Instalação do Demutran em Nova Olinda repercute e gera debates entre internautas


A instalação e os serviços prestados, mesmo que de forma incipiente de Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em Nova Olinda, está rendendo bons debates. Tanto nas ruas e demais espaços físicos quanto nas redes sociais.

No ambiente virtual, principalmente via facebook (Grupo “Nova Olinda-CE”), as discussões vêm sendo proporcionadas através de textos do Blog Negro Nicolau. No último sábado, 24, ao dar publicidade aos questionamentos do jovem universitário Márcio dos Santos contrários a utilidade deste órgão em uma cidade pequena, vários navegantes se sentiram encorajados a também emitirem posicionamentos acerca do tema.

As ideias defendidas pelo estudante de design de produto da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Márcio dos Santos (saiba mais sobre elas aqui) encontrou consolo em várias outras pessoas que se sentiram representadas, mas também foram rebatidas por outras.

Concordo com Márcio”, disse Océlia Sousa. Edjane Messias reconhece as diversas opiniões, porém faz uma ressalva. “Mas acredito que nossa cidade deveria dar prioridade à Saúde e Educação”, realçou. Ao endossar o coro dos que se posicionam contrário a medida, Francisco Sousa destaca que o Demutram já está iniciando de forma errada e explica. “As ruas não é asfaltada, não tem placa de sinalização. E tem mais tem muitas coisas ainda para fazer”.

Mas há aqueles e aquelas que acreditam que o Demutran se faz necessário em Nova Olinda. “Já estava em tempo” pontuou a Agente Comunitária de Saúde, Maria Fenelon Pereira. Já Lucia Cristina Cordeiro enfatizou a individualidade exacerbada das pessoas para defender seu posicionamento, como abaixo descrito:

O povo de Nova Olinda não quer benefícios para a cidade e sim em particulat para cada um. Vejamos o que aconteceu com o brinquedo praça dentro de seis dias foi totalmente destruído ficando sem condições para a inauguração. A população de Nova Olinda precisa de instrução em todos segmentos: trânsito, sustentabilidade; escolaridade; saúde etc”.

Lúcia cita que o trabalho desenvolvido pelos (as) Agentes do Demutran já está surtindo efeitos positivos. “Vejamos o quanto melhorou e povo está se educando com um única passagem para pedestre em frente a EE Ana Ferreira do Nascimento. O condutor de carro ou moto já aprendeu a respeitar o pedestre que ali precisar atravessar”, mencionou.

As opiniões não ficaram restritas apenas a moradores de Nova Olinda. Ao comentar o mesmo artigo supracitado e publicado na rede social deste professor e blogueiro, o policial militar Cícero Arlindo, que reside em Araripe, com um tom de ironia realçou “Estamos no Brasil. É mais bonito empinar moto e encarecer o sus e o seguro obrigatório. Quantos aos menos afortunados usa-se o bom senso, se não for "bonequeiro".”.

Praticamente no mesmo tom, Iva Pessoa, ora morando em São Paulo, escreveu:

Eu,li mas nao acredito que um comentário desses teve várias "curtidas",então a preservação da vida Nao é importante?Os governantes tem que ver todas as áreas do município e com essa iniciativa vai ajudar a diminuir os acidentes e por consequência os hospitais terão condições de dar um melhor atendimento aos que la vão e Nao são vítimas de acidentes de trânsito. Nao acham??Ano passado estive ai no Ceará, e capacete é usado protegendo o cotovelo,três pessoas em uma moto é a coisa mais normal do mundo pelo que vi. Um absurdo! !”

Até o fechamento desta matéria nenhum (a) representante da Administração Municipal havia se manifestado sobre a repercussão que houve com a instalação do Demutran.

Vale destacar que todos os comentários descritos aqui foram extraídos tal qual foram escritos.

Imagem capturada de comentários na postagem intitulada "Moradores contestam utilidade do Demutran
em Nova Olinda", do Blog Negro Nicolau.




Postar um comentário

0 Comentários