“O foco não é rivalizar com Natal, mas reencontrar nossa própria história”, diz professora sobre o Kwanzaa

 

Celebração da Kwanzaa acontece entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro. (FOTO/ Nydia Blas/The New York Time).

O final de ano chegou e com ele o Natal e Ano Novo são comemorado no Brasil e no mundo, principalmente em países com o cristianismo como base social e religiosa. No entanto, a Kwanzaa tem se tornado uma comemoração frequente na sociedade afro-americana, entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro. Ela foi criada pelo professor americano de estudos africanos, ativista e escritor, Maulana Karenga, e que ganhou espaço nas Américas.

A pedagoga Taísa Ferreira comemora a Kwanzaa desde de 2009 e, para ela, “é uma celebração que tem a intenção de aproximar as pessoas pretas das suas raízes africanas“. Taísa, que é professora da rede municipal de Salvador e doutoranda em educação, diz que é importante todas as pessoas participarem, independente da faixa etária, e o papel das crianças para dar continuidade. “Elas precisam conhecer o sentido da celebração para o povo preto, conhecer a história e entender sua importância, de forma mais lúdica ou mais didática, a depender da idade”, informa a professora.

A festa foi inspirada em celebrações de povos africanos como os Ashanti e Zulu, segundo o historiador Henrique Bedetti, e tem o propósito de exaltar a herança africana, sendo a cultura mais antiga do planeta “bem como a reafirmação e valorização do senso de união, família, das crianças e de vida próspera”, informa. O historiador continua explicando que a ligação da data comemorativa com a terra, “celebra-se a fartura ao final de um árduo ano de plantio e trabalho, e inicia-se o ano seguinte na esperança de fortalecimento e bons frutos”, afirma Bedetti.

O nome “Kwanzaa” significa “primeiros frutos”, foi retirado da frase “Kwanzaa do ya matunda” (os primeiros frutos da terra) e tem origem suailí, maior idioma Bantu e língua oficial de 12 países da  África Central, usadas por mais de 50 milhões de pessoas no mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1966, após as Revoltas de Watts, se tornou uma festividade intercultural, com todas as diversidades dos povos afro-americanos.

De acordo com o historiador, a festa vai contra o significado capitalista que foi colocado sobre o Natal, e que direta ou indiretamente exclui e oprime pessoas negras mundo afora. “A ideia do professor é inserir no calendário do povo negro uma festa que possa celebrar a milenar cultura africana, bem como valores importantes (e porquê não de sobrevivência) para os nossos, que passam pela união, autovalorização e autodeterminação”, informa o Bedetti.

A festa conta com 6 símbolos e 7 princípios, para Henrique Bedetti as simbologias oferecem uma representação visual e estética, e o que é ofertado e compartilhado entre os participantes.

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Com informações do Notícia Preta. Clique aqui e confira o texto completo.

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