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Entrada de Nova Olinda-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto). |
Por Nicolau Neto, editor
Em setembro do ano em curso, o município de Nova Olinda, no cariri cearense, será sede do Seminário que discutirá a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia no 8º e 9º ano do ensino fundamental.
A
ideia parte de Nicolau Neto, professor de História na rede estadual de ensino
do Ceará e editor deste blog, e visa discutir junto aos poderes executivo e
legislativo de Nova Linda, as (os) profissionais formadas em Ciências Sociais
do município e de localidades vizinhas, como Altaneira e Santana do Cariri, a
necessidade de se incluir essas duas disciplinas no ensino fundamental II, além
de buscar juntar forças para uma audiência pública a nível estadual.
Ter
contado com essas duas disciplinas já nessa fase do fundamental é crucial, pois
contribui para ampliar o desenvolvimento do pensamento crítico, além de corroborar
para o desabrochar do estudante pesquisador. É preciso destacar ainda que o
quanto elas são importantes no estabelecimento de relações com as demais áreas
do conhecimento. O estudante precisa ler, mas é preciso contextualizar. Aquele
e aquela que consegue ir além de simples leitura, dando um sentido de causa e
efeito, consegue chegar no ensino médio com praticamente todas as habilidades
necessárias desenvolvidas. E isso se consegue com História, Geografia, Filosofia
e Sociologia. Nesta última, por exemplo, se trabalha muito com dados estatísticos,
o que pode ser uma parceira da matemática, por exemplo.
Mas
o fator preponderante desse debate é que elas são, junto à História e a Geografia,
disciplinas por essências investigativas, questionadoras, críticas. E isso vem
se perdendo ao longo da vida estudantil. É preciso, pois, ser incentivado.
Estudante que pensa, não aceita tudo pronto. Estudante que pensa, lê e escreve
melhor. Precisamos de estudantes com senso crítico aguçado e dar passos mais
largos para termos escolas menos tecnicistas e mais humanistas.
O seminário
a ser realizado em 18 de setembro buscará fortalecer ainda o que está exposto
no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae), defendendo a
implementação progressiva de destas disciplinas nos anos finais do ensino
fundamental e que será um suporte para o Ministério da Educação (MEC) elaborar
o Projeto de Lei do próximo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.
Francisco Silva, doutor em Filosofia e professor adjunto do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Messias Oliveira, professor especialista de Filosofia da EEMTI Padre Luís Filgueiras e Maria Raiane, professora Mª de Sociologia irão contribuir com palestras neste evento.
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