Diretoria da Rádio Comunitária Altaneira FM tem mandato renovado em reunião virtual

 

Diretoria da Rádio Comunitária Altaneira FM tem mandato renovado em reunião virtual. (FOTO/ Reprodução).


Por Nicolau Neto, editor

Na manhã desta sexta-feira (09), em assembleia geral, foi eleita e empossada a Diretoria Executiva da Associação Beneficente de Altaneira (ABA) – entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM. O encontro ocorreu virtualmente pela plataforma do Google Meet.

Ausente da assembleia por motivos particulares, o presidente João Ivan, um dos mentores da criação da emissora, ficou a cargo do vice-presidente, Nicolau Neto, conduzir os trabalhos. Nicolau após apresentar o Edital de Convocação datado do dia 09 de março e exposto nas dependências externas e internas da Rádio e divulgado durante as programações, solicitou a indicação de três sócios/as não concorrentes a nenhum cargo eletivo na diretoria para formarem a comissão eleitoral.

Iane Teles, eleita coordenadora da Comissão Eleitoral, destacou os caminhos nesse processo para os próximos 4 anos, além de mencionar o compromisso e a responsabilidade de todos e todas que integrarão a direção da ABA. Em atendimento aos Arts 40 e 46, do Estatuto e observando que não houve chapa concorrente a direção, Iane indagou se a atual direção tinha objeção de participantes para ter o mandato renovado. Após discussões, todos apresentaram parecer nesse sentido, o da renovação.

A renovação do mandato se deu por aclamação, por deliberação da Assembleia, visto apenas uma chapa está inscrita. A Diretoria Executiva ficou assim constituída: Presidente (João Ivan); Vice-presidente (Nicolau Neto); Secretária (Flavia Regina) e Tesoureira (Lúcia de Lucena). Já o Conselho Fiscal tem Cícero Herlândio, Antônio Alexandre e Maciel Ferreira.

Em tempo

Antes do processo eleitoral, a tesoureira Lucena apresentou a prestação de contas alusiva ao período 2019 e 2020, compreendendo relatório das atividades desenvolvidas e um demonstrativo financeiro, além de demonstrar o orçamento para este ano.

Durante as discussões, comunicadores e comunicadoras relataram os dificuldades enfrentadas durante suas programações, reconheceram o esforço da diretoria em manter a rádio funcionando em tempos tão desafiadores, mas foram unânimes em solicitarem uma maior presença de integrantes da direção no dia-a-dia da emissora.

Nicolau Neto destacou o empenho diário da equipe de comunicação que, segundo ele, são os principais responsáveis pelo real funcionamento da emissora. “Mesmo com um número pequeno de comunicadores e comunicadoras e alguns precisando de ausentarem, a rádio nunca parou de funcionar, nunca parou de chegar nas casas as programações”, disse. “A não ser por problemas que estão fora do alcance de vocês”, complementou.

Para Nicolau, o principal desafio da Rádio hoje é ampliar os apoios culturais. “Com mais apoios culturais nós poderemos melhorar as bolsas dos comunicadores e das comunicadoras. Poderemos, com um caixa saudável financeiramente, dar uma melhor qualidade na grade de programação, atrair outras pessoas para a rádio, e comprar equipamentos novos”, pontou. “A nossa rádio, enquanto instituição comunitária, precisa se fortalecer junto à comunidade e não só com boas programações, mas com transparência”, destacou ele. 

E para isso acontecer é fundamental que utilizemos as ferramentas que já temos e que são importantes. O Blog é uma delas. A última publicação nele foi em fevereiro de 2020. É preciso dar vida a ele, publicando a grade de programação, o quadro de comunicadores/as, as entrevistas que serão feitas e principalmente, publicar periodicamente o balanço financeiro”, disse ele frisando que isso precisa ser um compromisso firmado por todos. 

Outro ponto levantado por Nicolau foram as formações. “Precisamos assumir ou reassumir esse compromisso de estarmos sempre contribuindo com a aprendizagem de nossa equipe. Mesmo em tempos de pandemia onde a regra é não se aglomerar, isso pode ser perfeitamente possível. Poderemos promover formações remotamente”, inclusive os nossos encontros rotineiros”, disse.

Além de comunicadores, comunicadoras, integrantes da direção, a assembleia contou com a participação do prefeito, que é associado a ABA.   

O encontro virtual foi marcado para a 09h00, mas como não houve número suficiente, foi realizado uma segunda chamada às 09h30. Esta, segundo preceitua o Art. 8, do Estatuto, pode ser realizada com quaisquer números de associados/as.

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