Teste-quiz: o que voce sabe sobre a república velha?

 

(FOTO | Reprodução | Ensinar História).

Por Nicolau Neto, editor

O período que se estende de 1889 - quando há a proclamação da República - até a deposição do presidente Washington Luís em 1930 por meio da revolta que permitiu Getúlio Vargas chegar ao poder, é chamado de Primeira República ou República Velha.

Um período tão longo como esse fez a população testemunhar que não basta só trocar de regime para que as coisas mudem. Aliás, a população de fato só percebeu a troca depois, pois não participou do processo. É fato que não houve alterações significativas na vida da população à margem do poder, sobretudo na vida dos "ex-escravizados" e das "ex-escravizadas." Depois de sofrerem arduamente e trabalharem obrigatoriamente sem nada receberem, agora estavam jogados/as a própria sorte. Não tinham para onde ir. As mulheres continuaram sem participar da vida política do país. Não podiam voltar e nem ser votadas.

Mas também é verdade que a República trouxe mudanças que dão bases ao nossa atual forma de organização política, como a democracia representativa, o presidencialismo, a separação entre Estado e Igreja (Estado Laico), etc. Ao lado disso, mecanismos de controle social foram desenvolvidos e aplicados, inclusive se sustentam hoje com novas vestimentas (Coronelismo, Clientelismo, Política dos Governadores e Voto de Cabresto).

Tudo isso e outros assuntos correlatos nós falamos em sala. Foram mais de três semanas de rodas de diálogos sobre.

Pensando em contribuir ainda mais para ampliar seus conhecimentos sobre a temática, disponibilizo abaixo o link de um teste-quiz desenvolvido no e pelo site Ensinar História, da Joelza Ester Domingues. São vinte questões de múltipla escolha e cada uma com três itens.

Vamos lá? Clique aqui para responder.

Postar um comentário

0 Comentários