Coletivo Camaradas será dirigido por três presidentes

(FOTO  | Reprodução | WhatsApp)

                                                                                                                                                                                  
A escritora Estrela do Sul, o sociólogo Antônio Júnior e o geógrafo Ricardo Alves são os novos presidentes do Camaradas.

No último sábado, 13, na sede da SCAN, no Crato, foi realizada ação formativa sobre o Cultura Viva e a Assembleia Eleitoral do Ponto de Cultura Coletivo Camaradas que elegeu a nova coordenação política. A organização será  presidida por três pessoas,  a historiadora e escritora Estrela do Sul, o sociólogo Antônio Júnior, o qual é cego e o geógrafo e multiartista Ricardo Alves. Compõe ainda o núcleo dirigente, a professora e doutoranda Poliana Machado, coordenadora de Gênero e Sexualidade; a pesquisadora e acadêmica de História, Cida Furtado, coordenadora de Igualdade Racial; O acadêmico de biblioteconomia, Emanuel Feitosa, coordenador da biblioteca e o pedagogo Alexandre Lucas, coordenador de formação e comunicação. 

Essa é a primeira vez que o Coletivo Camaradas institui uma presidência composta por três pessoas. A intenção da organização é experimentar novas formas de fazer política que possibilitem a descentralização e potencialização de novos dirigentes políticos. 

A assembleia também elegeu a direção cartorial da entidade. Que ficou assim composta: presidenta: Estrela do Sul;  vice: Alexandre Lucas; primeiro-secretário:  Emanuel Feitosa; segunda-secretário: Poliana Machado; primeiro tesoureiro Giordano Vale Ferreira; segundo-tesoureiro: Francisco do Nascimento. Conselho fiscal: titulares: Ícaro Sousa, Cida Furtado, Maria Clara, Carlos  Jefferson, Sara Silva  e Ricardo Alves.

Os militantes do Coletivo Camaradas fizeram uma avaliação da última gestão e destacam o trabalho voltado para fortalecimento da rede dos Pontos de Cultura - Cultura Viva e a luta pela destinação dos 2% do orçamento municipal para cultura. 

O Coletivo Camaradas foi criado em 2007. Durante esses 16 anos, o Camaradas tem se destacado na luta pela defesa de políticas públicas para a cultura e pelo direito à cidade, crescimento da rede do Cultura Viva na região do Cariri, a luta pelos 2% para cultura e a criação do Território Criativo do Gesso.

A umas das formadoras do evento foi a representante da Comissão Cearense do Cultura Viva, Mirna Carla.  

O encontro contou com a participação dos Pontos de Cultura: Espaço Capoeira, Centro Esportivo e Cultura Escurinha, Projeto Nova Vida, SCAN, Paraíso dos Caipiras, Casa  Luz, Ensaio Aberto, Mensageiras da Paz, Carrapato Cultural Batalha do Cristo, além de representantes da  Associação dos Moradores e Agricultores do Barro Branco  e Santana,   Central dos Movimentos Populares - CMP, Coletivo Olga Benário, Coletivo de Mulheres do Mutirão,  Associação de Artesanato e Cultura Lenitivo, Mão Solidária, Sindicato MOVA-SE Ceará, além de militantes do PCdoB, PT, Psol e Unidade Popular.

------------

Texto encaminhado a redação do blog por Alexandre Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!