Hoje na História - Nasce o educador Paulo Freire, autor da "Pedagogia do Oprimido"


Paulo Freire. (FOTO/Reprodução).

Texto | Nicolau Neto.

Na segunda década do século XX, em Recife (PE), nascia Paulo Reglus Neves Freire. Mais tarde ele se tornaria o educador brasileiro mais conhecido e influente no mundo.

Por seus estudos, análises, obras escritas e publicadas, Paulo Freire influenciou o que o mundo passaria a conhecer como Pedagogia Crítica e acabou por ser denominado Patrono da Educação. 
  
Uma das suas obras mais conhecidas é "Pedagogia do Oprimido" e concebeu a educação como libertadora. Ela, para ele, necessita ser libertadora para poder cumprir seu papel.  Assim, sua prática didática visava libertar o educando da chamada educação bancária e tecnicista. Por essa visão, o aluno seria liberto criando o caminho da sua aprendizagem. Freire se destacou na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Freire deixou um legado invejável na educação e foi homenageado com mais de 40 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Ele morreu em São Paulo, no dia 2 de fevereiro de 1997.

Apesar de sua história e de ser muito falado, mas pouco aplicado na educação, Freire depois de morto foi colocado no posto de inimigo nº1 do atual governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!