Valéria Rodrigues: O Alvim caiu? Mas por quê?


A professora e agente social Valéria Rodrigues é colunista do Blog Negro Nicolau. (FOTO/ Arquivo Pessoal).

O professor, ativista dos direitos civis e humanos das populações negras e administrador e editor-chefe deste Blog, Nicolau Neto, disse-me ontem que Alvim Alves, Secretário da Cultura do presidente Bolsonaro tina sido exonerado da pasta.

Imediatamente perguntei: o Alvim caiu? Mas por que?. Nicolau como que abismado e descrente da minha indagação, interpelou-me. “Não Valéria. Não acredito que me fizeste esta pergunta”, disse fixando os olhos nos meus.

Fiz sim. Fiz porque o que o Alvim falou é o que o seu chefe defende. E acrescentei. Ele só foi exonerado para que a defesa de um governo autoritário, retrógrado, conservador e de apego as censuras não fique tão evidente. Se bem que é difícil.

Ah! Agora entendi”, disse ele. Nicolau usou o Facebook para lembrar a seus seguidores e seguidoras desse apego do governo federal a censura, ao regime autoritário, ditatorial. “O Alvim demitido hoje disse o que o Bolsonaro admira. Não nos esqueçamos disso”, postou.

Entenda o caso

Roberto Alvim no uso da função de secretário e, portanto usando da estrutura administrativa publicou vídeo na noite desta quinta-feira (16) onde copia trechos de um discurso de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, sobre as artes.

A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”, afirmou Alvim no seu vídeo.
________________________________________

Valéria Rodrigues possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Exerceu à docência na Escola de Ensino Médio Padre Luís Filgueiras até 2013 e na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo entre 2014 e 2016, ambas em Nova Olinda –CE. Nesta última, além da professora foi também diretora de turma no curso técnico em edificações. É também Agente Social no CRAS/Altaneira. No Blog, além de corretora ortográfica e colaboradora na página "Curiosidades", está atuando agora como colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!