31 de agosto de 2025

Debate sobre ‘movimento pardo’ fragiliza combate ao racismo no Brasil, dizem especialistas

 

(FOTO | Reprodução | ECOA).

As redes sociais têm sido palco para discussões sobre a ideia de um “movimento pardo”, à parte do movimento negro. Para o historiador Jeovane Adodi e a pesquisadora Bruna Santiago, que participam do BdF Entrevista, da Rádio Brasil de Fato, nesta terça-feira (19), o debate é mais uma forma de fragilização da luta contra o racismo. Frente à necessidade de ampliar as discussões e fortalecer a história e o papel do movimento negro no Brasil, Adodi e Bruna ministraram uma aula sobre pardismo e colorismo, proposta pela página Pretitudes.

IBGE projeta crescimento populacional de 4% em 2025 para Nova Olinda-CE

 

Entrada de Nova Olinda-CE. (FOTO | Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira, 28, novas estimativas para a população nos municípios. Pelos números, o Estado do Ceará possui uma população de 9.268.836, se configurando como o 8º Estado mais populoso do país, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

A maior inimiga da sogra

 

A maior inimiga da sogra. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Por César Pereira, Colunista

Era quase meio-dia quando soubemos que Maria Júlia tinha morrido após ter passado a pior noite desde que dona Neném a pegara em casa lá na cidade e a trouxera para instalar ali na roça, naquele sítio argiloso de barro vermelho onde ela morava com os filhos e o Chiquinho.

30 de agosto de 2025

Professor Darlan Reis crítica forças reacionárias que querem implantar ditadura empresarial

 

Professor Darlan Reis Jr, durante debate na Semana de História da Urca. (FOTO | Reprodução | Instagram).

Por Nicolau Neto, editor

Na noite desta sexta-feira, 29, o professor Darlan Reis Jr participou junto da Secretária de Direitos Humanos do município de Crato e de Sued Carvalho, presidente estadual do partido Unidade Popular (UP), da Mesa "Eleições, populismo e as fragilidades políticas. Desafios da Democracia Contemporânea" durante a XXIV Semana de História da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Mídia no Brasil mantém desinteresse sobre a África e país ignora influência na CPLP

 

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante a cerimônia de abertura da 37ª Assembleia da União Africana, em Addis Abeba, 17 de fevereiro de 2024. (FOTO | Ricardo  Suckert/Brazilian Presidency/AFP).

No dia 15 de agosto, o governo da Guiné-Bissau determinou a expulsão da RTP (Rádio Televisão Portuguesa), da RDP África e da Agência Lusa, três veículos de comunicação oficiais portugueses, dando um prazo de menos de uma semana para que os seus representantes deixassem o país. Além do fato em si, chamou a atenção o fato de a decisão não vir acompanhada de absolutamente nenhuma explicação, o que veio a reforçar a percepção do seu caráter autoritário, para grande parte do público. De fato, o regime político liderado por Umaro Sissoco Embaló, presidente do país desde 2020, vem sendo criticado e denunciado pela prática de diversas violações dos direitos humanos, bem como por provocar ainda mais instabilidade política num país já historicamente marcado por rupturas institucionais e golpes de Estado. Com relação a este último aspecto, as principais críticas devem-se ao adiamento das eleições gerais (anteriormente previstas para novembro de 2024) para novembro deste ano, por decisão unilateral do presidente.

29 de agosto de 2025

Irmãs Valéria e Verônica receberão títulos de Doutoras Honoris Causa dia 24 de setembro

 

Verônica e Valéria. (FOTO | Defensoria Pública do Ceará).

Por Nicolau Neto, editor 

Na  última sexta-feira, 8 de agosto, em reunião do CONSUNI - Conselho Universitário, órgão máximo de decisão dentro das universidades, foram aprovados três títulos de ‘Doutoras Honoris Causa’, conforme publicado por este blog.

Taís Araújo reflete sobre ausência de personagens negros em papéis de ascensão nas novelas

 

Atriz Taís Araújo. (FOTO | Reprodução).

A atriz Taís Araújo compartilhou, em entrevista à revista Quem, sua frustração com a falta de trajetórias de ascensão para personagens negros nas novelas brasileiras.

28 de agosto de 2025

Altaneira continua como uma das menores cidades do Ceará, segundo estimativa do IBGE

 

Entrada de Altaneira-CE. (FOTO | Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 28, novas estimativas para a população nos municípios. Pelos números, o Estado do Ceará possui uma população de 9.268.836, se configurando como o 8º Estado mais populoso do país, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

26 de agosto de 2025

Arroz com ração’ e queimaduras no corpo: vítima de trabalho infantil no Crato era considerada ‘da família’ por empresária condenada

 

Luciana* tem o corpo marcado pelo trabalho realizado sem os equipamentos necessários. (FOTO  |Arquivo | Processo | Court Records).

No último dia 18 de agosto, a 2ª Vara do Trabalho de Cariri condenou a empresa R&R Coisas do Forno, do Crato (CE), bem como sua proprietária, a empresária Rita Eliane Santiago Pinheiro, a pagar indenização por danos morais, além de todos os direitos trabalhistas devidos, por manter uma menina em situação de trabalho infantil análogo à escravidão. Em nota, a empresa nega as acusações e afirma que “desde o início, a relação com a reclamante foi marcada por acolhimento e afeto”.

25 de agosto de 2025

Cotas raciais garantem eleição histórica de dois advogados negros para vaga de desembargador

 

Roberta Veiga e Hugo Mercês, eleitos para compor a lista sêxtupla de candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do estado do Pará. (FOTO | TJPA).

Pela primeira vez na história da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), a eleição para o Quinto Constitucional aplicou as cotas raciais. Com isso, dois advogados negros — Roberta Veiga e Hugo Mercês — foram eleitos para compor a lista sêxtupla de candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

24 de agosto de 2025

Fundação Palmares discute marco legal da cultura nacional

 

(FOTO |Reprodução).

Em evento realizado na sede da Fundação Palmares, juristas, gestores públicos e especialistas em cultura reuniram-se para discutir os complexos desafios legais associados à implementação da Política Nacional de Cultura (PNC) e ao papel do Estado na promoção e regulação das atividades culturais no país. O debate centrou-se na necessidade de aprimorar o marco regulatório para garantir que as políticas culturais sejam eficazes, inclusivas e em conformidade com a Constituição.

23 de agosto de 2025

Projeto de Lei proíbe medidas alternativas em casos de crime de racismo

 

(FOTO | Reprodução).


O projeto de lei que proíbe a aplicação de medidas alternativas como acordo de não persecução penal, transação penal e suspensão do processo em casos de crimes de racismo foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. Com a medida, quem praticar racismo não poderá se beneficiar desses mecanismos.

22 de agosto de 2025

Salitre -CE cria 5 rotas afroturísticas que terá encontro com rezadeiras e visitas a quilombos

 

Jovens de Salitre-CE. ( FOTO | Reprodução | Diário do Nordeste).

Uma oportunidade para reconhecer a herança da população negra, entender sua história, imergir na cultura e resgatar a ancestralidade. Tudo isso é possível quando se realiza um turismo diferente do convencional, que traz as comunidades afrodescendentes para o centro e exalta o seu protagonismo. E, agora, o Ceará conta com uma rota afroturística, lançada pela prefeitura de Salitre, localizado no Cariri cearense, no dia 9 de agosto.

Projeto “Poesia e Resistência” com Nádia Camuça chega ao Crato para celebrar literatura e bibliotecas comunitárias

 

Nádia Camuça. (FOTO | Reprodução |WhatsApp).

Evento gratuito acontece no dia 30 de agosto, no Terreiro do Coletivo Camaradas, e conta com o apoio da Secult CE via Lei Paulo Gustavo.

21 de agosto de 2025

Educação emancipatória, antirracista, inclusiva e de qualidade social: um compromisso com a transformação

 

(FOTO | Reprodução).


Desde o final da década de 1990, é possível identificar mudanças nos referenciais das políticas educacionais implementadas nos municípios brasileiros. As pesquisas no campo educacional identificam duas grandes políticas públicas em disputa que se constituíram em referenciais para os sistemas de ensino: as políticas neoliberais e as democráticas participativas.

Feira de Economia Criativa Coletivo Ipê movimenta cultura, artesanato e poesia no Cariri

 

Feira de Economia Criativa Coletivo Ipê movimenta cultura, artesanato e poesia no Cariri. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

As feiras artesanais têm se consolidado como verdadeiras vitrines da produção cultural e artística das regiões onde acontecem. Mais do que espaços de comercialização, elas reúnem tradições, histórias e saberes que atravessam gerações. No Cariri, esse movimento ganha força com a Feira de Economia Criativa Coletivo Ipê, aprovada no Edital de Chamamento Público nº 012/2024 - PNAB Secult Crato [Gastronomia, Artesanato e Design], que acontece no próximo dia 30 e 31 de agosto, no Centro Cultural do Cariri.

Justiça condena empresária do Crato por trabalho infantil análogo à escravidão

 


Vista aérea de Crato-CE. (FOTO | Reprodução).

A 2ª Vara do Trabalho da Região do Cariri proferiu sentença histórica ao condenar uma empresária do município do Crato a pagar indenização por danos morais, além de todos os direitos trabalhistas devidos, por manter uma menina em situação de trabalho infantil análogo à escravidão.

20 de agosto de 2025

1ª escola quilombola de ensino médio em tempo integral é inaugurada no Ceará

 

(FOTO |Carlos Gibaja e Hiane Braua |Casa Civil | CE(.

A primeira escola de ensino médio em tempo integral quilombola do Ceará foi inaugurada nesta segunda-feira (18), no distrito de Queimadas, em Horizonte. A EEMTI Quilombola Antônia Ramalho da Silva surgiu a partir de reivindicações da comunidade local.

18 de agosto de 2025

O tamanho da reza

 

(FOTO | Reprodução).

Por Alexandre Lucas, Colunista

-Rezei só o básico e fui dormir. 

Julgamento de Bolsonaro tornará Brasil exemplo para ‘democracias que estão sofrendo atentados’, diz cientista político

 

(FOTO | Lula Marques | Agência Brasil).

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado, tornará o Brasil “um exemplo para democracias que estão sofrendo atentados” e passará uma imagem “muito positiva sobre sua saúde democrática”, avalia o cientista político Paulo Roberto de Souza, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

16 de agosto de 2025

Pastor Henrique Vieira cria frente parlamentar pelo Estado Laico: ‘Pluralidade religiosa’

 

(FOTO | Mário Agra | Agência Câmara).

A Câmara dos Deputados oficializou a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Estado Laico e da Liberdade Religiosa, iniciativa liderada pelo deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). A proposta surge em um contexto de aumento da influência do fundamentalismo religioso na política nacional, o que reforça a necessidade de se criar mecanismos institucionais para proteger a separação entre Estado e religião.

15 de agosto de 2025

Comenda Maria do Espírito Santo será entregue a professora Telvira, Maria e Mãe Rita nesta segunda(18)

 

Professor Telvira. (FOTO | Acervo pessoal).


Por Nicolau Neto, editor

A prefeitura do Crato, na região metropolitana do cariri, realizará mais uma edição da Comenda Maria do Espírito Santo. Inicialmente a solenidade de entrega está marcada para o último dia 30 de julho, foi remarcada em virtude de uma viagem do prefeito André Barreto (PT) à Brasília.

14 de agosto de 2025

A origem africana da democracia

 

Reunião de um Kgotla em Mochudi, Botsuana, 1968, Dreams Time. (FOTO | Reprodução | Instituto Búzios).

Os gregos podem ter ficado com a fama por ter institucionalizado uma forma de governo direto em cidades, mas não se engane: a tomada de decisão coletiva pelas pessoas comuns tem uma história muito mais antiga, que remonta a origem da humanidade na África.

Acesse o site do NEGRER

 

Página do site NEGRER. 

Por Nicolau Neto, editor 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER), vinculado à Universidade Regional do Cariri (URCA), está presente também por meio do seu site. Esta nova ferramenta irá servirá para armazenamento  e divulgação de informações relacionadas atividades e encontros. O site foi desenvolvido com a plataforma Hostgator, uma das melhores construtoras desse ramo e líder na atualidade.

“Fome do mundo seria erradicada com 2% dos gastos investidos em armas”, afirma Daniel Balaban

 

(FOTO | Reprodução | Freepik).

Em entrevista à TV Senado, o representante do Programa Mundial de Alimentos da ONU no Brasil, Daniel Balaban, afirmou que o mundo gastou em 2024, US$ 2,7 trilhões em compras de armas, e se usasse apenas 2% a 3% desses recursos, a fome no mundo poderia ser erradicada. Segundo Balaban, as prioridades dos países desenvolvidos que disponibilizavam recursos para acabar com a fome em países emergentes mudou: “As prioridades mudaram, a maioria dos países do Norte, tanto os países europeus como o Japão, e o Estados Unidos começaram cortar recursos para o combate a fome a pobreza em detrimento de investir em defesa e armas. Quanto mais investimento em armamento, pior fica a questão humanitária.”

13 de agosto de 2025

Há 227 anos, Revolta dos Búzios lutava pela independência do Brasil e pelo fim da escravidão

 

Praça da piedade, em Salvador. Centro da execução dos condenados à morte pela Revolta dos Búzios. (FOTO | Reprodução | Instituto Búzios).

Nesta terça-feira (12), completam-se 227 anos da eclosão da Revolta dos Búzios, também conhecida como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates. O movimento, ocorrido em Salvador em 1798, foi um dos mais expressivos levantes populares contra a Coroa portuguesa no Brasil colonial, reunindo soldados, alfaiates, artesãos, pequenos comerciantes, libertos e escravizados.

11 de agosto de 2025

X.P.T.O

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Coluna de César Pereira

___ Esteve em Jerusalém – perguntou o 1° judeu.

___ A negócios – falou o 2° judeu.

___ De maneira que – disse o 1° judeu.

___ Não se prospera nesta terra – falou o 2° judeu.

___ De maneira que – perguntou o 1° judeu.

10 de agosto de 2025

CONSUNI da URCA aprova título de ‘Doutoras Honoris Causa’ as irmãs Neves, Valéria e Verônica

 

Verônica e Valéria. (FOTO | Reprodução | Defensoria Pública do Estado do Ceará).

Por Nicolau Neto, editor

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, em reunião do CONSUNI - Conselho Universitário, órgão máximo de decisão dentro das universidades, foram aprovados três títulos de ‘Doutoras Honoris Causa’.

6 de agosto de 2025

Justiça cega? A prisão domiciliar de Bolsonaro e a realidade racista do sistema penal brasileiro

 

O ex-presidente brasileiroJairBolsonarogala com a imprensa apósdeixar o senador, Brasília. 26 de março de 2015. (FOTO | Sérgio Lima | AFP).

Na noite da última segunda-feira (4) foi expedido, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, o pedido de prisão domiciliar de Jair Messias Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado e muitos outros crimes. Desde o último mês já tinham sido adotadas pela Suprema Corte uma série de medidas cautelares em desfavor do ex-presidente: uso de tornozeleira eletrônica e proibições que vão desde sair de casa à noite e aos finais de semana, passando por qualquer contato com demais investigados do caso, até o uso das redes sociais, inclusive por intermediação de terceiros.

4 de agosto de 2025

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

 

Jair Bolsonaro. (FOTO | Marcelo Camargo | Agência Brasil).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na tarde desta segunda-feira (04), por descumprimento de medidas medidas cautelares impostas a ele, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos.

3 de agosto de 2025

Reconhecer sua identidade negra em uma sociedade racista é um ato político

 

Imagem mostra três jovens negras sorrindo. (FOTO | Paulo Pinto | Agência Brasil).


Em um país como o Brasil, onde o racismo se manifesta de forma velada, mas profundamente enraizada, muitas pessoas negras, especialmente as de pele mais clara, não se reconhecem como negras. Essa negação da identidade racial é resultado direto do colorismo, da ausência de letramento racial e do histórico processo de desvalorização da negritude.

2 de agosto de 2025

Ministério da Igualdade Racial lança curso sobre direitos antirracistas

 

(FOTO | Reprodução).

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, acaba de lançar o curso gratuito “Marcos Legais Antirracistas para Igualdade Racial”. Disponível na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G), a formação de 20 horas oferece certificado e aborda temas como legislação antirracista, interseccionalidade e estruturas de poder no Brasil.

Bodega e Trovões

 

Bodega do Museu Sítio Minguinho, localizado no município de Palmeira, PR . (FOTO | Acervo do autor). 

Por Alexandre Lucas, Colunista

Na bodega ao lado tem de tudo: farinha, prego, cimento, ração, fio, banana, carne, caderno, remédio. Abre todos os dias, inclusive nos feriados e dias santos. Dia santo no Brasil é data para quem é católico, mas todo mundo se dá bem.

1 de agosto de 2025

Arquivo Público da Bahia usa inteligência artificial para reconstruir rostos de pessoas escravizadas e libertas

 

Rosto de uma mulher negra escravizada, restaurado pelo projeto "Fragmentos de memória." (FOTO | Divulgação | FPC).

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), vinculado à Fundação Pedro Calmon (FPC), lançou o projeto “Fragmentos de Memória”, que integra o programa Resgate Ancestral. A iniciativa tem como objetivo reconstruir, por meio de inteligência artificial, rostos de pessoas escravizadas e libertas registradas em documentos da Bahia Colonial e Imperial.