Maracatu Raízes se apresentará no Gesso nesta quarta

 

(FOTO/ Reprodução/ WhatsApp).

Por Naju Sampaio

O Território Criativo do Gesso recebe nesta quarta-feira, dia 1 de junho, a apresentação do Maracatu Raízes. A atividade está na programação do ano de 2022 do Centro Cultural Banco do Nordeste, em parceria com o Coletivo Camaradas. O espetáculo está aberto ao público em geral e vai ocorrer no terreiro do Coletivo Camaradas, com início às 18 horas.

O Maracatu Raízes é um grupo de tradição, cultura popular e resistência, que foi idealizado em 2012 por Beto Ribeiro e sua esposa Adriana Alencar. Após 30 anos participando de Maracatus em Fortaleza, o casal retorna para o Crato e nasce o Raízes. O grupo retrata a celebração da coroação da rainha negra, com sua corte real, trazendo coreografias teatralizadas com releituras de músicas de compositores de Maracatu e ritmos regionais.

De acordo com Beto Ribeiro, arte-educador e mestre do Maracatu Raízes, as apresentações na comunidade do Gesso fornecem a oportunidade de levar a experiência e pesquisa do Maracatu até as pessoas que ainda não conhecem essa tradição popular.  Além de trazer uma atividade artística para envolver as pessoas que se identificam, contribuindo com o fortalecimento do Maracatu.

As performances são realizadas em eventos com locais fechados e abertos, cortejos nas ruas, shows de palco, palestras e apresentações sobre os aspectos históricos do maracatu, workshops, oficinas, entre outras intervenções. O grupo é aberto a quem deseja integrar como brincante e é composto por crianças, adultos, educadores, universitários, músicos e profissionais de dança.

_____________

Naju Sampaio é estudante de jornalismo e bolsista/integrante do Coletivo Camaradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!