Neabi constrói Calendário do Movimento Indígena do Ceará


Neabi constrói Calendário do Movimento Indígena do Ceará. (FOTO/ Iago Soares).

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus de Fortaleza elaborou, junto com o Movimento Indígena do Ceará (MI), um calendário com as datas importantes para os povos indígenas que compõem a cartografia do movimento no Ceará.

De acordo com  a professora Anna Érika Lima, que coordenou a ação, a construção vem sendo realizada desde setembro de 2019 e tem o objetivo de divulgar e ampliar o debate sobre marcos históricos importantes para os povos que corroboraram com a construção desse material que proporcionará maior visibilidade e divulgação das festas e datas comemorativas dos povos indígenas.

Nós formamos um grupo de trabalho que, durante meses, realizou pesquisas com várias lideranças tanto da juventude indígena como de troncos velhos e coordenadores do Movimento Indígena, a exemplo da FEPOINCE, COJICE, APOINME, AMICE e OPRINCE, além de  comunidades indígenas do Ceará. E resultou nesse trabalho que nos deixa extremamente felizes em concluí-lo, visto que ele foi feito por várias mãos e será de extrema relevância para o Movimento Indígena do Ceará”, comentou.

O Calendário dos Povos Indígenas do Ceará foi proposto e aprovado na Assembleia dos Povos Indígenas do Ceará, que ocorreu em Aquiraz em novembro de 2019 e contou com a participação de quinze etnias, sendo catorze reconhecidas e uma em processo de reconhecimento.

Vale destacar que a equipe do projeto é composta por representações do Movimento Indígena, por estudantes do curso de Artes Visuais (Victor Cavalcante e Miguel Nature) e do Curso de Turismo (Carolinne Melo), pelo geógrafo Jair Santos (UFC) e pelo fotógrafo Iago Soares.

O projeto, que teve apoio e financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), será lançado oficialmente em fevereiro de 2020 no Memorial do IFCE, e os calendários impressos serão encaminhados para todas as escolas indígenas do Ceará e os para os campi do IFCE.

Além disso, o grupo está desenvolvendo um aplicativo com as datas comemorativas dos povos indígenas cearenses, sendo composto também pelas datas nacionais e internacionais, tendo como objetivo divulgar e visibilizar as datas e festas de todos os povos indígenas do Ceará para a população cearense.

_____________________________
Com informações do portal do IFCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!