Foi
lançado nessa sexta-feira, 2, um estudo que aponta os principais controladores
da mídia brasileira. São mais de 50 grupos de comunicação sob o comando de um
nicho seleto de empresários, políticos e famílias brasileiras. O agronegócio, o
mercado financeiro e mercado imobiliário são os maiores grupos controladores. O
estudo foi lançado nesta tarde em Brasília pelos coletivos Intervozes e
Repórteres Sem Fronteiras.
Por
meio da plataforma quemcontrolaamidia.org.br é possível visualizar quais são as
famílias, os parlamentares e grupos religiosos que têm propriedade dos principais
veículos comerciais de comunicação. Dessa forma, conseguimos visualizar, por
exemplo, o controle político da mídia por meio de verba publicitária e quais
são os 9 veículos controlados pela Igreja.
Além
disso, conseguimos visualizar o grave problema da transparência na difusão de
informações. “A campanha Agro é Pop é um
exemplo. Não é uma campanha neutra ou cívica, há outro interesse pelo consumo
dessa informação se você vir os grupos de agronegócio que controlam a emissora”,
disse André Pasti, coordenador da pesquisa. “Outro dado importante, 90% das fontes usadas no Jornal Nacional foram
de grupos favoráveis à reforma da previdência”.
Ainda
conforme André, “a ideia é entender os
riscos da (não) pluralidade da mídia, entendendo que também é um risco à
democracia”. Os dados foram garimpados junto ao poder público por meio de
vários pesquisadores e apoio de diversos órgãos, incluindo a Procuradora Geral
da República, onde a pesquisa foi lançada.
“Foi um labirinto”, disse Jonas Valente,
do Intervozes. Somente 3 veículos responderam a pesquisa e poucos dados são
fornecidos de forma transparente pelas próprias mídias.
A
iniciativa tem ganhado reverberação internacional por meio da equipe do
Repórteres Sem Fronteiras, sendo aplicada em outros países. A pesquisa ampliada
chama-se MOM, ou Media Ownership Monitor. Seu lançamento foi divulgado nos
veículos de massa de todos os países participantes, com exceção do Brasil e
Turquia. (Com informações da Mídia Ninja).
![]() |
(Foto: Reprodução/ Mídia Ninja). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!