Retrospectiva 2023: Blog Negro Nicolau se consolida como referência nacional na comunicação antirracista

Nicolau Neto. (FOTO | Acervo Pessoal).

Por Nicolau Neto, editor

O Blog negro Nicolau (BNN) iniciou 2024 da mesma forma que concluiu 2023. Se no ano que findou, o blog foi um dos diário virtuais do cariri mais lidos, os dois primeiros dias do que começou demonstram que nada mudou. Ao longo desses 12 anos já são mais de 8 milhões de acessos.

Como foi destacado em outros textos, o blog já é reconhecido nacionalmente faz alguns anos. Sites de grande visibilidade no país - como o Geledés e o CEERT – tem reproduzido textos publicados neste espaço vez por outra. Ademais, tem se tornado uma constante o envio de mensagens de leitor, leitora e de quem não se reconhece como nenhum dos gêneros solicitando espaço neste diário virtual para a divulgação de textos e de projetos individuais ou coletivos. Isso vale muito mais que acesso puro e simples.

O blog passou também a figurar como um dos diários mais citados na região do cariri. Foi um ano em que este espaço de comunicação se tornou fonte e referência nos principais sites/portais e blog da região. Muitos textos foram reproduzidos nos sites Miséria e Gazeta do Cariri, Crede 18, no Portal Badalo e nos blog: Blog do Boa, Blog do Amaury Alencar, Ubuntu Notícias e Blog de Altaneira.

Em 2023 esta mídia se consolidou como referência nacional na comunicação antirracista. No dia 13 de dezembro foi veiculado a informação de que o blog estava entre as dez mídias negras mais influentes do Brasil, tendo como base o e-book “Mapeamento da Mídia Negra no Brasil” produzido Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPIR). Assim, estando entre sites de peso nacional, como Geledés, CEERT, Alma Preta, Site Mundo Negro, Revista Raça, Notícia Preta, Blogueiras Negras, Instituto Búzios e Correio Nagô.

Quatro dias antes, em 09 de dezembro, o professor Enzo Lima entrou em contato com este editor para compartilhar a informação de que Universidade de Pernambuco usou como referência em seu vestibular o blog. A citação veio na questão 31 que trazia como discussão a temática da presença indígena no cariri cearense a partir de pesquisas arqueológicas. No ensejo, a UPE traz trechos de texto publicado em outubro de 2021 no blog, destacando as pesquisas realizadas na Comunidade São Bento, em Crato-CE, o que demonstra a forte presença indígena na região a cerca de 2.400 anos.

Em dezembro ainda, a professor Cícera Nunes (URCA) entrou em contato com a redação do blog e informou que formos tema de dissertação de mestrado do professor da rede estadual de ensino em Marangape- CE, Thiago Medeiros. A mídia apareceu como uma das temáticas escritas por Thiago, cujo título da dissertação era "História das Organizações Negras e Práticas de Ensino das Relações Étnico-Raciais em Marangape-CE".

Nossa gratidão a todos, todas e todes que nos acompanham e um abraço da equipe que compõe o blog: Valéria Rodrigues, Karla Alves, César Pereira, Ana Nunes, Alexandre Lucas, Maria Raiane, Josyane Gomes e Marina Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!