Especialização em Arqueologia Social Inclusiva é uma iniciativa pioneira no Ceará, por Heloisa Bitu


Heloisa Bitu. (FOTO/ Arquivo Pessoal).

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, a Universidade Regional do Cariri – URCA e o Instituto de Arqueologia do Cariri - IAC abrem inscrições até o dia 20 de Janeiro de 2020 para formação da segunda turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Arqueologia Social Inclusiva. O Curso é uma oportunidade de imersão na experiência de gestão do patrimônio cultural da Chapada do Araripe empreendidas pelas instituições realizadoras e comunidades locais, transformada em tese de doutoramento pela arqueóloga Rosiane Limaverde, aprovada com distinção e louvor pelo Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio da Universidade de Coimbra, Portugal.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Arqueologia Social Inclusiva é uma iniciativa pioneira no Estado do Ceará na qual o Cariri se destaca como contexto sócio cultural peculiar da região do Nordeste do Brasil, a Chapada do Araripe, como lugar ímpar para a vida humana desde a pré-história, onde um grande potencial cultural e arqueológico se revela através das pesquisas realizadas na área pela Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri e o Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde.

Além de ser o primeiro curso nessa área de estudo no Estado do Ceará, apresenta também um diferencial no país pela sua proposta formativa que une arqueologia, na sua dimensão etnoantropológica e na sua perspectiva de Inclusão Social, pautada pela experiência e expertise da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri que há 27 anos atua com êxito nessa área do desenvolvimento regional.

Nessa empreita, a URCA, em parceria com a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, através do Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde, alinham a sua atuação para o fomento e desenvolvimento das pesquisas arqueológicas na região, insistindo na formação de pesquisadores e no desenvolvimento de projetos, visando o conhecimento e a valorização da Chapada do Araripe como estrutura natural e cultural, portanto patrimônio da humanidade.

A Fundação Casa Grande é uma instituição da sociedade civil que desenvolve um trabalho de formação sócio cultural de protagonismo de crianças e jovens através da Arqueologia Social Inclusiva e fomenta as Artes e a Preservação do Patrimônio; é conveniada com a Universidade Regional do Cariri, parceira científica da Universidade de Coimbra, Portugal, através do Centro de estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Património (CEAACP), e da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Neste contexto científico foi que nasceu o referido curso, reunindo professores destas três universidades, bem como especialistas, graduados e pós-graduados da Fundação Casa Grande e do Instituto de Arqueologia do Cariri, em prol do fomento e desenvolvimento da pesquisa arqueológica e cultural com formação de profissionais para atuarem na região do Cariri.

O curso está organizado em 18 meses com 13 Módulos presenciais em um total de 360 horas/ aulas distribuídas em horas de disciplinas teóricas, práticas de campo e laboratório, estudos dirigidos, vivencias e formações culturais e patrimoniais, contando ainda com 6 meses para pesquisa, orientações e Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas acontecerão aos sábados e domingos no Teatro Violeta Arraes – Engenho de Artes Cênicas em Nova Olinda-CE, com aula inaugural desta segunda turma marcada para 01 e 02 de Fevereiro de 2020.

PRAZOS:

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS: De 18 de Novembro a 20 de Janeiro de 2020.
AULA INAUGURAL: 01 e 02 de Fevereiro de 2020.

SOBRE A INSCRIÇÃO

PRESENCIAL: De 18/11 a 20/01 de 2020, na secretaria do Curso, com a Secretária Maria Auxiliadora, localizada na Pró-reitoria de Extensão da URCA – Endereço: Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63105-000 Bairro Pimenta, Crato-CE; Telefone: (88) 3102-1200 (88) 9-99778846 (88)9- 8804.0563

PELO SITE DO CURSO: De 18/11 a 20/01 de 2020 – através do endereço eletrônico: https://especializacaoarqu.wixsite.com/socialinclusiva e documentação enviada para o e-mail: especializacaoarqueologia@gmail.com
_________________________
Heloisa Bitu é Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal do Piaui (UFPI); Integrante do Conselho Científico da Fundação Casa Grande e Pesquisadora colaboradora do Instituto de Arqueologia do Cariri - Dra. Rosiane Limaverde. Contato - (88) 99346-0606.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!