Léo Péricles. O que em termos percentuais representa irrisoriamente 16,6%.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho deste ano apontaram que a população que se autodeclara negra (somados pretas e pardas) atingiu 56,1%. Os mesmo dados demonstram que em 10 anos o número de brasileiros/as que se autodeclaram pretas teve um aumento de 32% e de quase 11% o de pardos.  Ainda assim essa maioria não se vê representadas nos cargos de poder.

O mesmo se pode afirmar das mulheres que são maioria. Elas representam 52,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!