28 de outubro de 2025

Lélia Gonzalez, a intelectual negra que inspira gerações

 

Lélia Gonzalez. (FOTO | Reprodução).

Filha de um operário e de uma empregada doméstica, Lélia de Almeida nasceu na cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais, em 1º de fevereiro de 1935. O sobrenome Gonzalez foi herdado do espanhol Luiz Carlos Gonzalez, com quem se casou no final da década de 1960 (RATTS; RIOS, 2010, p.55).

27 de outubro de 2025

O caso de Érica Bispo desmonta a meritocracia

 

A professora doutora Erica Bispo. (FOTO | Reprodução | Redes Sociais).

 Sou mulher e sou preta. Então, tudo que faço tem que ter erros. Se não tiver, arranjam.” – Paulina Chiziane.

25 de outubro de 2025

Ceará tem 140 etnias indígenas e mais de 50 línguas faladas, aponta IBGE

 

Ceará é o estado brasileiro com maior parte dos indígenas declarados Tapebas, segundo o Censo do IBGE de 2022. (FOTO | Kid Junior).

A presença resistente de povos indígenas no Ceará teve números oficiais atualizados nesta sexta-feira (24): com mais de 56 mil indígenas, o Estado tem identificadas 140 etnias e 51 línguas originárias faladas ou utilizadas, de acordo com o Censo Demográfico de 2022 do IBGE.

24 de outubro de 2025

Universitários do curso de Artes da URCA denunciam a estrutura precária no campus Violeta Arraes

 

Universitários do curso de Artes da URCA denunciam a estrutura precária no campus Violeta Arraes. (FOTO | Reprodução | Redes Sociais).


Estudantes do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizaram uma manifestação na última terça-feira (21), reivindicando melhorias no campus Violeta Arraes. Os alunos denunciam a estrutura precária, a falta de espaços adequados para as aulas, o acúmulo de lixo, bebedouros enferrujados e móveis danificados.

23 de outubro de 2025

Professor Nicolau Neto participará de mesa temática na URCA que debaterá antirracismo nas escolas do cariri

 

Professor Nicolau Neto. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

A partir da temática “a literatura afro-brasileira no combate ao racismo nas escolas públicas do cariri”, o Núcleo de História e Cultura Afro Indígena e Africana (NIAFRO), vinculado ao departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), realizará entre os dias 18 e 19 de novembro a 2ª edição do Ciclo de Palestras Formativas.

22 de outubro de 2025

Por que a parditude não é um projeto antirracista

 

(FOTO | Freepik).

Enquanto o debate sobre a parditude cresce, pouco se fala sobre o quanto essa narrativa reforça velhos mitos e esvazia o enfrentamento à branquitude.

20 de outubro de 2025

Coletivo Camaradas promove Roda de Poesia no Gesso com a artista Cayle Angeline

 

Cayle Angeline. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Evento gratuito combina literatura, arte, brechó, gastronomia e distribuição de mudas, reafirmando o direito à cidade e à palavra no Centro do Crato.

19 de outubro de 2025

Zuleide Queiroz será a primeira mulher negra como deputada estadual do Ceará

 

Professora Zuleide Queiroz. (FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor 

ODeputado Estadual pelo Psol-CE, Renato Roseno, pediu licença de 120 dias da função legislativa e de fiscalização do executivo estadual. Os primeiros 90 dias foram ocupados pelo primeiro suplente, o ativista e humorista Léo Suricate.

Maioria dos estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras se declara negro, aponta pesquisa

 

EEMTI Padre Luís Filgueiras. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O mês de novembro vem ai e com ele diversas reflexões devem ser feitas, principalmente em relação ao que as escolas das redes públicas e particulares do país vêm fazendo durante o ano para cumprir as leis 10.639 e 11.645, de 2003 e 2008, respectivamente. Essas legislações que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996 (LDB/96), fazem menção a obrigatoriedade do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira” e da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.”

17 de outubro de 2025

‘O racismo estrutural continua presente’: professora processa USP após passar em concurso e ter nomeação anulada

 

A professora Érica Bispo. (FOTO | Renner Boldrino | Divulgação).

A professora e doutora Érica Bispo abriu uma ação judicial contra a Universidade de São Paulo (USP) após ter sua nomeação anulada para o cargo de docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Ela havia sido aprovada em primeiro lugar no concurso público promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), unidade responsável pela seleção.

Coletivo caririense de ativismo ambiental nasce inspirado no legado do Greenpeace

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Plantar árvores nas cidades representa um exercício de cidadania essencial para a preservação do planeta. Foi com essa premissa que, em 2024, nasceu no Crato o Coletivo Green Kariri, uma organização dedicada à defesa ambiental que combina ação prática e afetividade.

15 de outubro de 2025

‘Se educar é se emancipar’: professora reflete sobre a necessidade de valorização da profissão

 

A professora língua inglesa Aretha Soyombo. (FOTO | Acervo pessoal).

Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Professor reforça a importância da educação como direito universal e da função dos educadores na formação de cidadãos.

11 de outubro de 2025

Nicolau Neto ministra formação em Educação para as Relações Étnico-raciais para professores de Assaré

 

Professor Nicolau Neto durante formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais para professores de Assaré. (FOTO | Alisson Dentinho).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

"O que falta para que a educação antirracista seja uma realidade nas escolas públicas e particulares do país? foi com esse questionamento que Nicolau Neto, professor de História da rede estadual de ensino do Ceará, iniciou e concluiu a formação em Educação para as Relações Étnico-raciais para professores do município de Assaré, no cariri cearense, na tarde desta sexta-feira, 10. A formação é parte integrante do curso "Letramento Racial – Práticas Antirracistas em Sala de Aula”, pensado, estruturado e ministrado por ele.

9 de outubro de 2025

NIAFRO promoverá II Ciclo de Palestras Formativas

 

URCA. (FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

A partir da temática “a literatura afro-brasileira no combate ao racismo nas escolas públicas do cariri”, o Núcleo de História e Cultura Afro Indígena e Africana (NIAFRO), vinculado ao departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), realizará entre os dias 18 e 19 de novembro a 2ª edição do Ciclo de Palestras Formativas.

8 de outubro de 2025

Idilvan Alencar critica reforma administrativa e defende estabilidade no serviço público

 

Idilvan Alencar. (FOTO | Reprodução).

Em artigo publicado nesta quarta-feira (8/10) no Jornal O Povo, o deputado federal Idilvan Alencar (atualmente licenciado para dirigir a Educação de Fortaleza) faz uma série de alertas aos servidores públicos sobre os riscos da Reforma Administrativa, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados. Ele classifica a proposta como uma “ameaça à estabilidade e risco de perseguição aos servidores”.

7 de outubro de 2025

Cozinha Comunitária do Povo Kariri é inaugurada na Serra do Catolé, em Juazeiro do Norte

 

(FOTO |Lucélia Muniz).

Na manhã desta segunda-feira (6), foi inaugurada a Cozinha Comunitária do Povo Kariri, iniciativa vinculada ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará. O equipamento funciona na sede da Organização dos Povos Indígenas da Serra do Catolé (ORPINC), no Horto, em Juazeiro do Norte, e integra as ações da Associação Cristã de Base (ACB), responsável pela gestão da unidade.

Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina

 

(FOTO | Reprodução).

No Brasil, os professores perdem, em média, 21% do tempo de aula para manter a ordem em sala. Ou seja, a cada cinco horas de aula, uma hora é perdida para conseguir a atenção dos estudantes. O dado é da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta segunda-feira (6), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

6 de outubro de 2025

Uma em cada seis crianças de até 6 anos já sofreu racismo no Brasil, diz Datafolha

 

16% dos responsáveis por crianças de até 6 anos afirmam que elas já sofreram discriminação racial. (FOTO | Reprodução).

Uma em cada seis crianças de até seis anos já foi vítima de racismo no Brasil. É o que mostra o estudo “Panorama da Primeira Infância: o impacto do racismo”, realizado pelo Datafolha a pedido da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (6), ouviu 2.206 pessoas em abril de 2025, sendo 822 responsáveis por bebês e crianças de 0 a 6 anos.

5 de outubro de 2025

Educação deve ser direito e não herança de classe, diz especialista

 

(FOTO | Pixabai).

A redução das disparidades na aprendizagem de crianças e jovens nas escolas brasileiras passa pela superação de um quadro estrutural no país caracterizado pela “naturalização das desigualdades”, avalia o diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, André Lázaro, quando fala sobre a educação no Brasil.

4 de outubro de 2025

A educação antirracista precisa ser um compromisso da escola e não individual

 

Estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueira durante ação de ressignificação do 25 de março em 2024. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

Em 9 de janeiro deste ano a lei  10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país, completou 22 anos. Apesar de duas décadas a educação para as relações étnico-raciais ainda não é realidade em mais 70% dos municípios brasileiros.

Apesar da falta de apoio institucional integral das universidades, o 16º Artefatos da Cultura Negra foi uma das maiores edições, diz Lívia Nascimento

 

Lívia Nascimento. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Nicolau Neto, editor

Entre os dias 20 e 27 de setembro o cariri viveu o maior e mais importante evento de pesquisa sobre a população negra do país. Foi uma semana recheada de atividades nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Iguatu (fazendo com que houvesse uma expansão para o centro sul do Estado) envolvendo espaços como a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Instituto Federal do Ceara (IFCE), campus de Juazeiro, tendo a primeira instituição como sede nucleadora.

3 de outubro de 2025

Luiza Mahin e Dandara dos Palmares são destacadas por pesquisadores da Unesp

 

(Fotos geradas a partir de comandos de IA).

Pesquisas recentes apresentadas na Universidade Estadual Paulista (Unesp) reacenderam o debate em torno de duas das figuras mais emblemáticas da luta contra a escravidão no Brasil: Luiza Mahin e Dandara dos Palmares. Ambas foram inscritas em 2019 no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, símbolo de reconhecimento oficial às personalidades que marcaram a história nacional.

1 de outubro de 2025

Uma aula diferente ou uma aula show: faltou combinar com os alunos e a sociedade

 

Sala de aula. (FOTO | Zezinha Carvalho | Governo do Tocantins).

Já viu vaquejada sem boi? Pois é mais ou menos isso que acontece quando a gente inventa de fazer “aula show” sem combinar com os alunos e, principalmente, sem acertar as contas com a sociedade. O professor chega cheio de vontade, desenha plano de aula com cores de arco-íris, ensaia a fala como se fosse maestro de orquestra sinfônica… mas quando abre a boca, percebe que o auditório está em outro canal. O aluno olha para ele como quem olha para vendedor de rede em beira de estrada: “moço, para quê eu quero mais isso, se já tenho a minha?”