Exclusivo: os 12 partidos que formam a base fiel do governo na Câmara

 

(FOTO/ Najara Araújo/ Ag. Câmara).

Dos 24 partidos que hoje têm representação na Câmara dos Deputados, 12 são aliados fiéis de Jair Bolsonaro. Os deputados dessas legendas votaram de acordo com a orientação do líder do governo em 90% das votações nominais da Casa. Com isso, o presidente tem na Câmara 318 parlamentares filiados a partidos muito próximos de seu governo.

Estão neste grupo: PSL, Patriota, DEM, PSC, Novo, PSDB, MDB, PP, Republicanos, PL, PSD e PTB.

Os dados são derivados do índice de governismo dos parlamentares, a mais nova funcionalidade da ferramenta Radar do Congresso, plataforma de dados do Congresso em Foco. O levantamento leva em conta 347 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, na Câmara. Já no Senado foram avaliadas 230 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e setembro de 2020.

Além desses aliados fiéis, Bolsonaro tem ainda outros seis partidos que têm taxa de alinhamento ao governo superior a 50%. Ou seja, votam mais com o governo que com a oposição. Esse grupo é composto por 52 deputados que integram os seguintes partidos: Solidariedade, Cidadania, Podemos, Pros, Avante e PV.

Por fim, há um conjunto de seis partidos cujas votações em plenário expressam oposição ao governo: PDT, PSB, Rede, PCdoB, PT e Psol somam 131 deputados.

O nível de governismo de cada partido na Câmara, levando-se em conta as orientações de voto da liderança do governo e os votos dados pelos parlamentares pode ser visto clicando aqui.

____________________________

Com informações do Congresso em Foco.

Postar um comentário

0 Comentários