Território Criativo do Gesso realiza atividades com fotografia neste sábado

 

Território Criativo do Gesso realiza atividades com fotografia neste sábado. (FOTO/ Reprodução/ WhatsApp).

Por Naju Sampaio

Neste sábado vai ocorrer mais uma vez o Passeio Fotográfico, às 8:30 da manhã, com local de encontro na sede do Coletivo Camaradas, que é responsável pela atividade.  A ação é realizada no Território Criativo do Gesso sempre no segundo sábado do mês e possui como objetivo observar o território e trazer um debate sobre o espaço urbano e o direito à cidade.

Nesse encontro será debatido sobre a existência de uma "Cidade Desplanejada" e contará com a participação das arquitetas e urbanistas, Ráyra Fêlix e Flávia Alves, que são integrantes do Núcleo de Direito à Cidade. Para além do debate sobre a cidade, o Passeio Fotográfico possibilita também a partilha de conhecimentos sobre a linguagem fotográfica.

De acordo com Cristóvão Teixeira, professor do curso de direito da Universidade Federal do Cariri (URCA), os passeios fotográficos permitem que as pessoas tenham contato com a realidade social e produzam fotografias que  servem à divulgação da situação da ocupação da cidade e dos espaços urbanos. A atividade permite a formação de um senso de pertencimento ao território, estimulando o olhar para o entorno e criando novas perspectivas de criação da imagem urbana.

Ainda no sábado, o professor Cristóvão, juntamente com Fabiana Cruz, membro do GEDHUF e estudante do curso de direito da UNILEÃO, ministrarão uma Oficina Fotográfica sobre a Construção da Imagem. A oficina ocorrerá na URCA, Campus São Miguel, às 14:30. A atividade foi idealizada para fomentar o debate sobre o patrimônio cultural e ambiental da região do Cariri, juntando o poder da imagem, com o compartilhamento de técnicas fotográficas, e também a partilha de imagens já produzidas por excelentes fotógrafas e fotógrafos que  construíram e constroem a imagem territorial da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!