Conceição Evaristo assume cátedra de arte, cultura e ciência da USP

 

(FOTO  | Divulgação).

A escritora Conceição Evaristo é a nova titular da cátedra Olavo Setúbal, de arte, cultura e ciência, da USP.

A poeta, contista, romancista e teórica da literatura assumirá em junho suas atividades como a nova titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência da USP.

Homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti de 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti de 2015, além de ser contemplada, em 2018, com o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra, a escritora será o sétimo nome a assumir a gestão da cátedra, que foi criada em 2015 pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pelo Instituto Itaú Cultural com o objetivo de lançar um novo e mais profundo olhar para a arte, a cultura e a ciência.

Conceição é autora de contos, poemas e romances, parte deles traduzida para o inglês e o francês, além do árabe e do espanhol. Atualmente, está sendo produzida a tradução de Becos da Memória para a língua espanhola, com possibilidades ainda de tradução para o italiano, como ela mesma antecipa.

Seu foco está nas mulheres negras, mas também  são retratos das desigualdades em nosso país, denunciando as opressões raciais e de gênero, mas também recuperando a ancestralidade negra.

________

Com informações do Instituto Búzios.

Postar um comentário

0 Comentários