Arqueóloga altaneirense coordena equipe que faz escavação em Brejo Santo


Arqueóloga altaneirense coordena equipe que faz escavação em Brejo Santo.
(FOTO/Reprodução/Facebook Agnelo Queirós).


Texto | Nicolau Neto

A arqueóloga altaneirense Heloisa Bitu esteve junto a uma equipe de pesquisadores e arqueólogos de Instituto de Arqueologia do Cariri – Dra. Rosiane Limaverde (FCG/URCA), no município de Brejo Santo nos dias 27 de agosto e 01 de setembro para a execução de projeto de gestão do patrimônio arqueológico do Sítio Serrote da Nascença, que fica localizado no bairro Renê Lucena.

A atividade teve a coordenação de Heloísa Bitú e, que segundo informações desta cedida ao Ronuery Rodrigues, do site Papo Reto Cariri, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, prestou apoio logístico e se dispôs a apoiar a realização de um programa de educação patrimonial, que além de proporcionar o acompanhamento in loco das atividades de escavação e resgate do acervo, contará com uma formação direcionada aos professores da Área de Humanas sobre a importância da preservação da memória dos povos e grupos pretéritos que ocuparam a região.

As escavações, conforme o Papo Reto Cariri, foram acompanhadas por crianças e jovens do 5º aos 8º anos das escolas Heráclides Lucena Miranda, Padre Pedro, Historiador Padre Gomes e vivenciarsm todo o processo metodológico do trabalho arqueológico em campo, além de acompanhar os procedimentos de coleta de amostras para datação radiocarbônica. Fato que trará informações mais precisas sobre o período de permanência destes grupos no vale brejo-santense.

Ainda de acordo com o site durante a escavação foi encontrado uma estrutura de pedra com pedaços de carvão e alguns pedaços de cerâmica que possivelmente remetem a objetos indígenas. Para a professora Fátima Teles que participou do momento como convidada disse que os achados arqueológicos podem favorecer a história da cidade para que ela possa ser recontada no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!