Sistema de cotas de universidades brasileiras é eficiente, conclui estudo dos EUA


Estudo americano que políticas de ações afirmativas funcionam em universidades do Brasil.
(FOTO/ Wikimedia Commons).


Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, está analisando dados de universidades brasileiras para entender o efeito das políticas de ações afirmativas, como o sistema de cotas, nas matrículas de grupos minoritários.

Nos EUA, as instituições de ensino superior não são obrigadas a divulgar seus critérios, o que dificulta a avaliação da eficácia dessas políticas. No Brasil, esses dados estão disponíveis ao público, por isso os estudiosos estão de olho no que acontece por aqui.

Os pesquisadores Arends-Kuenning e Renato Schwambach Vieira descobriram que as políticas funcionam. "Mostramos que essas cotas atingem seus objetivos. Elas aumentaram a matrícula de alunos dos grupos que deveriam fazer isso. Havia mais estudantes de origens pobres e de escolas públicas; havia mais estudantes negros e estudantes sub-representados", dizem os autores, em nota.

Eles também analisaram se as cotas de critérios socioeconômicos podem substituir os critérios baseados em raça. O estudo constatou que essa troca não funciona. "Se você deseja alcançar a igualdade racial, não pode ter cotas baseadas em antecedentes socioeconômicos; isso não funcionou para aumentar o número de estudantes negros ou pardos no Brasil", observa Vieira.

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo – e não é de hoje. Historicamente, nosso país é marcado por grandes desigualdades socioeconômicas e raciais, o que se deve, em partes, à falta de acesso à educação e, consequentemente, à inserção no mercado do trabalho.

Para combater essas lacunas, no início dos anos 2000 algumas universidades brasileiras implementaram políticas de ação afirmativa. Mas o país só implementou a Lei Nacional de Cotas em 2012, exigindo que metade das vagas de graduação seja reservada para estudantes de grupos de minorias.

A pesquisa americana analisou informações sobre matrículas em universidades brasileiras no período de 2004 a 2012. Os especialistas usaram como base dados raciais e socioeconômicos que os estudantes forneceram quando se inscreveram no vestibular. No total, foram avaliados 163.889 estudantes inscritos em mais de mil programas de 48 universidades federais.

Os resultados da pesquisa americana apontam melhoras significativas: aumento de 9,8% no número de estudantes negros e pardos em universiades e crescimento de 10,7% de estudantes de escolas públicas e de 14,9% de estudantes de nível socioeconômico mais baixo matriculados.

Os experts também perceberam que programas de cotas são mais efetivos em vestibulares mais concorridos. Arends-Kuenning propõe que as universidades brasileiras também acompanhem de perto a performance desses alunos ao longo da graduação, assim como os índices de abandono do curso. "As cotas estão funcionando há tempo suficiente para analisar isso", afirma a pesquisadora.
_________________________________
Com informações da Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!