Deputados cearenses aprovam projeto que institui o Dia da Preta Tia Simoa e da mulher negra


Deputados cearenses aprovam projeto que institui o Dia da Preta Tia Simoa e da mulher negra. Na imagem, a representação da Preta Tia Simoa em um projeto intitulado "As Simoas" que trouxe depoimentos de mulheres pretas.

Por Nicolau Neto, editor

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Projeto de Lei 335/21 de autoria do Deputado Renato Roseno (PSOL) que institui o Dia da Preta Tia Simoa e da mulher negra e a Semana Preta Tia Simoa de combate à discriminação contra as mulheres negras no Estado.

Na justificativa da propositura e divulgada em suas redes sociais, Roseno destaca que assim como outras personalidades negras, a preta Tia Simoa foi invisibilizada na história "oficial", mas que ela teve um “papel central na luta por liberdade para os corpos negros e negras no Ceará do século XIX”.

Ainda segundo o parlamentar do PSOL, “com a proposta, o Ceará passará a ter o dia 25 de julho como Dia Preta Tia Simoa e também deverá realizar a Semana Preta Tia Simoa de Combate à Discriminação Contra Mulheres Negras”. Ele fisou que o objetivo é fortalecer ações contra o racismo, o sexismo e todas as formas de violência contra as mulheres negras; além da preservação da memória e da contribuição dos povos afrodescendentes, em especial das mulheres negras, para a formação social do nosso estado.

O projeto teve o apoio de diversos coletivos negros, como Movimento Negro Unificado, o Fórum Cearense de Ações Afirmativas, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, Núcleo de Africanidades Brasileiras (NACE- UFC), Setorial de Negras e Negros PSOL CE, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afro brasilidade, Gênero e Família (Nuafro - UECE), Coletivo Mulheres Negras Resistem, Rede de Mulheres Negras e  Espaço Cultural Preta Tia Simoa.

A Preta Tia Simoa se tornou conhecida do público por meio das pesquisas da historiadora, ativista negra e colunista deste Blog, Karla Alves.

Clique aqui e saiba quem foi a Preta Tia Simoa.

Postar um comentário

0 Comentários