Conheça a Rádio Livre Universitária no cariri

 

(FOTO/ Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

A Rádio Livre Universitária é um projeto cultural que tem como principal instrumento a comunicação. É uma grande movimentação cultural desenvolvida dentro da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus pimenta, em Crato e foi idealizada pelo professor do departamento de Ciências Sociais, o Dr. Carlos Alberto Tolovi.

Segundo Júlia Simão, estudante de Ciências Sociais e uma das apresentadoras da rádio, as grandes inquietações que proporcionaram o surgimento deste movimento foi “diante do contexto social, político, econômico e ideológico que vivemos no nosso país, o que estamos fazendo na URCA no sentido de dar nossa contribuição coletiva”?; “O que nós estamos fazendo enquanto universidade no sentido mais amplo para ajudar a mudar esse momento histórico que estamos inseridos”?; “Poderia haver um movimento que pudesse unir ideologicamente os estudantes de diversos cursos”?

O processo

Diante dos questionamentos chegou-se à conclusão que o movimento cultural poderia dar conta desse grande desafio e dentro dele surgiu a ideia da Rádio Livre Universitária. O projeto foi apresentado a um grupo de professores e professoras engajados desta instituição de ensino, centros acadêmicos (CAs) e estes poderiam indicar um representante de turma e um professor ou professora do curso.

A ideia foi bem aceita e já conta com representantes de universitários/as e professores/as deste campus. O movimento cultural Rádio Livre Universitária foi apresentado e explicado a todos/as da universidade.

Como funciona?

As apresentações dos programas, incialmente, eram para serem feitas todos os dias, ao vivo, nos intervalos das aulas dos três períodos do campus pimenta e todos/as poderiam participar de forma efetiva. “Mas veio a pandemia e foi necessário se reinventar e as apresentações estão ocorrendo normalmente a partir da plataforma online de publicação de áudio aberta ‘SoundCloud’ com a mesma proposta e com a possibilidade dos programas irem até mais longes em todos os sentidos”, destacou o professor Tolovi.

Ampliação do projeto/movimento

O movimento cultural “Rádio Livre Universitária” se transformou em um programa de extensão e já conta com duas bolsistas, a Júlia Simão (Ciências Sociais) e Wellia (História) sob a coordenação do professor Carlos Tolovi, tendo como objetivo envolver todos os cursos da URCA. Por meio desse novo formato, você pode contribuir sugerindo temas, dicas de filmes e músicas.

Gostou da ideia? Quer colaborar? Então, não perde tempo.

Para saber como você pode contribuir e participar deste movimento é só entrar em contato com a nossa redação que levamos você até o idealizador e aos demais colaboradoras/es.

Clique aqui e ouça o programa sobre “Política” que foi desenvolvido pelos professores Carlo Tolovi (URCA) e Raulino (UECE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!