22 de agosto de 2025

Projeto “Poesia e Resistência” com Nádia Camuça chega ao Crato para celebrar literatura e bibliotecas comunitárias

 

Nádia Camuça. (FOTO | Reprodução |WhatsApp).

Evento gratuito acontece no dia 30 de agosto, no Terreiro do Coletivo Camaradas, e conta com o apoio da Secult CE via Lei Paulo Gustavo.

A poeta, atriz e professora Nádia Camuça apresenta o projeto Poesia e Resistência,  no próximo dia 30 de agosto (sexta-feira), às 17h, no Terreiro do Coletivo Camaradas, localizado na comunidade do Gesso, no Crato. A iniciativa tem como objetivo promover a circulação de suas obras “Meus Fantasmas Dançam no Silêncio” e “Cierzo” por bibliotecas comunitárias do Ceará, fomentando a discussão sobre literatura, resistência e o papel crucial desses espaços na formação de novos leitores.

O evento será um momento de diálogo e compartilhamento, onde a autora discutirá temas presentes em seus livros e a importância do acesso à literatura por meio de bibliotecas comunitárias. O projeto visa ampliar o alcance da poesia cearense e contemporânea, destacando seu poder transformador como instrumento de expressão artística e conscientização social.

A poesia é uma ferramenta potente de fruição e resistência. Levar esses  debates para dentro de espaços comunitários, que são  vitais para a cultura, é fortalecer a literatura na sua base e dialogar diretamente com a comunidade.

O projeto é uma realização apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), com recursos provenientes da  Lei Paulo Gustavo. 

Sobre a autora
Nádia Camuça é escritora, atriz e professora. Graduada em Licenciatura em Teatro pelo IFCE e Mestra em Artes pela UFC, é autora dos livros de poesia "Meus Fantasmas Dançam no Silêncio" (independente, 2021 / Litteralux, 2023), "Cierzo" (Selo Editorial Literatura BR, 2022) e "Mar Revolto" (Editora Patuá, 2025). Ativa na cena literária digital, mantém o perfil @nadia.camuca nas redes sociais, onde produz e compartilha conteúdo sobre literatura.

---------

Texto encaminhado ao blog por Alexandre Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!