21 de agosto de 2025

Feira de Economia Criativa Coletivo Ipê movimenta cultura, artesanato e poesia no Cariri

 

Feira de Economia Criativa Coletivo Ipê movimenta cultura, artesanato e poesia no Cariri. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

As feiras artesanais têm se consolidado como verdadeiras vitrines da produção cultural e artística das regiões onde acontecem. Mais do que espaços de comercialização, elas reúnem tradições, histórias e saberes que atravessam gerações. No Cariri, esse movimento ganha força com a Feira de Economia Criativa Coletivo Ipê, aprovada no Edital de Chamamento Público nº 012/2024 - PNAB Secult Crato [Gastronomia, Artesanato e Design], que acontece no próximo dia 30 e 31 de agosto, no Centro Cultural do Cariri.

Esses eventos vão além do consumo. Eles possibilitam trocas de contatos profissionais, a divulgação de novos projetos e a valorização da cultura local. Também representam uma importante engrenagem na economia da região, especialmente no incentivo ao trabalho informal e ao artesanato de identidade.

O Coletivo Ipê reúne uma equipe de empreendedores(as) criativos, artesãos e arteiros, que trabalham em processos colaborativos de difusão cultural. A estrutura da feira é composta por 11 empreendimentos fixos e mais 4 vagas destinadas a cotas sociais, que recebem convidados especiais.

Programação cultural

A edição deste ano promete unir artes visuais, música e poesia, com atividades gratuitas e abertas ao público. Entre os destaques estão:

 Oficina de vivência em pintura manual, conduzida pelo artista Thiago Gabriel (com inscrições prévias);

Oficina sobre como montar um coletivo de artes, ministrada por Alexandre Lucas (com inscrições prévias);

Show musical com o cantor Valdir Jr, trazendo diversidade sonora ao evento;

Edição classificatória para o Campeonato Estadual de Slam, reunindo jovens poetas em uma disputa de poesia falada.

Um espaço de trocas e descobertas

Além da programação artística, a feira oferece ao público a chance de conhecer de perto os processos de produção artesanal, compreender as tradições envolvidas e valorizar a economia criativa. Para os visitantes, é também a oportunidade de encontrar peças únicas e exclusivas, resultado da dedicação de artistas e artesãos locais.

Com ações como essa, o Cariri reafirma sua vocação cultural e criativa, fortalecendo a cena local e projetando seus talentos para além das fronteiras da região.

___

Texto encaminhado ao blog por Ricardo Alves e Francisco Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!