Centro Cultural do Cariri realiza o Encontro Palco Escola voltado para construção do Plano Pedagógico do Teatro

(FOTO | Samuel Macedo).

Promovendo o diálogo ativo dos gestores e agentes da cultura na construção do Plano Pedagógico do Teatro Escola do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, nos dias 16 e 17 de fevereiro acontecerá, nas dependências do equipamento, o Encontro Palco Escola - A força do lugar. Com 27 convidados, a programação é gratuita, aberta ao público e conta com rodas de conversa para a partilha de experiências no campo das artes e da cultura. 

Confira aqui a programação completa.

Artistas, professores, pesquisadores, estudantes ou trabalhadores da cultura, em especial no campo da formação das artes cênicas, estão convidados a participar. Ao todo são 60 vagas e os interessados podem realizar sua inscrição através de formulário eletrônico até o dia 05 de fevereiro. A programação também será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube do CCCariri. 

O Teatro, que está em processo de construção, é composto por um prédio de seis andares, com cerca de 5.000 m² de área útil. Sua sala principal conta com platéia para 600 pessoas e palco de 18x14m com abertura para o parque. Sala multiuso, camarins, salas de aula, salas administrativas e almoxarifado também integram o complexo, além disso, como extensão possui o Pequeno Palco, sala anexa para espetáculos de dança. 

Objetivando a continuidade do processo de escuta aberto em julho de 2023 com o I Ciclo Formativo Presença Cênica, o Encontro Palco Escola refletirá sobre as experiências formativas do Ceará, contribuindo para a elaboração do Plano Pedagógico da Escola Artes da Presença, a ser implantada no CCCariri a partir do segundo semestre. A iniciativa coloca em diálogo o saber, a formação, a pesquisa, a produção e a difusão cultural, estimulando a construção de uma rede de trocas e atualizações constantes na estruturação de uma política no campo das artes. 

Américo Córdula, Gerente de Teatro do equipamento, explica que: “O Encontro vai refletir sobre as pedagogias existentes hoje no Ceará, realizando também discussões sobre a programação de ocupação do espaço, sustentabilidade dos grupos artísticos, pensando no mercado de trabalho para os professores e professoras licenciadas, formadas pela região, numa perspectiva de um teatro escola, de um palco escola que contemple as espetacularidades presentes no território”. 

A metodologia do Encontro será organizada em sete rodas de conversa a partir de seis temas com uma questão-problema a ser apresentada para as pessoas convidadas, que, baseado em sua experiência e conhecimento, poderá colaborar com respostas. Após as apresentações, acontecerá a abertura para a troca e aproximações denominadas de panorama. 

“É essencial a participação dos gestores, coletivos, artistas, segmentos da cultura popular, dos povos originários, todas as representações, para debater e refletir as metodologias implantadas pelas instituições públicas e privadas”, completa Américo. 

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo Teatro Escola do Centro Cultural do Cariri estão a cessão de espaço para espetáculos, realização de mostras, festivais, programações audiovisuais, formações: artísticas, técnicas e de produção para atender as pessoas interessadas na qualificação e desenvolvimento no campo das diferentes linguagens artísticas e culturais, por meio de cursos de longa e média duração, oficinas e residências artísticas, de forma descentralizada e democrática. 

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processos de estruturação.

Atualmente, o Centro Cultural do Cariri está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

----------

Texto encaminhado a redação do blog pela Assessoria de Comunicação do Centro Cultural do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!