Inscrições para o Sisu começam nesta segunda (22); saiba como se inscrever

 

Estudantes da Escola Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE. (FOTO | Prof. Nicolau Neto).


Começam nesta segunda-feira (22), a partir da meia noite, e vão até a próxima quinta (25) as inscrições na edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que seleciona alunos para o ensino superior público com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições acontecem exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, que pode ser acessado clicando aqui. Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição 2023 do Enem e tiraram nota acima de zero na prova de redação. O exame teve as notas divulgadas na última semana.

Para participar, os estudantes deverão fornecer as informações de login e senha da conta gov.br. São os mesmos dados utilizados para acesso ao sistema do Enem.

Ao contrário dos anos anteriores, quando havia dois períodos de inscrições, desta vez haverá apenas esta edição do Sisu. Isso quer dizer que as vagas disponíveis nas universidades para o primeiro e o segundo semestre serão preenchidas de uma só vez.

Houve alterações também no sistema de cotas. A partir de 2024, todos os inscritos no Sisu concorrem primeiro às vagas em ampla concorrência (lista geral). Os que não se classificarem nessa modalidade e tiverem direito poderão disputar as vagas pelas cotas.

Resultados em 30 de janeiro

Durante todo o período de inscrição os candidatos poderão acompanhar o andamento da disputa pelas vagas nos cursos escolhidos e, se for o caso, alterar as opções. Valerá, sempre, a última opção escolhida.

No total, são 264.254 vagas em 127 universidades públicas. O resultado final será divulgado em 30 de janeiro. As matrículas serão realizadas diretamente pelas universidades entre os dias 1 e 7 de fevereiro, e é preciso comprovar a conclusão do Ensino Médio.

Após a divulgação dos resultados, o Sisu vai abrir nova rodada de inscrições para quem tiver interesse em entrar na lista de espera. O prazo será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Novas vagas são abertas caso os candidatos inicialmente aprovados não realizem as matrículas.

_____

Com informações do Brasil de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!