25 de fevereiro de 2025

PEC contra escala 6×1 é protocolada na Câmara com 234 assinaturas

 

Erika Hilton (PSOL-SP). (FOTO | Wilton Junior | Estadão).

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de seis dias de trabalho por um de folga (6×1) foi protocolada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25), com 234 assinaturas. Foram 63 assinaturas a mais que o necessário para ingressar com uma proposta de emenda constitucional.

24 de fevereiro de 2025

Capitalismo distancia nossos abraços

 

Alexandre Lucas. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Alexandre Lucas, Colunista 

Escrevo poesia com a faca na língua. Óculos sujos e letras embaraçadas. A borboleta pousa na nas bananas e o carnaval sacode as minhas dores. Larissa fala de poesia e de ternura quando me ler, mas está distante, o capitalismo distancia nossos abraços.

23 de fevereiro de 2025

Por que o Brasil ainda falha em implementar a lei que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas?

 

Estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE, durante evento sobre educação antirracista. (FOTO |Professor Nicolau Neto).

Vinte e dois anos após a promulgação da Lei do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, menos de 40% dos municípios institucionalizaram a obrigatoriedade nas escolas. Os dados são referentes a 2024 e fazem parte do levantamento realizado pela Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

22 de fevereiro de 2025

MEC prorroga prazo para municípios aderirem à política de equidade

 

Estudantes e professores(as) da EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE durante evento sobre "Mulheres, Educação e Comunicação Antirracista." (FOTO | Professor Nicolau Neto).

O prazo para adesão à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) foi adiado. Agora, os 587 municípios que ainda não se cadastraram têm até 14 de março para participar. O objetivo do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), é ampliar o alcance da política e garantir sua efetividade. Ao mesmo tempo, o ministério reforça o compromisso da gestão com a promoção da equidade e das relações étnico-raciais na educação.

Falta de diálogo sobre racismo nas famílias brancas reforça desigualdades raciais desde a infância

 

Imagem mostra um homem branco, uma mulher branca e uma menina branca sentados e usando o celular. (FOTO | Reprodução Dmytro Zinkevych).


Sempre considerei fundamental conversar com meu filho sobre racismo. Desde que ele era bem pequeno procuro comprar livros com protagonistas e autores negros, porque acredito que esse diálogo aberto é essencial para a construção de um ser humano antirracista”, conta a jornalista e radialista Clariza Santos, de 32 anos, mãe do Pedro Luz, de seis.

20 de fevereiro de 2025

Pontos de Cultura como motor de desenvolvimento para o Crato

 

Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, em ação. (FOTO | Reprodução).

Por Alexandre Lucas, Colunista

Para colocar a cultura no centro do desenvolvimento do Crato, a nova gestão municipal precisa ir além da boa vontade política. Exige ações concretas, investimentos estratégicos e uma mudança de paradigma que reconheça a cultura como pilar fundamental da cidade.

19 de fevereiro de 2025

Regras que escolas devem seguir para cumprir proibição de celulares em aulas e intervalos são publicadas

 

As escolas serão responsáveis por promover ações de conscientização sobre os riscos do uso imoderado de celulares. (FOTO | Shutterstock).

O Governo Federal publicou, nesta quarta-feira (19), o decreto 12.385/20025 que regulamenta a Lei Federal 15.100/2025 que restringiu o uso de celulares nas escolas brasileiras. A norma divulgada no Diário Oficial da União aponta medidas práticas que as escolas públicas e privadas devem tomar para cumprir a proibição de uso durante a aula, o recreio ou o intervalo.

18 de fevereiro de 2025

Curso de "Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais" continua com inscrições abertas

 

Professor Nicolau Neto e a professora Cicera Nunes por ocasião da formação para as relações étnico-raciais direcionada a professores da EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE. (FOTO | Acervo do blog).

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga o curso de extensão “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, promovido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em parceria com a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).