15 de maio de 2013

Igreja Renascer Cria Dízimo Premiado



A Igreja Renascer Cria Dízimo Premiado
A criatividade das igrejas na tentativa de tirar cada vez mais dinheiro dos fiéis é algo realmente surpreendente. A última novidade é a "oferta" que a Igreja Renascer está "desafiando" seus fiéis a fazer. Veja como ela funciona: o fiel aceita o desafio de pagar R$ 2,00 por dia, em parcelas mensais de R$ 60, durante um ano.

Durante todo esse período, enquanto ele pagar em dia, ele terá direito a três benefícios garantidos pela empresa Mongeral (que ficou muito conhecida no Brasil na década de 70 ao vender previdência privada a incautos). Os benefícios são: indenização em caso de morte, acidente e ainda o fiel receberá números todos os meses com os quais ele concorrerá a prêmios de R$ 5.000 a serem sorteados pela Loteria Federal.

Detalhe: essa contribuição de R$ 60 por mês NÃO FAZ PARTE do dízimo, que continua sendo obrigatório para os fiéis, que doam de 10% a até 30% de seus ganhos, voluntariamente à Renascer. Além do dízimo, todos os meses são feitos novos "desafios" instando os fieis a contribuir com mais dinheiro ou doar bens.

A Renascer é uma polêmica igreja evangélica que também se vale dos princípios da teologia da prosperidade. Grosso modo, a do "é dando que se recebe". Quanto mais você dá à igreja, mais recebe de Deus. Bem, é uma questão de fé.

Em janeiro deste ano, os líderes da Renascer, Estevam e Sônia Hernandes foram listados em 5º lugar entre os religiosos mais ricos do Brasil, com uma fortuna avaliada em R$ 120 milhões de reais. Em primeiro lugar ficou o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, com R$ 2 bilhões.

Ambos foram presos pela polícia dos EUA entre 2007 e 2008, condenados por contrabando de dinheiro e conspiração para contrabando de dinheiro. Estevam e Sônia fora presos quando desembarcavam nos EUA com US$ 56,4 mil escondidos em uma bolsa, dentro de uma Bíblia, em um porta-CDs e em uma mala. Pela lei, eles deveriam ter informado, na alfândega, que portavam mais de US$ 10 mil.

No Brasil, os principais processos contra eles já foram extintos.

Com informações da Coluna Ooops

14 de maio de 2013

Inscrições abertas para a 5ª Olimpíada Nacional de História do Brasil



A 5ª Olimpíada Nacional de História do Brasil está com
inscrições abertas até o dia 08 de agosto
Valorizar o conhecimento sobre as diversas dimensões é muito importante, pois contribui de forma significativa para o desenvolvimento do senso crítico nos alunos permitindo que estes venham a interferir na sua realidade.  Tão importante quanto valorizar é estimular e proporcionar meios que possibilitem a construção desse conhecimento através das instituições de ensino. Faz-se necessário, principalmente que as escolas incentivem seus alunados a participarem de eventos que fomentem esse processo.

Diante desse cenário, a Universidade Estadual de Capinas – UNICAMP está promovendo 5ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. O objetivo é trazer mais uma vez o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.

A Olimpíada, em sua quinta edição terá cinco fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas. Vale ressaltar que as inscrições foram abertas no dia de maio e se estenderá até o dia oito de agosto.



12 de maio de 2013

Em depoimento na Comissão da Verdade Coronel Ustra afirma que militares lutavam pela democracia



Ustra usou do depoimento também para se defender,
negando ter cometido assassinato, tortura e sequestro.

Foto: Waleska Santiago
O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, disse nesta sexta-feira (10) em depoimento à Comissão Nacional da Verdade (CNV), que se não fosse a atuação dos militares, o comunismo existiria atualmente no Brasil. “Estávamos lutando pela democracia e estávamos lutando contra o comunismo. Se não fosse a nossa luta, se não tivéssemos lutado, eu não estaria aqui porque eu já teria ido para o paredón. Os senhores teriam um regime comunista, um regime como o de Fidel Castro. O Brasil teria virado um ‘Cubão’ [em referência a Cuba]“.

Ustra também se referiu à atuação da presidenta Dilma Rousseff, durante a ditadura militar. “Ela integrou quatro grupos terroristas” que tinham como objetivo final “a implantação de uma ditadura do proletariado, o comunismo. Derrubar os militares e implantar o comunismo”. “Isso consta de todas as organizações”, disse o coronel que comandou o Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna do 2º Exército em São Paulo (DOI-Codi-SP), órgão de repressão da ditadura militar, entre 1970 e 1974.

Durante a ditadura, a presidenta Dilma integrou as organizações clandestinas Política Operária (Polop), Comando de Libertação Nacional (Colina) e Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), dedicadas a combater a ditadura militar. Condenada por “subversão”, ela passou três anos presa no Presídio Tiradentes, em São Paulo, entre 1970 e 1972.

O coronel compareceu nesta sexta à Comissão da Verdade e, apesar de decisão judicial que lhe garantia o direito de não se pronunciar durante o depoimento, Ustra falou aos membros da comissão e negou também que tenha cometido assassinato, tortura e sequestro. O ex-comandante afirmou ainda que nenhuma tortura foi cometida dentro das instalações do órgão de repressão do governo militar.

Antes do início do depoimento, Ustra fez um pronunciamento em que reiterou que as ações de repressão foram respostas aos atos das “organizações terroristas que queriam implantar o comunismo no Brasil”.

Ustra citou ações praticadas pelos grupos de esquerda contra o regime militar. “Quando fui transferido para São Paulo no início dos anos 70, os terroristas já haviam assaltado mais de 300 bancos e carros-fortes. Tinham encaminhado mais de 300 militantes para a China para treinar a guerrilha, já haviam atacado quartéis, roubado armas e sequestrado três diplomatas. Em face disso foi criado o DOI-Codi. Eramos homens prontos para o combate, cumprindo ordens”, disse acentuando que seria apenas mais um na cadeia de comando.

Durante o seu depoimento, ao ser indagado sobre o desaparecimento de vários militantes políticos, Ustra negou que tenha havido qualquer morte no DOI-Codi. “No meu comando ninguém foi morto no DOI [Codi]. Foram mortos em combate, de arma na mão, na rua”, repetiu várias vezes.

Com informações da Agência Brasil

11 de maio de 2013

Confiram alguns Filósofos Ateus



Epicuro
Epicuro nascido na ilha de Samos na Grécia em (341 a.c) não era ateu no sentido mais amplo da palavra, mas foi com certeza um dos primeiros a rejeitar a idéia de um deus pessoal. Através da revisão do átomo ele destrói o conceito de alma e de Deus. Ele parte da lógica que a alma não é percebida já que ela não tem emoção, não é palpável e nem perceptível então ela não existe. 

Segundo ele se fossemos dividindo a matéria de nosso corpo em pedaços cada vez menores chegaria ao átomo e este ultimo também era constituído de matéria. Logo a alma era apenas um conceito criado, assim como Deus. Deus era a projeção das qualidades humanas e por isso todos os deuses teriam qualidades humanas. Também diz que a existência seria incompatível com o sofrimento do mundo.

Epicuro é conhecido ainda pelo dilema criado a partir do paradoxo e, ou, o problema do mal que coloca em xeque a existência divina. Conceitos como onipotente e onisciente caem por terra:


Enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é onibenevolente.


Enquanto omnipotente e onibenevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é omnisciente.


Enquanto omnisciente e omnibenevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é omnipotente.
Carnéades de Cirene

Carnéades de Cirene(214-129 a.c) foi o primeiro a manifestar publicamente que os Deuses não existiam. Declarou isso no senado romano onde estava de representante de Atenas. Ele tinha influências epicuristas.


Diderot

O filosofo Denis Diderot (1713 – 1784) ele é autor do livro A Religiosa. Onde denuncia vários abusos da igreja Católica a qual dominava a população européia como todo. Ficou conhecido com a famosa frase: “O homem só será livre quando o ultimo déspota for estrangulado com as entranhas do ultimo padre.”

Feuerbach

No séc XIX o número de filósofos ateus aumentou consideravelmente. Ma foi alemão Ludwig Feuerbach (1804 – 1872) o mais notável que influenciou o mais conhecido pensador ateu: Karl Marx. Para ele Deus era uma projeção do homem em imaginação de sua própria evolução. Em sua obra A Essência Do Cristianismo, ele diz que “o homem cria deus a sua imagem e semelhança”. 

Ainda na mesma obra Feuebarch afirma que a criatura inventou o criador e, portanto, é ela verdadeiramente o criador. Deus é um reflexo do próprio homem, uma projeção, uma inversão dos desejos humanos, um produto no qual o homem finito precário e dependente projeta seus desejos e possibilidades de perfeição, onipotência. A religião consiste no sentimento mais puro e absoluto do homem. O homem deseja para si o que nele mesmo não encontra, como por exemplo: o ideal de justiça, bondade e virtude.  Deus é um homem genérico que idealizamos e que não conseguimos realizar por nós mesmos (NOGARE, I990).

Karl Marx
Karl Marx (1818-1883) contemporâneo de Feuerbach e influenciado por este Marx não deixou duvida de seu ateísmo. Fez uma releitura de Hegel e criticou o idealismo dialético colocando a idéia como produto da realidade. Para ele não era o Estado em si que movia a história e sim o conflito das classes, esses conflitos moviam a história para uma evolução com um auge comunista se aproximando dessa forma da idéia de Kant, que acreditava em um fim moral. Diz que o ateísmo é uma consciência individual e necessária.

Ao estudar a teoria marxista, Faddem discorre que o que deve ficar bem claro, é que para o filósofo - historiador o medo criou a divindade. Deus nada mais é que o reflexo do próprio homem. Foi o homem quem criou a divindade e não o contrário. A religião com os seus ritos são apenas manifestações de um homem desesperado e indefeso diante da fúria da natureza. “A religião nasceu com o método supersticioso para mitigar os horrorosos efeitos das forças naturais” (FADDEM, 1963, p. 150).
 

Nietzsche
Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo póstumo e conhecido como o assassino de Deus. Em sua obra O Anticristo afirma que só ouve um cristão e morreu na cruz, fala que o cristo verdadeiro é desconhecido e o que as pessoas seguem é a distorção de Paulo de Tarso. Colocou o cristianismo como negação da vida. Disse que o homem que mata Deus, também se torna um Deus.

Sartre
No séc.XX um dos mais famosos filósofos ateus é Sartre (1904-1980) Suas obras foram incluídas como livro proibido pelo vaticano. Em seu existencialismo a moral é colocada como valor existente sem necessidade de divindades. Para ele a moral é uma consciência de responsabilidade e não o medo de ser punido.

Sam Harris
Dos filósofos ateus contemporâneos mais ilustres é Sam Harris (1967). Graduado em filosofia e doutor em neurociência. O pensamento de Harris é ideológico e também físico para demonstrar a “farsa das religiões” ele diz que: “A religião está perdendo argumentos perante a ciência”. Harris utiliza imagens de ressonância magnética neurológica para entender a crença, descrenças e incertezas. Harris escreveu dois livros: A Morte Da Fé (2004) e Carta A Uma Nação Crista (2006).


Aprofunde seus conhecimentos lendo as obras abaixo:

FADDEN, J. Mc. Filosofia do comunismo. 2. ed. Lisboa: União gráfica, 1963. (Galáxia, vol. I).

NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e anti-humanismos: introdução à antropologia filosófica. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.






Município de Altaneira abrirá mais de 200 vagas de capacitação profissional



Prefeito de Altaneira, Delvamberto (PSB) assina convênio
com o governo do estado e abrirá mais de 200 vagas de capa
citação profissional  como parte do Projovem Trabalhador
O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), anunciaram nesta sexta-feira (10), a abertura de mais de 8.500 vagas de capacitação profissional como parte do Projovem Trabalhador. O evento aconteceu no Vianna's Buffet (Rua Coronel José Aurélio Câmara, 552 – Vicente Pinzón), com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do secretário do Trabalho, Evandro Leitão e de vários prefeitos.

O Prefeito de Altaneira Delvamberto Soares (PSB) que participou do lançamento do Projovem Trabalhador na capital cearense afirmou que foi firmado convênio com o Governo do Estado, Cid Gomes, onde mais de 200 jovens receberão capacitação profissional.

Com idade entre 18 e 29 anos, os educandos recebem, além da capacitação, auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 100, por um período de seis meses, mediante comprovação de 75% de frequência nas atividades curriculares. Todos ganham kit estudantil (mochila, caderno, lápis, caneta, borracha e apostilas) e fardamento. No total, serão 350 h/aula, com cursos escolhidos de acordo com a demanda do município.

O ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã é um projeto originado do Ministério de Trabalho e Emprego – MTE, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS. A execução é ministrada por entidades sociais, juntamente com os municípios e a sociedade civil. Os educandos recebem auxílio financeiro mensal no valor de R$100,00, por um período de seis meses. Ao final dos módulos, a meta do Programa é inserir no mercado de trabalho 30% dos estudantes.

10 de maio de 2013

Mapeamento das Comunidades Rurais Negras e Quilombolas do Cariri




O Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e a Cáritas Diocesana de Crato – CE realizaram um importante trabalho com comunidades rurais de algumas cidades da Região do Cariri, Estado do Ceará. O material refere-se ao Mapeamento das Comunidades Rurais Negras e Quilombolas do Cariri.

O presente trabalho constitui-se importante ferramenta de estudo e, claro, de suporte didático para serem utilizados nas aulas de História e Sociologia.

Confiram o Vídeo:


9 de maio de 2013

Governo do Estado do Ceará lança Projovem Trabalhador nesta sexta-feira



O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), anunciam nesta sexta-feira (10), às 10 horas, a abertura de mais de 8.500 vagas de capacitação profissional como parte do Projovem Trabalhador. O evento acontece no Vianna's Buffet (Rua Coronel José Aurélio Câmara, 552 – Vicente Pinzón), com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do secretário do Trabalho, Evandro Leitão.

Com idade entre 18 e 29 anos, os educandos recebem, além da capacitação, auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 100, por um período de seis meses, mediante comprovação de 75% de frequência nas atividades curriculares. Todos ganham kit estudantil (mochila, caderno, lápis, caneta, borracha e apostilas) e fardamento. No total, serão 350 h/aula, com cursos escolhidos de acordo com a demanda do município.

Nas duas últimas edições, foram capacitados 11.500 jovens em 119 municípios.  Desse total, 3.500 foram inseridos no mercado formal de trabalho, na Capital e no Interior cearenses. Somando-se aos novos educandos, serão 20 mil jovens capacitados, somente por meio desse programa no Ceará. “Esse é mais um programa que vem contribuir com a profissionalização do trabalhador cearense, que lhe abre às portas a um emprego digno, a uma vida digna e produtiva, longe das drogas e do ócio”, destaca o secretário Evandro Leitão.
Projovem Trabalhador
O ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã é um projeto originado do Ministério de Trabalho e Emprego – MTE, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS. A execução é ministrada por entidades sociais, juntamente com os municípios e a sociedade civil. Os educandos recebem auxílio financeiro mensal no valor de R$100,00, por um período de seis meses. Ao final dos módulos, a meta do Programa é inserir no mercado de trabalho 30% dos estudantes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da STDS

8 de maio de 2013

Geraldo Alckmim retira dos anos iniciais do ensino fundamental as disciplinas de História, Geografia e Ciências



Não há compensação de aulas no novo programa do Gover
nador Geraldo Alckmim. Governo paulista põe fim as aulas
e quer aumentar a qualidade do ensino
O governo do Estado de São Paulo retirou o ensino de História, Geografia e Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A nova modalidade faz parte da primeira reformulação curricular que inicialmente seria aplicada nas escolas em tempo integral.

A retirada das aulas da grade curricular vale para as 297 escolas que estão no suposto programa de ensino integral implantado a partir de 2006 e exclui as 21 escolas que não migraram para o novo modelo de ensino integral – criado em 2012 para o ensino médio e estendido para o fundamental neste ano.

Mesmo permanecendo na escola por 8 horas todos os dias, os alunos dessas 297 escolas não terão aulas de Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia, onde até o ano passado tinham sete aulas semanais dessas matérias até o 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo a Secretaria de Educação, os horários serão preenchidos por aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os alunos do 1º e 2º, 3º ano terão 15 aulas semanais de Língua Portuguesa que corresponde a 60% da carga horária semanal, seis aulas de matemática (25%) e Educação Física e Artística ficam com 4 aulas semanais (15%).

No 3º ano a carga de Matemática sobe para 40% e cai a de Língua Portuguesa (para 35%). Só nos 4.º e 5.º anos os alunos passarão a aprender ciências, história e geografia, o equivalente a 7 aulas, ou seja, a mesma carga que se aplica hoje, num modelo em que desde o 1º ano se tem essas matérias. Portanto, existe uma diminuição do conteúdo aplicado ao longo de todo E.F. Não há compensação de aulas no novo programa do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A Secretaria de Educação argumenta que “o objetivo é tornar o currículo mais atraente”.

A professora Maria Izabel Noronha, Bebel, presidente do Sindicato dos Professores do Estado Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), criticou as mudanças. “Tem de haver um fortalecimento em português e matemática, mas não retirar totalmente outras disciplinas. As crianças precisam ter acesso ao conhecimento geral, senão a escola fica só para habilitar”, destacou Bebel.

Já a Secretaria estadual de Educação emitiu nota apontando que estas matérias seriam aplicadas de forma “transversal” dentro de outras matérias, ou em oficinas no decorrer do dia.

QUALIDADE DE ENSINO

Com o aumento das aulas ministradas, o governo estadual tenta melhorar os índices de avaliação dos alunos dessas escolas em seus exames. Já que provas como o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) avaliam somente as disciplinas de Português e Matemática.


Há anos os índices patinam, apresentado números pífios de desempenho e demonstrando o que, na prática, se vê na maioria das escolas paulista.

No último dia oito a Secretaria de Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de 2012, onde nos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) o rendimento dos alunos regrediu de 2,57 em 2011 para 2,50. E na média geral, entre EF e Ensino Médio também houve redução do desempenho. De 2,61 em 2011 para 2,59 em 2012.

O resultado apresentado pelos alunos na prova do Saresp para avaliar o desempenho do ensino nos mostra que com 18 anos de governo tucano ainda temos 55,9% dos estudantes do 8º e 9º ano, com nível básico na aprendizagem de Língua Portuguesa, 28,5% abaixo do básico, apenas 14% em nível considerado adequado e míseros 1,6% com nível avançado.

Em Matemática os índices da Secretária de Educação do Estado são ainda piores. 53,2% dos alunos dos anos finais do EF estão no nível básico, 36,6% abaixo do básico. Menos de 10% dos alunos de toda a rede estão em nível adequado, apenas 9,1%. E só 1% de todos os alunos do 8º e 9º ano do Estado mais rico da federação são considerados nível avançado em Matemática.

Quando a amostragem se dá pelos alunos do Ensino Médio a situação é a mesma. Em Língua Portuguesa 38,8% dos estudantes estão em nível básico e 34,4% abaixo do básico. 26,3% se encontram em nível adequado e apenas 0,5% em nível avançado.
Já em matemática a situação é ainda pior do que no E.F. 55,8% dos alunos estão abaixo do básico e 39,4% em nível básico. Em nível adequado somente 4,5% dos alunos alcançaram a faixa e em nível avançado apenas 0,3%.

Com informações de Viomundo