Açude Pajeú, em Altaneira, está com quase 70% de sua capacidade


Açude Pajeú, em Altaneira, está com quase 70% de sua capacidade. A imagem é referente a visita de 
Zuleide Ferreira ao açude no último dia 22 de fevereiro. 

O principal reservatório hídrico do município de Altaneira, na microrregião do cariri oeste, o açude Pajeú encontra-se com quase 70% de sua capacidade.


Segundo dados do Portal Hidrológico do Estado, o reservatório conhecido por Açude Valério, está com 69,51% de volume armazenado. As informações são referentes ao dia 11 de fevereiro.

Com capacidade de 1,86 hm³, o açude conta hoje com 1,29hm³ e é o responsável pelo abastecimento do município. Nesses primeiros 24 dias Altaneira só registrou 84 mm, sendo a maior precipitação ocorrida no último dia 14 (30 mm) e a menor no dia 08 com 3 mm, conforme informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apesar da pouca quantidade de chuvas que caíram no município, essa capacidade poderia ser um pouco maior. Isso porque o riacho do Felipe, responsável pelo abastecimento do Valério, está comprometido em face do assoreamento, ocasionado pelas obras da construção da pavimentação da estrada que ligará Altaneira a Assaré. O assoreamento foi divulgado pelo vereador Antonio Leite em sua rede social facebook no último dia 19.

Em 2012 e em 2016, o principal reservatório de Altaneira. Em 2012 o município chegou a fazer parte da lista dos que se encontrava em calamidade pública em virtude das secas e quatro anos mais tarde, o Pajeú chegou a ficar com apenas 30% de sua capacidade, fazendo com que houvesse campanha para que os altaneirense usassem de forma racional a água em suas residências.

Nos últimos dois anos, porém, este reservatório vem apresentando bons índices armazenamento.

O Pajeú foi contruído na década de 90 do século passado durante a gestão do prefeito Edinaldo de Farias Solto, o Mago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!