Projeto de Reajuste do piso salarial do magistério de Altaneira é um dos maiores do Ceará


Projeto de reajuste do piso salarial do magistério de Altaneira
é um dos maiores do Ceará. (Foto: Prefeito fala a professores
durante a semana pedagógica 2019/Divulgaão).
Depois do dia primeiro de janeiro do ano em curso, o piso salarial do Magistério válido para todos os docentes do país passou a ser de R$ 2.557,74. Em 2018, o valor salarial correspondia a R$2.455,00. Isso representa um reajuste de 4,17%, correspondendo ao vencimento inicial dos profissionais das redes públicas da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais.


No Estado do Ceará, por exemplo, alguns municípios já fizeram o reajuste e outros estão com projeto de reajuste no poder legislativo para ser apreciado e votado. É o caso de Altaneira, na microrregião do cariri oeste.

Na sessão ordinária da manhã de ontem, 27/02,  foi lida mensagem do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) que encaminhava o Projeto de Lei 003/2019. Por ele, o reajuste do piso salarial de professore (as) fica em 6,01%.

Esse percentual é um dos maiores do Ceará. Até agora, dos municípios que reajustaram o piso do magistério, Altaneira só perde para Crateús que fixou em 6,17% o salário do corpo docente.

Um levantamento feito pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), constatou que 53 municípios já promoveram o resjuste e desse número, em 50 a proposta de reposição salarial foi igual ao índice estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) - 4,17%.

Se o projeto encaminhado pelo prefeito Dariomar foi aprovado, Altaneira entra na lista daqueles que foram além do fixado pelo MEC. O texto que é retroativo 02 de janeiro foi encaminhado à Comissão Permanente do legislativo para emissão de parecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!