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Escolas Públicas no Ceará apresentam redução histórica na taxa de abandono escolar. (Foto: Reprodução/ Portal do Governo) |
A
rede pública estadual de ensino do Ceará apresentou redução histórica do
abandono escolar em uma década. A taxa em 2007 alcançou os 16,4%, baixando para
6,6% no ano passado. Os dados foram divulgados pelo governador Camilo Santana,
durante solenidade no Palácio da Abolição, nesta terça-feira (3). Acompanharam
o chefe do Executivo a vice-governadora Izolda Cela, o secretário da Educação,
Idilvan Alencar, além de estudantes e educadores.
Durante
apresentação dos resultados na rede pública de 2017, Camilo Santana destacou
que 105 escolas de municípios cearenses apresentaram abandono zero. Destas, 89
são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), 15 de Ensino Regular e
uma indígena. As escolas com mais de mil alunos matriculados apresentaram até
2% de abandono ao longo do ano letivo abordado.
O
governador afirmou que a redução dos índices é resultado dos investimentos
realizados pelo Governo do Ceará em programas e planejamentos sólidos para um
ensino público de qualidade.
“A nossa meta para 2018 é cair ainda mais de
6,6%, que foi o menor índice da história estatística do Ceará. Nossa meta é
chegar a zero. Vamos manter essa redução. O grande objetivo nosso é garantir o
envolvimento de todos os 184 municípios cearenses. Esse é um esforço que nós
estamos construindo por um Ceará do futuro, de esperança para os nossos jovens”,
explicou Camilo.
O
chefe do Executivo detalhou que as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral
têm sido ferramenta de grande importância para que os alunos não desistam das
aulas. No Ceará, das 720 escolas da rede pública estadual, 228 ofertam a
jornada prolongada (111 de Ensino Regular e 117 de Educação Profissional).
“Já somos o 2º estado do Brasil com maior número
de Escolas em Tempo Integral. Queremos avançar para o 1º. Já somos o número 1
em Escolas Profissionalizantes. Sabemos da importância dessa política, que
conta com o esforço e a dedicação de todos os gestores e professores que fazem
o dia a dia dessas escolas”, contou.
Estímulos ao estudante
A
fortalezense Kauely Filgueiras, 14, ingressou há poucos meses no 1º ano do
Ensino Médio. E ela foi responsável por ir ao palco da solenidade desta
terça-feira para representar todos os alunos da rede estadual.
“O acolhimento que a gente tem na rede é
muito importante para o incentivo, para a gente querer ir para a escola e não
desistir. Quando eu cheguei no Ensino Médio, me deparei com algo tão
maravilhoso, me apeguei tanto, que não tem como deixar a escola em momento
algum”, compartilhou a estudante ao lado do governador.
José
Cândido, 16, tem a certeza de que a preparação para o Ensino Superior e para a
vida profissional é proporcionada pela escola pública no Ceará. Aluno de Escola
Estadual de Educação Profissional no bairro Jangurussu, em Fortaleza, ele
projeta cursar Matemática e tornar-se professor. Nas aulas do Ensino Médio, ele
já tem bons exemplos para se espelhar.
“Os coordenadores e professores são
preparados e investem nos alunos e esse investimento traz resultados. É de
super importância a gente ter estrutura boa, um acompanhamento bom, pois a
educação se faz assim. Isso não é um gasto que o Governo tem. É um investimento
que vai formar novos professores, médicos, advogados”, disse.
O
secretário da Educação, Idilvan Alencar, destaca que alunos como Kauely e José
reforçam a necessidade do Estado nunca descansar até que todos os jovens
cearenses tenham acesso à educação de qualidade e o suporte necessário para
concluir os estudos no ensino público. “O
lugar de aluno é na escola. Nós temos escolas em áreas vulneráveis, dentro de
realidades difíceis, e sei do empenho dos educadores de cada uma delas para ir
atrás dos jovens e guiá-los para bons resultados. Existem esforços dos
professores e coordenadores e políticas públicas para que possamos avançar
nesses objetivos”.
Ações de combate ao abandono
Camilo
Santana listou uma série de políticas públicas realizadas com intensidade em
2017 como fatores responsáveis pelo combate ao abandono escolar. Foram elas: o
esforço diário dos professores, servidores e gestores; o Projeto Professor
Diretor de Turma; o fortalecimento da Atuação do Coordenador Escolar; o
mapeamento da infrequência dos alunos pela Sala de Situação; os boletins
analíticos bimestrais por monitoramento da infrequência elaborados pela COAVE;
o acompanhamento de alunos em situação de abandono pela superintendência
escolar; a criação do programa #ChegueiEnsinoMédio; o fortalecimento das
competências socioemocionais dos estudantes e ações estratégicas do Programa
Jovem de Futuro.
Em
2018, o Governo do Ceará tem como metas principais, dentro do plano de
diminuição do abandono, a qualificação do Projeto Diretor de Turma, o maior
foco na atuação do coordenador escolar e a criação do Programa Nenhum a Menos,
que será divulgado com detalhes na próxima quinta-feira (5), na sede da
Secretaria da Educação (Seduc).
Para
a vice-governadora Izolda Cela, é preciso cada vez mais superar os resultados
apresentados na Educação, com uma gestão e lideranças políticas conscientes e
dedicadas a investir na área.
“Temos com os municípios um grande e renovado
desafio de manter os baixos índices de abandono escolar. Para garantir a
presença de nossos alunos nas escolas temos muito trabalho e a participação de
toda a comunidade escolar é fundamental, fazendo com que os jovens vinculem à
escola aos seus projetos de vida. São vários projetos que estão em andamento
nas escolas e estes são realmente uma convocação a todos nós para que não haja
abandono da escola, permitindo que os alunos de fato concluam o ensino médio e
tenham a possibilidade de alçar voos mais altos. Não tenho dúvida de que
estamos neste momento dando uma contribuição valiosa para que tenhamos uma
sociedade mais justa”, discursou Izolda. (Com informações do Portal do
Governo do Estado do Ceará).