Oratório de Santa Luzia proporciona organização dos moradores no Gesso

 

Oráculo de Santa Luzia. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

*Por Naju Sampaio

Na comunidade do Gesso, há um espaço de oratório que anteriormente era utilizado para despejar o lixo das residências das proximidades e após um investimento de uma moradora, foi transformado em um lugar de encontro dos moradores católicos para celebração da fé. A construção ocorreu no ano de 2019, quando a moradora, Gisélia Tertulino, decidiu fazer uma campanha de arrecadação entre os moradores para modificação do espaço.

Segundo Gisélia, quando foi realizar a arrecadação, uma das vizinhas disse que não auxiliaria a campanha porque Santa Luzia não comia dinheiro, então a moradora fez uma promessa para a santa: Não pediria dinheiro algum aos vizinhos caso conseguisse de outra forma o valor da obra. No mesmo dia, comprou um Cariri da Sorte e acabou ganhando uma parte do prêmio, que foi utilizado para construção do altar.

Durante todo o mês, o espaço é utilizado para missas e terços. As missas são realizadas nos dias 4, 13, 19, 20 e 30, correspondendo respectivamente aos dias de São Francisco, Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima, Santo Expedito, Padre Cícero e Santas Chagas. De acordo com a moradora, o oratório é utilizado por muitos moradores para pedidos de graças, realização de missas de sétimo dia e também tem o terço que é realizado semanalmente.

____________

* Naju Sampaio é estudante de jornalismo e bolsista/integrante do Coletivo Camaradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!