23 de junho de 2025

Nova Olinda debaterá importância da inclusão de Filosofia e Sociologia nos anos finais do ensino fundamental

 

Entrada de Nova Olinda-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

Em setembro do ano em curso, o município de Nova Olinda, no cariri cearense, será sede do Seminário que discutirá a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia no 8º e 9º ano do ensino fundamental.

A ideia parte de Nicolau Neto, professor de História na rede estadual de ensino do Ceará e editor deste blog, e visa discutir junto aos poderes executivo e legislativo de Nova Linda, as (os) profissionais formadas em Ciências Sociais do município e de localidades vizinhas, como Altaneira e Santana do Cariri, a necessidade de se incluir essas duas disciplinas no ensino fundamental II, além de buscar juntar forças para uma audiência pública a nível estadual.

Ter contado com essas duas disciplinas já nessa fase do fundamental é crucial, pois contribui para ampliar o desenvolvimento do pensamento crítico, além de corroborar para o desabrochar do estudante pesquisador. É preciso destacar ainda que o quanto elas são importantes no estabelecimento de relações com as demais áreas do conhecimento. O estudante precisa ler, mas é preciso contextualizar. Aquele e aquela que consegue ir além de simples leitura, dando um sentido de causa e efeito, consegue chegar no ensino médio com praticamente todas as habilidades necessárias desenvolvidas. E isso se consegue com História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Nesta última, por exemplo, se trabalha muito com dados estatísticos, o que pode ser uma parceira da matemática, por exemplo.

Mas o fator preponderante desse debate é que elas são, junto à História e a Geografia, disciplinas por essências investigativas, questionadoras, críticas. E isso vem se perdendo ao longo da vida estudantil. É preciso, pois, ser incentivado. Estudante que pensa, não aceita tudo pronto. Estudante que pensa, lê e escreve melhor. Precisamos de estudantes com senso crítico aguçado e dar passos mais largos para termos escolas menos tecnicistas e mais humanistas.

O seminário a ser realizado em 18 de setembro buscará fortalecer ainda o que está exposto no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae), defendendo a implementação progressiva de destas disciplinas nos anos finais do ensino fundamental e que será um suporte para o Ministério da Educação (MEC) elaborar o Projeto de Lei do próximo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

Francisco Silva, doutor em Filosofia e professor adjunto do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Messias Oliveira, professor especialista de Filosofia da EEMTI Padre Luís Filgueiras e Maria Raiane, professora Mª de Sociologia irão contribuir com palestras neste evento.

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