![]() |
Os Quatro Rios, de Rubens, é considerado incomum por representar uma figura poderosa de mulher negra. (Foto: Getty Images). |
Guerra
de Titãs foi um dos filmes mais populares de 1981. Seu brilhante elenco de
estrelas de Hollywood contou a história de Perseu, o semideus da mitologia
grega que mata um monstro do mar e salva a bela princesa Andrômeda de virar
almoço.
O
filme foi tão popular que acabou relançado em 2010, mas recebeu uma pontuação
média péssima de 26%, segundo o site agregador de críticas de filmes Rotten
Tomatoes.
Qualquer
um que tenha assistido a um dos dois sabe que as atrizes que interpretam a
princesa são mulheres brancas, e qualquer pessoa que tenha visto Andrômeda
enquanto pintura vai achar também que ela é branca.
Mas
o artigo A Andrômeda Negra, da historiadora da arte britânica Elizabeth
McGrath, de 1992, é assertivo em três pontos: que todos os mitógrafos gregos
definiram Andrômeda como uma princesa da Etiópia, que o poeta romano Ovídio
especificamente se refere a sua pele negra e que artistas frequentemente omitem
sua negritude em toda história da arte ocidental porque Andrômeda deveria ser
bonita, e beleza e negritude - para muitos deles - eram conceitos muito
separados.
![]() |
Na pintura Perseus Libertando Andrômeda, do artista Piero di Cosimo, a princesa é branca. (Foto: Getty Images). |
Houve
um ávido debate no século 17 sobre a cor da pele de Andrômeda que certamente
pareceria racista aos olhos modernos.
Segundo
McGrath, o artista e escritor espanhol Francisco Pacheco pergunta em uma
passagem de seu livro Arte da Pintura por que Andrômeda é tão frequentemente
pintada como branca quando várias fontes dizem que ela é negra.
![]() |
A pintura de 1980 de Edward Poynter 'Visita da rainha de Sheba ao Rei Salomão' é outro exemplo de embranquecimento. (Foto: Alamy). |
"Ele
obviamente ficou chocado ao perceber que Ovídio poderia estar falando sobre uma
mulher negra e bonita", diz McGrath à BBC Culture quase três décadas após
a publicação de seu artigo.
Livros
como os de Pacheco foram usados como guias de referência para pintores sobre
como pintar quem e o quê - então é fácil ver como suas visões podem ter se espalhado.
Andrômedas
negras eram poucas e retratadas em períodos muitas vezes distantes uns dos
outros.
Há
ainda imagens como a de Perseu, de Bernard Picart (1731), e a Andrômeda de
Abraham van Diepenbeeck (1655), que mostram uma mulher com pele negra, mas
traços estereotípicos brancos.
![]() |
A princesa Andrômeda é apresentada com traços brancos na gravura de Picart, no século 18. (Foto: Getty Images). |
Embranquecimento generalizado
Andrômeda
não é a única figura negra que passou por esse processo no mundo da arte. Na
verdade, o "embranquecimento" de Andrômeda foi prefigurado na Europa
Renascentista pelo cristianismo.
Michael
Ohajuru, historiador da arte que faz tours nas galerias de Londres examinando
as representações artísticas de pessoas negras, decidiu estudar a história da
arte renascentista por causa de sua fascinação com o mago negro.
Ele
era um dos três reis magos representados nas cenas de Adoração dos Magos - que
tipicamente ofereciam mirra.
O
historiador ficou surpreso com o contraste entre essa figura e as descrições
históricas de pessoas negras em papéis de servidão. Simbolizando um jovem do
continente africano que havia vindo para se unir à Europa e à Ásia no
Cristianismo, "ele era usado como um exemplo de união mundial no fim dos
tempos".
Ele
procurou pelas origens dos reis negros e as encontrou em Viagens de Sir John
Mandeville, um texto do século 14 que diz que o mago negro era de Saba, um
reino na Etiópia.
![]() |
No quadro Porto, de 1648, com a embarcação da rainha de Sheba, pintado por Claude Lorrain, a figura da rainha etíope tem a pele branca. (Foto: Getty Images). |
E
ficou chocado ao descobrir que em muitas pinturas da visita do Antigo
Testamento ao Rei Salomão a rainha de Sheba - um outro nome para Saba - era
apresentada como uma mulher branca. Ele faz uma referência ao Porto, de Claude
Lorrain, com a embarcação da rainha de Sheba, que está na National Gallery de
Londres.
"Ela
é mostrada em detalhe no canto da pintura, mas é branca. Mas a rainha de Sheba
que eu conhecia vinha de Saba, que era na Etiópia, e o rei negro também era de
Saba."
Bastam
alguns minutos buscando pelos termos "pintura rainha de Sheba" no
Google Imagens para ver uma série de mulheres brancas exóticas olhando
languidamente para o espectador ou o rei Salomão. Havia algumas representações
da rainha de Sheba como negra, mas a Renascença gerou um embranquecimento e
sexualização em larga escala.
Para
Ohajuru, é o oposto das antigas representações dela, como a que está no altar
de Klosterneuburg, na Áustria, em que ela aparece visitando o rei perto de uma
imagem da Adoração dos Magos.
"Ela
era usada como uma prefiguração, uma profecia de que o rei visitaria o bebê
Jesus, assim como uma rainha visitou Salomão". No século 18, ela passa de
rainha visitando um rei para uma sedutora que o venera.
![]() |
O altar feito no século 12 por Nicolas de Verdun mostra uma rainha negra de Sheba trazendo presentes ao rei Salomão. (Foto: Getty Images). |
Mas
aqueles que pintaram a rainha de Sheba - ou Andrômeda - têm uma boa desculpa.
Etiópia, tanto para os escritores da História Clássica quanto para estudantes
da Bíblia, pode significar coisas muito diferentes entre si.
A
etimologia da palavra Etiópia vem do grego antigo e equivale a "rostos
queimados". Para eles, era um provérbio para qualquer um que fosse de
lugares com climas mais quentes e distantes do que seu pequeno e conhecido
mundo.
"É
bastante incerto. Poderia ser qualquer lugar na África, até a Índia, esses
lugares 'indefinidos' com muito sol nos extremos da Terra. A Etiópia pode ser
quase uma terra mágica onde coisas estranhas acontecem", diz McGrath.
"Quando
eles pensam: 'Bem, Etiópia não deve significar pessoas negras de fato, então
Andrômeda não pode ser negra de verdade', eles arranjam todo tipo de motivo
para dizer que a Etiópia significa outro lugar. Significa outro lugar no
Oriente. E eles podem facilmente argumentar que o lugar da Etiópia é
vago."
A
tradução da Bíblia na qual artistas renascentistas estariam embasados também
passou por várias mudanças desde sua criação.
Em A
Andrômeda Negra, McGrath escreve sobre como, em hebreu original e então em
grego, a rainha de Sheba declara na Canção de Salomão no Antigo Testamento
"eu sou negra e linda".
Quando
esse trecho chega à tradução de 405 d.C. ao Latim Vulgate, a palavra
"e" vira "mas": "eu sou negra mas linda". Na
Inglaterra, a publicação de 1611 da Bíblia do Rei James a mudou ainda mais:
"Eu sou negra, mas bem-apessoada".
Talvez
essa frase seja mais destrutiva do que todas as outras pinturas. Ficam óbvias
as atitudes racistas que diminuíram e hipersexualizaram a mulher negra.
Beleza negra
Imagens
da beleza negra na arte são raras. Há, é claro, muitos rascunhos e pinturas de
pessoas negras, mas, do século 18 em diante, elas são focadas principalmente
nos trabalhadores rurais, servos e escravos. Há uma anomalia, porém - uma
anomalia que nos leva à Holanda, onde o mago negro floresceu como um símbolo.
Elizabeth
McGrath vê a Antuérpia do século 17 como uma cidade holandesa cabeça aberta.
Uma peça de arte bastante incomum foi feita ali, inspirada no salmo 67, no qual
a Etiópia "vai esticar suas mãos para Deus" com seus gentios (como
eram chamadas as pessoas que não professavam a fé cristã).
De
acordo com o Antigo Testamento, Moisés casou com uma etíope. Na representação
de Moisés e sua mulher feita em 1650 pelo holandês Jacob Jordaen, o casal
"confronta, na verdade parece até desafiar, os preconceitos do
espectador".
Na
verdade, Deus castiga Miriam, irmã de Moisés, com lepra por uma semana por ela
ter sido contra a escolha de noiva de Moisés. É uma descrição iconográfica de
anti-racismo.
Peter
Paul Rubens, o artista creditado por "fazer o gordo ser bonito",
também transformou o negro em algo considerado belo em sua pintura Os Quatro
Rios, de 1610. Os quatro rios são personificados e todos são bastante
"Rubenescos" no sentido de ter músculos salientes.
No
meio, está sentada Nile, a única figura que olha diretamente para o espectador.
Sua nudez é escondida, sua pele é escura e ela é de longe a figura mais coberta
de joias da obra.
Sim,
Nile é erotizada, mas tem um certo poder - e é representada de igual para igual
com as mulheres brancas da imagem. "Havia um interesse em pintar pessoas
negras na Antuérpia, parcialmente por causa da conversão de pessoas negras e em
parte porque as pessoas realmente viam pessoas negras na rua", afirma a
historiadora McGrath.
![]() |
Um pôster americano de 1952 para o filme A Rainha de Sheba. (Foto: Alamy). |
A
ausência de figuras negras na História da Arte pode ser explicada por uma
história complexa sobre racismo europeu e sobre como figuras negras bíblicas
eram úteis para os que queriam ensinar religião por meio da arte.
Para
Michael Ohajuru, isso torna ainda mais importante a tarefa de tentar localizar
as poucas representações da rainha negra de Sheba e a Andromeda negra - e
descobrir por que elas desapareceram.
A
enorme influência que a história da arte ocidental teve nas nossas imaginações
quando se trata de visualizar figuras da Bíblia ou do período clássico certamente
precisa de um questionamento constante. Sob essas lentes, a atriz Gina
Lollobrigida interpretando a rainha de Sheba em 1950 ou Alexa Devalos
representando Andromeda se tornam questões problemáticas.
![]() |
A atriz italiana Gina Lollobrigida interpretou a rainha de Sheba no filme de 1959 sobre Salomão e Sheba. (Foto: Getty Images). |
"Eu
acho que o propósito de mostrar a adultos e crianças que essas pinturas existem
é muito importante", diz McGrath.
"O
que realmente estava acontecendo com esses artistas e o que os levou a fazer
essas pinturas, bem, é um pouco complicado".
_______________________________________________________
Por
Sophia Smith Galer, da BBC Future e reproduzido pela BBC Brasil e pelo Blog Negro
Nicolau
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!