Artesãos do Crato organizam o Fuá no Beco

Artesãos do Crato organizam o Fuá no Beco. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).


Por Naju Sampaio*

No Crato, os artesãos se organizaram para realizar a primeira edição do “Fuá no Beco”. O evento realizado nos dias 24 e 25, no Beco do Padre Lauro, no centro da cidade, consistiu numa feira de artesanato, gastronomia, oficinas e apresentações artísticas. A ideia surgiu a partir de uma experiência já realizada no mesmo local, o “Funaré no Beco”, que tinha a intenção de movimentar a economia da cultura. 

O Fuá no Beco aconteceu de forma colaborativa entre artistas e artesões, associações e coletivos, contando também com a parceira de órgãos públicos e privados. O objetivo dos artesãos foi divulgar a Casa da Criatividade, órgão ligado à Secretaria de Turismo do Município que fica localizada na esquina do beco. A Casa da Criatividade é centro de referência para venda de artesanato da cidade. 

A estrutura de som e de técnicos para a realização do evento foi cedida gratuitamente pelos Pontos de Cultura Coletivo Camaradas e Aldeias. Os DJ’s Gvara, Allieninja e a contadora de histórias Simony participaram de forma voluntária. O Sesc e o Senac contribuíram com cachê e realização de oficinas. A Associação dos Artesões do Crato fez o empréstimo de barracas. 

A ideias dos artesões é agregar novos artistas e artesões ao movimento. Um dos desafios para a realização do “Fuá no Beco” é garantir as condições de produção do evento como estrutura de som e pagamentos de caches para os artistas.

----------------

* Naju Sampaio é estudante de jornalismo e bolsista/integrante do Coletivo Camaradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!