“Há um silenciamento muito grande quando o tema é racismo”, diz professor Nicolau Neto no Papo Social Podcast

 

"Há um silenciamento muito grande quando o tema é racismo", diz professor Nicolau Neto no Papo Social Podcast. (FOTO/ Silvan Mendes).

Por Valéria Rodrigues, Colunista

No último domingo, 28 de novembro, o professor, fundador e editor deste Blog, Nicolau Neto, esteve participando do “Papo Social Podcst”. O programa é uma idealização da Fundação Educativa e Cultural ARCA (Altaneira-Ce) e tem como mediador o educador social Fábio Barbosa e na produção e edição o também educador social Silvan Mendes.

O “Papo Social Podcast”, segundo Fábio Barbosa, foi pensado inicialmente apenas com áudio, mas posteriormente houve a necessidade de transformá-lo em audiovisual e divulgação das conversas no canal de mesmo nome no YouTube. Nomes como o do professor universitário Carlos Alberto Tolovi, do ativista político Paulo Henrique Maia, da nutricionista Maria Vilar e do poeta Zé Mariano já passaram por lá.

As pessoas que eu chamo no Papo Social Podcast elas têm uma representação dentro da comunidade seja no âmbito cultural ou educativo ou em lutas. O Nicolau é um ativista em favor da população negra. Então, o Papo Social vem aqui para dar ênfase as pessoas que tem um papel fundamental dentro da nossa comunidade”, disse o Fábio ao apresentar o professor Nicolau.

Nicolau conversou sobre seu ativismo, suas palestras pelo cariri e fora do Estado do Ceará, sobre a construção e a simbologia do Dia Nacional da Consciência Negra, a Lei 10.639/2003 e do Plano de Combate ao Racismo e de Promoção da Equidade em Altaneira, além da sanção da recente lei que transformou o dia 20 de novembro em feriado municipal em Altaneira, sendo este município pioneiro no Ceará nessas duas últimas conquistas.

Fábio perguntou sobre como a população negra é vista nos livros didáticos e como a lei citada pelo professor Nicolau está sendo aplicada nas escolas. Para o professor, a lei por si só não é o bastante. É preciso formação para a comunidade escolar. No entanto, Nicolau foi taxativo ao discorrer que “há um silenciamento muito grande nas escolas públicas e particulares do Brasil quando o racismo é a temática. O silêncio impera no Brasil quando esta é a temática."

Para acompanhar o bate-papo é só assistir ao vídeo disponível no Canal do YouTube do Papo Social Podcast abaixo:

             

Postar um comentário

0 Comentários