Coletivo Camaradas promoverá curso sobre "cultura, movimento comunitário e direito à cidade”

 

Por Nicolau Neto, editor

O Coletivo Camaradas, em Crato, estará promovendo entre os dias 27 de abril e 22 de junho o curso “cultura, movimento comunitário e direito à cidade”. A finalidade é desenvolver a interface teórico-crítica  entre cultura, movimento comunitário e Direito à Cidade, visando contribuir com os movimentos sociais para efetivação de intervenções sócio espaciais, articulação em rede, ocupação criativa das cidades e a cultura de base comunitária.

Segundo o coletivo, o curso é parte das atividades do TERMO DE PREMIAÇÃO Nº 103/2020 , a partir do Projeto “Território Criativo do Gesso” conseguido por meio do Edital prêmio fomento cultura e arte do Ceará,  da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT – CE), na Lei Aldir Blanc e será destinado a representantes de associações de moradores, coletivos artísticos, grupos da tradição popular, grupos cênicos, movimentos indenitários, grupos literários e grupos esportivos, grupos de hip – hop, grupos de capoeira, produtores culturais, pesquisadores, estudantes, gestores escolares e culturais. 

O curso que será veiculado no canal do Coletivo Camaradas no You Tube terá 17 módulos online distribuídos em duas aulas por semana, às terças e quartas entre 19h e 21h e comportará um carga horária de 40h/a.

A meta dos organizadores são articular 150 organizações e inserir 30 gestores culturais. Para isso, conta com parcerias como a Comissão Cearense do Cultura Viva, a Federação de Entidades Comunitárias do Cariri – FEC, a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, a Aldeias e Moacpés.

As inscrições seguem até o dia 26. Para se inscrever basta clicar no link abaixo:

https://forms.gle/NeJWfdXezBdLrK6VA

Conteúdos programáticos:

1. CULTURA COMO PRODUTO HISTÓRICO-SOCIAL – Javier Alfaya

Data: 27 de abril – 19h às 21h

2. PARTICIPAÇÃO SOCIAL E LUTA DE CLASSES - Darlan Reis - Joan Edesson de Oliveira

Data: 29 de abril – 19h às 21h

3. SISTEMAS DE CULTURA – Alexandre Santini - e Dane de Jade

Data: 04 de maio – 19h às 21h

4. A HISTÓRIA DO CULTURA VIVA – Celio Turino

Data: 05 de maio – 19h às 21h

5. EDUCAÇÃO PARA CLASSE TRABALHADORA E A PHC – Marteana Ferreira Lima e Nereide Saviani

Data: 11 de maio – 19h às 21h

6. O QUE SÃO E POR QUE EXISTEM OS MOVIMENTOS SOCIAIS? Roberto Siebra, Joelmir Pinho, Aurélio Matias e Bruna Garcia   

Data: 12 de maio – 19h às 21h

7. O QUE É DIREITO Á CIDADE? Ângela Lima

Data: 18 de maio – 19h às 21h

8. MEIO AMBIENTE, PROMOÇÃO DA SAÚDE E URBANIZAÇÃO HUMANIZADA – Carlos Gomide - Erika Formiga - Keila Almeida Gonçalves

Data: 19 de maio – 19h às 21h  

9. O MOVIMENTO COMUNITÁRIO E A LUTA PELA CIDADE - Raniere Moreira ( Coordenador do LACITE/UFCA),  Natanael Mora (presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza) – Samuel Duarte Siebra (ex-presidente da Associação do Mirandão)  José Domingos da Silva (Presidente da Federação de Entidades Comunitárias do Crato), Inácio Arruda - Relator do Estatuto da Cidade Edson Veriado (Prefeito da cidade de Potengi-CE)

Data: 25 de maio – 19h às 21h

10. COMO ELABORAR UM PROJETO CULTURAL? Monique Cardoso

Data: 28 de maio – 19h às 21h

11. LUTA INTERSECCIONAL (CLASSE, GÊNERO E COR) -  Danielli Balbi

Data: 01 de junho – 19h às 21h

12. COMUNICAÇÃO PARA OS MOVIMENTOS SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DE NARRATIVA DE LUGAR – Rodolfo Santana – Debora Silva Costa – Bibiana Belisário

Data: 02 de junho – 19h às 21h

13. ARTICULAÇÃO EM REDE – A EXPERIÊNCIA DO TERRITÓRIO CRIATIVO DO GESSO - Alexandre Lucas e Jards Damasceno

Data: 08 de junho – 19h às 21h

14. DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA – A EXPERIÊNCIA DO TERRITÓRIO DA PALAVRA   - Luciana Bessa, Marta Regina Amorim e Rebeca Baia

Data: 09 de junho – 19h às 21h

15. CULTURA NA TRANSVERSALIDADE – Fred Negro F (Nação Hip Hop Brasil), Marcos Rocha (Comissão Cearense do Cultura Viva) e Rosemberg Cariry (Escolas de Saberes).

Data: 15 de junho – 19h às 21h

16. EXPERIÊNCIAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E ECONOMIA CRIATIVA -  Solange Santana, Saymo Luna, Maria Isabel Sousa Bezerra, Lindicassia Nascimento 

Data: 16 de junho – 19h às 21h

17. SEMINÁRIOS DE EXPERIÊNCIA DE CULTURA DE BASE COMUNITÁRIA – Jéssika Cariri, Josier Ferreira (Escola de Saberes de Barbalha), Maria Gomide (Carroça de Mamulengos), José Gilsimar Oliveira Gonçalves ( Currúpio)

Data: 22 de junho – 19h às 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!