25 de abril de 2016

O golpe escarrado e cuspido na cara da nação, por Nêggo Tom




É triste constatar que o respeito à pessoa e as opiniões esteja cada vez mais limitado. A crise que o país atravessa, motivada por uma disputa política e partidária, tem feito muitos reféns, e esses se encontram em um cativeiro de ignorância, falta de bom senso e alto grau de presunção. Assim como na síndrome de Estocolmo, onde a vítima é submetida há um tempo prolongado de intimidação e passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor, a síndrome do golpe faz com que o psicológico das vítimas apresente características bem parecidas. A diferença é que na segunda patologia, não existem vítimas e nem intimidação, mas sim voluntários, que através de identificação espontânea e ideológica, legitimam a ação de seus “sequestradores”.

Políticos, artistas e outras personalidades que se posicionam a favor do governo e contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, vêm sofrendo agressões morais e ataques pessoais sejam esses nas redes sociais ou em lugares públicos. O caso mais recente envolve o ator José de Abreu, petista e defensor ferrenho do atual governo, que juntamente com a sua esposa foi agredido com ofensas morais em um restaurante em São Paulo. Entre os xingamentos, os já conhecidos clichês, vagabundo, ladrão e comunista. Na síndrome do golpe a vítima não raciocina por si mesma, ela já entregou o próprio cérebro, por identificação e convicção, ao seu sequestrador ideológico. É ele quem manipula as suas ações e os seus sentimentos menos nobres, aqueles que já estavam dentro dela esperando alguma motivação para sair do armário.

Tenho absoluta certeza que José de Abreu não foi até a mesa do casal para chamá-los de “coxinhas” ou de golpistas, mas tenho a mesma certeza de que o casal de anônimos, ao vê-lo no recinto, quis fazer o seu papel de “cidadãos de bem” que costumam enquadrar todo e qualquer petista, ou defensor do governo, para chama-lo de vagabundo e manda-lo ir pra Cuba. Assim já fizeram com Chico Buarque e com outros artistas que se posicionam abertamente a favor do PT. Os caras provocam. Querem impor a sua arrogância a todo custo, como se apenas existisse vida inteligente e útil do lado direito da política nacional e nas rodas de carteado e pôquer dos cassinos clandestinos existentes no submundo da elite absolutista. Chamam de vagabundo e de ladrão quem apoia o governo, mas se levarmos em conta que Dilma teve mais de 54 milhões de votos, será que podemos considerar o mesmo quociente para calcular o número de vagabundos e ladrões existentes no país?

José de Abreu revidou as agressões cuspindo no rosto do casal, assim como o deputado Jean Willys já havia feito com Jair Bolsonaro em pleno congresso nacional durante a votação do processo de admissibilidade do impeachment. Em minha opinião, cuspir no rosto de alguém está errado. É uma atitude reprovável e baixa demais. Mas também entendo que ofender moralmente as pessoas em locais públicos, por diferenças políticas, é igualmente reprovável e tão baixo quanto. Democracia é saber respeitar as opiniões que nos sejam contrárias. Ninguém é dono da verdade, até porque a verdade é uma só e não se deixa corromper pela pretensão de alguns "cidadãos de bem" que querem tomar posse dela de maneira absoluta e inconsequente. Nenhuma forma de radicalismo tem parentesco com a verdade e favorece o bem comum. Essa generalização que vem sendo aplicada contra quem se opõe a direita é puro fascismo e precisa ser combatida. Não a cusparadas, mas de forma judicial, ou na pior das hipóteses, em vias de fato, se for necessário.

É irracional e inconsequente acusar de banditismo quem segue uma ideologia política contrária a nossa. Tomamos para si uma ideologia ou uma posição política por inúmeros motivos. Eu não sou filiado ao PT, mas sou contra o impeachment, pois acho que é golpe. As minhas convicções políticas me levam a essa opinião. E daí? Você pode ter a Amy Winehouse como ídolo e nem por isso querer se consumir em drogas como ela. Ou não seria inconsequente apontar como torturadores, todos que declaram apoio ao deputado Jair Bolsonaro? Seria racional julgar como estelionatários e charlatões todos os que congregam sob a doutrina de Marco Feliciano e Silas Malafaia? Seria correto rotular como traidores e indignos de confiança todos os cidadãos que apoiam um possível governo Temer? Podemos classificar como Psicopatas todos aqueles que adotaram Eduardo Cunha como o seu malvado favorito?

Existem erros no PT, da mesma forma que existe no PSDB, no PMDB, no DEM, no PSB, no PTB e em todos os partidos. Aliás, já está mais do que provado que os partidos com o maior número de políticos envolvidos em corrupção são o PSDB, DEM e PMDB e nem por isso os falsos moralistas e coxinhas indignados abandonam a simpatia por essas siglas e muito menos exigem, com o mesmo rigor que exige para o PT, uma punição para eles. Tanto é que entrega em suas mãos a esperança de um Brasil melhor. Melhor para eles, é claro. Um Brasil que volte a ser escravocrata com a flexibilização das leis trabalhistas e com a terceirização. Um Brasil que volte a ser totalitarista, tendo o pobre como servo do estado e da elite dominante. Um Brasil que volte a ser deles, para eles, como eles quiserem e onde a onipotência, a onipresença e a onisciência da nossa direita elitista, determine, em nome de Deus, o destino do restante da nação.

Não nos cuspirão!

23 de abril de 2016

O Legado de Simone de Beauvoir


Por Maria Pionório, na Revista Parâmetro

Simone de Beauvoir sem sombra de dúvidas foi uma das figuras mais importantes do feminismo, conquanto não quisesse ser relacionada com este termo. Como afirma em A força das coisas nunca nutri a ilusão de transformar a condição feminina, ela depende do futuro do trabalho no mundo (…) É por isso que eu evitei me fechar no que chamam de ‘o feminismo’.” (BEAUVOIR, 1963, p. 267). Dramaturga, escritora e filósofa existencialista Simone de Beauvoir juntamente com Jean – Paul Sartre foi uma das fundadoras da revista Os Tempos Modernos (Les Temps Modernes em francês) criada em 1945, periódico este que se caracterizava por suas posições radicais consideradas esquerdistas. Beauvoir publicou mais de 20 obras e seus escritos estão separados em ensaios, romances e memórias.

Beauvoir publicou mais de vinte obras. 
Dentre seus livros mais famosos não poderia deixar de citar O segundo sexo, obra que a consagrou no rol das escritoras feministas em 1949 e que causou grande reboliço no Vaticano que o colocou no index e Os Mandarins (1954) obra que lhe concedeu o disputado prêmio de literatura francesa Goncourt.

Além das obras citadas, Simone de Beauvoir publicou as seguintes obras: A Convidada (1943), O Sangue dos Outros (1945), Todos os Homens são Mortais (1946), Por uma Moral da Ambigüidade (1947), Deve-se Queimar Sade? (1955), O Pensamento de Direita, Hoje (1955), A Longa Marcha (1957), Memórias de uma Moça Bem-Comportada (1958), A Força da Idade (1960), A Força das Coisas (1963), Uma Morte Muito Suave (1964), A Velhice (1970), Balanço Final (1972), Quando o Espiritual Domina (1979), A Cerimônia do Adeus (1981), dentre outras mais cujas traduções não foram realizadas para o português.

A obra de Simone de Beauvoir não se circunscreve apenas as questões feministas de sua época, ao contrário sua obra ultrapassa o dialogo do feminismo e preocupa-se intensamente com a questão da liberdade. Em sua obra Por uma Moral da Ambigüidade Simone afirma “(…) o indivíduo é definido apenas por sua relação com o mundo e com outras pessoas, ele só existe por transcender a si. E sua liberdade só pode ser alcançada através da liberdade dos outros.” (BEAUVOIR, 2004. p.125).

Beauvoir defende a ideia de que a liberdade não deve ser concebida como a liberdade de uns contra os outros, mas sim a liberdade de todos (o que muitas correntes do movimento feminista não entendiam). Beauvoir entendia a liberdade como um compromisso, compromisso com o outro e consigo mesmo e em uma de suas célebres frases declara “Eu existo fora de mim, e por toda parte do mundo não há uma polegada sequer de meu caminho que não se insinue num caminho alheio.”

É devido a sua abordagem crítica filosófica, como afirmam muitos estudiosos de sua obra que Simone é considerada uma mulher à frente de seu tempo. E justamente por isso é que seria um erro pensar que suas obras estão ultrapassadas. Ao contrário, quanto mais se lê Simone de Beauvoir maior é a certeza de que seus escritos ainda são essenciais para refletirmos e repensarmos nossas ações.

O legado de Simone de Beauvoir tida como pioneira do feminismo (embora não gostasse desse rótulo) influenciou de forma significativa os estudos e discussões sobre o movimento feminista, contudo penso que o conjunto de sua obra não deve ser lembrado apenas pelo advento do feminismo, mas sim pela a sua audácia em expor suas ideias e contraposições de maneira singular defendendo a liberdade de expressão, bem como os ideais existencialistas em que acreditava e praticava.

Geralmente as pessoas lembram Simone de Beauvoir associando-a apenas a uma única obra: O segundo sexo e esquecem que seus escritos contribuíram para a sociedade transcendendo a esfera do feminismo e abordando vários conceitos da vida cotidiana. Por exemplo, em Todos os Homens são Mortais Beauvoir realiza uma profunda reflexão sobre o sentido da existência humana, em A Velhice critica as ações da sociedade perante os idosos e em A Convidada expõe as alternativas existencialistas da liberdade, da ação e da responsabilidade individual. Talvez, uma de suas maiores heranças seja a reflexão da mulher como o “outro” e que nos dias atuais podemos alocá-la para uma concepção mais ampla. O “outro” pode ser entendido atualmente como o diferente (as diferentes etnias, o pluralismo de religiões, as diferentes opções sexuais e etc.), ou seja, quantos e tantos “outros” nós construímos ao longo de nossa história por meio de nossa cultura? Além disso, o “outro” pode ser entendido como o diferente e o igual ao mesmo tempo, o oposto de mim, dentro de mim, ou seja, o “outro” também somos nós!

Na medida em que construímos “outros” em nosso cotidiano, haja vista que o ser humano pode ser entendido como um ser multifacetário que busca incansavelmente corrigir-se para superar suas limitações. O ser humano vive em um processo contínuo de construção e como afirma Pedro Goergen “é um “ser a caminho de si mesmo” e ele é o único que pode percorrer esta estrada.” (GOERGEN, 2005, p. 84).

Está aí uma proposta interessante de estudo que merece ser mais bem abordada e porque não pelo viés da obra de Simone de Beauvoir. Enfim, Simone de Beauvoir realmente foi uma mulher à frente de seu tempo e ainda há de nascer alguém que ultrapasse a grandeza de seu legado.

Leonardo Boff: "Todos saímos diminuídos como nação e envergonhados dos representantes do povo”



Observando o comportamento dos parlamentares nos três dias em que discutiram a admissibilidade do impedimento da presidenta Dilma Rousseff, parecia-nos ver criançolas se divertindo em um jardim da infância. Gritarias por todo canto. Coros recitando seus mantras contra ou a favor do impedimento. Alguns vinham fantasiados com os símbolos de suas causas. Pessoas vestidas com a bandeira nacional como se estivessem em um dia de carnaval. Placas com seus slogans repetitivos. Enfim, um espetáculo indigno de pessoas decentes de quem se esperaria um mínimo de seriedade. Chegou-se a fazer até um bolão de apostas como se fora um jogo do bicho ou de futebol.

Leonardo Boff é teólogo e escritor.
Mas o que mais causou estranheza foi a figura do presidente da Câmara que presidiu a sessão, o deputado federal Eduardo Cunha. Ele vem sendo acusado de muitos crimes e é réu pelo Supremo Tribunal Federal (STF). É um gangster julgando uma mulher decente, contra a qual ninguém ousou lhe atribuir qualquer crime. Isso teve repercussão nacional e internacional, a ponto de o New York Times de 15 de abril escrever: "Ela não roubou nada, mas está sendo julgada por uma quadrilha de ladrões".

Que interesse secreto alimenta a Suprema corte, face a tão escandalosa omissão? Recusamos a ideia de que esteja participando de alguma conspiração, mas precisamos questionar a responsabilidade do STF por ter permitido esse ato que nos envergonhou.

O que ocorreu na declaração de voto foi algo absolutamente desviante. Tratava-se de julgar se a presidenta havia cometido um crime de irresponsabilidade fiscal junto a outros manejos administrativos das finanças, base jurídica para um processo político de impedimento que implica destituir a presidenta de seu cargo, conseguido pelo voto popular majoritário. Grande parte dos deputados sequer se referiu a essa base jurídica, as famosas pedaladas fiscais etc.. Em vez de se ater juridicamente ao eventual crime, deram asas à politização da insatisfação generalizada que corre pela sociedade em razão da crise econômica, do desemprego e da corrupção na Petrobras. Essa insatisfação pode representar um erro político da presidenta, mas não configura um crime.

Como em um ritornello, a grande maioria se concentrou na corrupção e nos efeitos negativos da crise. Apostrofaram hipocritamente o governo de corrupto quando sabemos que um grande número de deputados está indiciado em crimes de corrupção. Boa parte deles se elegeu com dinheiro da corrupção política, sustentada pelas empresas. Generalizando, com honrosas exceções, os deputados não representam os interesses coletivos, mas das empresas que financiaram suas campanhas.

Importa notar um fato preocupante: emergiu novamente (como um espantalho) a velha campanha que reforçou o golpe militar de 1964: as marchas da religião, da família, de Deus e contra a corrupção. Dezenas de parlamentares da bancada evangélica claramente fizeram discursos de tom religioso e invocando o nome de Deus. E todos, sem exceção, votaram pelo impedimento.

Poucas vezes se ofendeu tanto o segundo mandamento da lei de Deus que proíbe usar o santo nome de Deus em vão. Grande parte dos parlamentares, de forma pueril, dedicavam seu voto à família, à esposa, à avó, aos filhos e aos netos, citando seus nomes, em uma espetacularização da política de reles banalidade. Ao contrário, aqueles que votaram contra o impedimento argumentavam e mostravam um comportamento decente.

Fez-se um julgamento apenas político sem embasamento jurídico convicente, o que fere o preceito constitucional. O que ocorreu foi um golpe parlamentar inaceitável.

Os votos contra o impedimento não foram suficientes. Todos saimos diminuídos como nação e envergonhados dos representantes do povo que, na verdade, não nos representam nem pretendem mudar as regras do jogo político.

Agora nos resta esperar a racionalidade do Senado, que irá analisar a validade ou não dos argumentos jurídicos, base para um julgamento político acerca de um eventual crime de responsabilidade, negado por notáveis juristas do país.

Talvez não tenhamos ainda amadurecido como povo para poder realizar uma democracia digna deste nome: a tradução para o campo da política da soberania popular.

22 de abril de 2016

Luiza Erundina fala que democratização das comunicações é prioritária (vídeo)


A deputada Luiza Erundina com mandato pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL/SP) participou na noite desta quinta-feira, 21, da XIX Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Luiza Erundina em fala durante a XIX plenária do FNDC.
Imagem capturada do vídeo.
Ao discursar sobre as principais reformas políticas e estruturais pelo qual o Brasil precisa fazer, como a Tributária, Política e Agrária, Erundina foi taxativa ao frisar que sem a democratização da comunicação nada flui, haja vista o poder extraordinária da mídia sobre a sociedade. 

“A prioridade não é a reforma agrária. A prioridade é a reforma das comunicações. E no dia em que a gente conseguir democratizar os meios de comunicação de massa em que o povo não tenha direito só de assistir, mas também de informar, de se manifestar, de transmitir ideias, valores, concepções, cultura, ai sim todas as outras reformas se farão por força da sociedade, sobretudo as classes populares”, ressaltou a psolista.

Confira a fala da deputada no vídeo abaixo

           

21 de abril de 2016

Ustra: Um retrato do torturador comandante, segundo as suas vítimas




Adriano Diogo acabava de sair do banho quando seu apartamento, em São Paulo, foi invadido por militares com metralhadoras. Era março de 1973, auge de ditadura. Diogo só teve tempo de vestir uma cueca e assim foi levado pelos agentes. Encapuzado, o colocaram dentro de um carro e fizeram-no segurar nas mãos o que ele deduziu ser uma bomba. Chegando ao destino, atravessou um corredor polonês, onde apanhou de guardas enfileirados até chegar em alguém que começou a lhe bater com uma metralhadora: “Você é amigo do Minhoca [apelido de Alexandre Vanuchi, amigo de Diogo], acabei de mandar ele para a Vanguarda Popular celestial e é pra lá que vou te mandar também, seu filho da puta”, gritava seu algoz.


Aos 67 anos, Diogo se lembra de cada palavra que saiu da boca do comandante Carlos Alberto Brilhante Ustra. Até então, não sabia de quem havia apanhado, mas descobriria rapidamente. Quando Ustra o deixou, Diogo perguntou a outro guarda que estava por perto. “Onde é que eu tô?” “Aqui é a antessala do inferno”, avisou o agente, de modo sarcástico, antes de mandá-lo sentar numa cadeira de dragão. Nu, colocaram eletrodos nas suas genitálias, boca, ouvidos, e com choques elétricos ordenavam suas confissões para entregar companheiros.

Depois das torturas diárias que o aguardavam durante os meses que ficou na prisão, Diogo viria a concluir que Ustra era o líder demoníaco daquele inferno. O comandante, homenageado neste domingo por Jair Bolsonaro para dar o “sim” ao impeachment da presidenta Dilma, foi chefe de um centro de sequestro, tortura e morte na ditadura militar (1964-1985), conhecido oficialmente por DOI-CODI, que funcionou no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.

Apelidado de Casa da Vovó entre seus comandados, o Destacamento de Operações de Informações e Centro de Operações de Defesas Internas tinha em Ustra o cérebro da repressão quando a Governo militar resolveu endurecer com integrantes dos movimentos que resistiam à ditadura nos anos 70. Em geral, jovens universitários que acreditavam na utopia de poder combater um Estado militar para restabelecer a democracia, usurpada em 1964 pelo golpe. Diogo era um deles. Integrava a Ação Libertadora Nacional, de inspiração socialista, o que no meio de uma Guerra Fria, significava ser classificado como terrorista.

A sigla DOI-CODI, assim como o sobrenome Ustra, têm um efeito cáustico nos ouvidos das vítimas da sua tortura e das famílias que perderam de maneira cruel seus pais, mães, filhos ou simplesmente amigos. Pelo menos 50 pessoas morreram enquanto Ustra comandou o DOI (1970-1973), e há registro de mais de 300 pessoas torturadas sob suas ordens.

Quem saiu vivo, ou foi mutilado ou saiu com uma cicatriz eterna pela sádica violência aplicada sob comando de Ustra. Diogo, hoje geólogo, e presidente da Comissão da Verdade, em São Paulo, foi um dos poucos a ser torturado diretamente por Ustra, que na maior parte do tempo, se dedicava à inteligência dos processos de tortura. Dava ordens, mapeava os movimentos de militantes, estabelecia as táticas para que sua equipe de pudesse capturá-los e chegar aos líderes. “A especialidade deles era violentar e torturar mulheres”, lembra Diogo, que presenciou inúmeras violações enquanto esteve ali, inclusive a tortura de sua mulher à época. Grávida e nua, passou por choques elétricos na sua frente. O bebê que carregava não resistiu. Arlete sofreu hemorragias e não pôde recorrer a apoio médico.

Crianças na sala de tortura
Amélia Teles, ou Amelinha, também caiu nas garras de Ustra. Foi presa junto com o marido Cesar, e o amigo Carlos Danielli. Viveram todo o roteiro do inferno no DOI CODI, conforme conta num vídeo disponível no Youtube. Militantes do PCdoB, sentiram bem mais que surras e choques elétricos. O casal de jovens de pouco mais de 20 anos, foi preso em dezembro de 1972, e apanhou seguidamente sem ter noção do tempo. Certo dia, Amelinha estava nua, sentada na cadeira de dragão, urinada e vomitada, quando viu entrar na sala de tortura seus dois filhos, Janaína de 5 anos, e Edson, 4. Ustra havia mandado buscar as duas crianças porque queria que eles testemunhassem de seus pais. “Mamãe, por que você está azul e a papai verde?”, perguntou sua filha, enquanto queria abraçar a mãe, paralisada de dor e pelos fios elétricos. A cor era fruto das torturas que desfiguraram sua tez.

As duas crianças foram levadas para a casa de um militar enquanto os pais continuaram apanhando nas mãos de agentes da ditadura comandados por Ustra. Os arquivos da ditadura mostram crianças de colo fichadas como filhos de terroristas. “Vamos matar seus filhos, menos comunistas vivos”, ouviam seus pais enquanto eram torturados. Amelinha foi espancada por Ustra enquanto ouvia: “sua terrorista!”. Viu a morte do amigo Carlos enquanto estava presa. Seu marido Cesar faleceu no ano passado.

Mortos

Diogo e a família Teles conseguiram sobreviver àqueles anos para contar os horrores que aconteciam durante a ditadura brasileira. Mas muitos não tiveram essa sorte. O jornalista Vladimir Herzog, que em 1975 era diretor da TV Cultura, foi assassinado no interior do prédio do DOI-CODI, depois de ter sido intimado a prestar depoimentos por supostas ligações com o Partido Comunista. No Instituto Vladimir Herzog é possível ler o que se passou no final de outubro de 1975, depois que Vlado, como era conhecido, se apresentou para depor. Encapuzado, foi sufocado com amoníaco e submetido a seguidas sessões de tortura.

Naquela cela solitária, com o ouvido na janelinha, eu podia ouvir os gritos: ‘Quem são os jornalistas? Quem são os jornalistas?’ Pelo tipo de grito, pelo tipo de porrada, sabia que estava sendo feito com alguém exatamente aquilo pelo que eu tinha passado", recordaria anos depois o jornalista Sérgio Gomes, que estava preso no mesmo local em que Vlado se encontrava. “Lá pela hora do almoço há uma azáfama, uma correria. Ele foi torturado durante toda a manhã e se dá o tal silêncio. A pessoa para de ser torturada e em seguida há uma azáfama, uma correria… A gente percebe que tem alguma coisa estranha acontecendo. Tinham acabado de matar o Vlado.

No livro “A Casa da Vovó”, o jornalista Marcelo Godoy faz um minucioso relato sobre o DOI-CODI a partir de relatos de ex-agentes que trabalharam com Ustra. Levou dez anos para concluir a obra (2004 a 2014), e viu o antigo comandante tentar interferir em sua apuração em alguns momentos. O velho torturador ligou para seus ex-subalternos pedindo silêncio. Muitos, no entanto, contrariaram a ordem do antigo chefe. Um deles relatou a Godoy: “Você não tem ideia do que é passar uma noite inteira vendo um homem e sabendo que no dia seguinte ele vai morrer... Todos nós carregamos um fantasma que te acompanha a vida inteira. Esse é o meu.”

Ustra contava com o apoio silencioso dos presidentes militares que mantinham um discurso de que torturas eram casos pontuais. Em 2008, a Justiça o reconheceu como torturador e, em 2012, condená-lo em primeira instância pela morte de apenas uma vítima, Luiz Eduardo da Rocha Merlino, morto em 19 de julho de 1971. “Nunca cometi torturas”, disse ele em depoimento à Comissão Nacional da Verdade em 2013. No ano seguinte, foi declarado um dos 377 agentes da repressão pela Comissão. Ustra morreu em julho de 2015 de câncer.

Conheça o Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC


Por Jack Correia, no Overmundo

Respeito e cidadania no Brasil, e porque não dizer, no mundo, são agora sinônimos de luta. A luta por consciência, igualdade e dignidade hoje é fundamental para garantir uma sociedade civil justa e democrática amanhã, pois, uma transformação só é possível quando não somos inertes aos acontecimentos em nossa volta.

É preciso “arregaçar as mangas” para buscar essa mudança necessária e para enfrentar com dignidade as dificuldades que surgem! Uma política linear, capaz de construir uma sociedade equilibrada, onde as diferenças naturais, como as características físicas, também não sejam motivos capazes de gerar conflitos. É preciso criar forças... A união de um grupo formado por pessoas que tenham um mesmo propósito, que “plantem juntos a mesma semente que germinará” no dia seguinte, gerando os “bons frutos” tão desejados.


Assim é o Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC, entidade sem fins lucrativos, formado em Crato-CE no ano de 2001 com o objetivo primordial de promover a igualdade étnica/racial e a auto-estima da população de cor negra na Região Caririense, além de propagar a consciência sobre nossa afrodescendência, valorizando a nossa história e cultura. Ele conta com o apoio de entidades governamentais e não governamentais, profissionais liberais, autoridades religiosas, empresários e de qualquer pessoa da própria população que pretenda se engajar num propósito político-social consistente.



O GRUNEC foi idealizado de uma forma inusitada. Depois de uma aula de natação, 5 pessoas que conversavam sempre sobre injustiças sociais resolveram criar algo maior e sair dos meros discursos individuais. Depois de uma reunião na garagem da casa de um deles, surge o GRUNEC, que agora com 7 anos de formação, já conta com o apoio de cerca de mais de 30 indivíduos qualificados para capacitações pedagógicas e para diversos eventos como seminários, oficinas e reuniões, sempre com embasamentos técnicos, legais e jurídicos de tudo o que diz respeito às questões políticas e sociais no País. Dentre eles, alguns nomes: Verônica, Valéria, Adriano, Antônia, Eliane, Reginaldo, Ridalvo, Ronald, João, Josefa, Prof. Mota, Cícero, Diego, Cleone e muitos outros...

Todas as pessoas do Grupo, acima de tudo, têm comprometimento. Elas não “levantam a bandeira” por simples paixão momentânea ou “modismos de causas”, não estão na “estrada” vinculadas a nenhum partido político ou outra classe qualquer. A questão é consciência e vontade! A vontade, sem comodismo, de ver um verdadeiro Estado Democrático.

A Implantação das Idéias

O GRUNEC trabalha com diversas metodologias, especialmente no ensino profissionalizante e no desenvolvimento de atividades artísticas, fertilizando um terreno para aflorar a auto-estima do povo de pele negra no Cariri que se encontra em exclusão social, promovendo encenações de danças, desfiles, músicas e outras manifestações ligadas à arte. Atua de forma efetiva na Semana da Consciência Negra e em ações realizadas junto às Secretarias Municipal e Estadual de Educação para garantir o cumprimento das normas reguladoras como um dos patamares que levarão a uma conscientização mais sólida sobre nossa afrodescendência, levando até mesmo a um contexto nacional.

Esse trabalho, não é feito apenas em auditórios universitários ou escolares, nem tão somente nas salas de aula. Ele não se dá unicamente de forma teórica onde alguns dos integrantes do Grupo pegam um microfone e fazem explanações científicas sobre o assunto com seus notáveis dons de oratória. Ele é feito essencialmente junto às comunidades pobres da região, onde a população de cor negra atinge índice mais elevado e onde a marginalização, e tudo o que ela gera, estão concentrados em um percentual preocupante.

A trajetória na causa já traz um relevante histórico. O GRUNEC: promoveu a 1ª Audiência Pública Federal no ano de 2007, para discutir a implementação da Lei nº 10.639/03 conseguindo reunir representantes de 42 municípios da Região do Cariri; em 2005 realizou o 1º Seminário no Crato para discutir a Igualdade Racial; é responsável pela Semana da Consciência Negra todos os anos, desde sua formação em 2001; efetiva cursos para geração de emprego e renda; junto ao governo municipal do Crato articulou a sua adesão ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, coordenado pela SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial) como forma de afirmar o compromisso do município cratense no combate ao racismo e de garantir à população o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para promoção da igualdade; desempenha um excepcional trabalho junto às mulheres do Alto da Penha, que é um dos bairros mais pobres da cidade, etc., etc., etc.,

Um trabalho social moldado em conscientização política, obviamente, deve ter como principal caminho o contato direto com a comunidade, porque, é neste contato que está toda a essência do resultado. Ele é o principal desafio, porque é no calor humano que as coisas acontecem, e, para melhor! É olhando nos olhos das pessoas de cor negra, marginalizadas, que a transformação tão almejada pelo GRUNEC tem o seu início. Simplesmente olhar e enxergar aquelas pessoas e plantando nelas, aquela, semente de mudança começando a germinar com frases simples como “hei, se olhe... sua cor é linda!”, que, a princípio, podem até parecer piegas para alguns, mas com certeza, fazem uma considerável diferença.

Outro grande desafio é trazer à discussão aqueles inclusos nas classes privilegiadas da população, muitos deles com pele branca, alheios até mesmo aos significados dos termos afrodescendência e inclusão social, e que não se sentem parte integrante de todo esse seguimento e metamorfose que a sociedade necessita de um modo geral. Como maneira de se chegar a eles, os meios de comunicação também são usados, até para debater acerca das Normas Reguladoras pertinentes, dos princípios básicos dos Direitos Humanos, etc., o que, evidentemente, somente isso não é o suficiente, porque, respeito, como pilar dessa sociedade idealizada, não deve vir através, simplesmente, de uma imposição legal.

O respeito no seu mais amplo significado, deve vir naturalmente, de dentro de cada um, de uma consciência moral e por valorização das nossas raízes e conservação do nosso patrimônio histórico e cultural, deixando-as vivas para as próximas gerações.

As palavras podem ter um papel fundamental nesses processos revolucionários de transformações sociais e políticas, mas elas não são nada se não vêm integradas com as ações. Assim pensa e age o GRUNEC em toda a sua busca.

O GRUNEC segue na sua caminhada... Com “idas e vindas”, cujos obstáculos mais parecem “muros de Berlim”... Mas seguindo adiante, se aliando a outros grupos que têm propósitos de transformações sociais também como meta... De mãos dadas, olhando pra frente e sonhando juntos, para que esse sonho vire realidade num futuro próximo, como diria Carlos Drumont de Andrade.

Contato com o GRUNEC: grunec_cariri@yahoo.com.br

Alunas Daiane e Kézia serão colunistas do Informações em Foco


Ás vésperas de completar cinco anos na rede mundial de computadores no próximo dia 27 de abril, o blog Informações em Foco contará na sua linha de edição com as contribuições das alunas do ensino médio integrado a educação profissional Ana Daiane e Kézia Adjane que atuarão como colunistas.

Ana Daiane e Kézia Adjane (da esquerda para a direita). Montagem: Informações em Foco.
O convite foi lançado e prontamente aceito pelas duas alunas que estudam na Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo no curso técnico em Redes de Computadores, 3º e 2º ano respectivamente. A coluna será mensal e elas versarão em seus textos sobre diversos temas, dentre eles Homofobia, Racismo, Feminismo, Protagonismo Negro e Indígena, Sentimento de Pertencimento - áreas em que ambas se dedicam diariamente em suas análises e que eram enfocado durante os grupos de debates coordenado por este professor signatário nos anos de 2014 e 2015.

Com 15 anos Kézia é uma das alunas mais atuantes do colégio e ocupa a função de presidente do Grêmio Estudantil e junto com Daiane lideram um grupo de jovens que tem como principal finalidade o desenvolvimento da capacidade crítica e atuação de forma efetiva na sociedade.

A coluna se configura como uma das formas de estimular o protagonismo juvenil e democratizar ainda mais o portal.

Kézia demonstrou entusiasmo e satisfação com o convite. “Se eu fiquei feliz com o convite? Imagina. Vai ser um prazer”, afirmou. "Obrigado pelo convite Nicolau", complementou.

Para Daiane a ideia permite maior interatividade e dinamismo e disse que aceita o convite recheada de alegria. 

20 de abril de 2016

Intelectuais se manifestam contra aprovação de pedido de impeachment de Dilma Rousseff



Após a Câmara dos Deputados do Brasil aprovar a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff no último domingo (17/04), intelectuais brasileiros e estrangeiros têm se manifestado contra o que classificam como golpe de Estado e contra a democracia no país.

Em entrevista à rádio France Inter nesta terça-feira (19/04), o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado disse acreditar que o processo de impeachment se trata de um "golpe de Estado imoral" e uma "revanche política". "Estão tentando destituir um governo legítimo e democrático, é a primeira etapa de uma grande luta", afirmou Salgado. “Além disso, a classe que quer voltar ao poder é a classe mais corrupta que podemos imaginar”.

Psicanalista Maria Rita Kehi afirmou que Dilma é uma "personagem fundamental no Brasil". CPFL Cultura/Flickr CC
 Há [atualmente] políticas sociais muito mais interessantes que antes, mas a elite que perdeu o poder tenta voltar de todas as maneiras. Temos uma imprensa de direita que combate o PT. Não sou filiado ao partido, mas não concordo que se elimine a democracia no Brasil através de um golpe de Estado imoral”, disse o fotógrafo.

Temos também que cobrar o PT, mas o balanço é o mais positivo que o Brasil já teve”, afirmou Salgado ao ser perguntado sobre as mudanças e políticas sociais dos governos do PT.

O filósofo mexicano Fernando Buen Abad Domínguez publicou, na noite do último domingo, uma mensagem em seu Twitter na qual afirmou que “se cometeu uma monstruosidade contra a democracia no Brasil”. “Isso só se repara com o povo mobilizado contra os golpistas e na rua”, disse o filósofo.

Em carta aberta dirigida a Dilma e publicada na última segunda-feira (18/04) no jornal Folha de S.Paulo, a psicanalista e integrante da Comissão Nacional da Verdade Maria Rita Kehl voltou a se posicionar contra o impedimento. Kehl classificou Dilma como uma “personagem fundamental na história do Brasil” e destacou a criação, em seu governo, da Comissão Nacional da Verdade.

“Nos vemos na iminência de uma nova catástrofe: a cassação de uma presidente séria, comprometida com o combate à corrupção, por uma Câmara comandada por um deputado [Eduardo Cunha, PMDB-RJ] acusado de vários crimes e repudiado pela população”, afirmou a psicanalista. “Talvez o Brasil acorde durante o julgamento no Senado e perceba a gravidade do que está por vir. Ou então assistiremos, estarrecidos, à repetição de um golpe em nome da moralidade pública”, disse.

Para o analista político argentino Atilio Boron, a votação na Câmara foi um “espetáculo lamentável e vergonhoso da direita”. “Poucas vezes em minha vida vi, como analista político, um espetáculo tão repugnante como o que hoje deram os deputados da direita no Brasil”, disse Boron em seu perfil no Twitter na segunda-feira. Ele chamou de “demagogos e corruptos até a medula” parte dos deputados que votaram a favor da admissibilidade do processo de impeachment.

O escritor paulista Raduan Nassar escreveu um artigo publicado nesta terça-feira no qual disse que o STF (Supremo Tribunal Federal) “está adormecido, dorminhoco, maculado por sinal pelo seu passado com o regime militar” e que, por isso, o impeachment de Dilma foi instaurado.

Segundo o escritor, “o processo deveria sobretudo ter se detido no exame da tipificação do suposto crime de responsabilidade”. “Por que o mesmo tribunal não julgou até agora o presidente da Câmara dos Deputados?”, questionou Nassar.

O tradutor, escritor e jornalista Eric Nepomuceno, em entrevista à revista Calle2 publicada nesta terça, classificou a votação da Câmara como “um circo de horrores”. “Nós temos no Brasil a pior legislatura dos últimos 36 anos. Desde a volta da democracia não havia nada parecido”, afirmou. De acordo com ele, “a direita saiu do armário, havia um ódio reprimido e esse ódio foi desatado”.

Agora não precisamos mais das Forças Armadas para derrubar um governo legítimo e constitucional. Contamos com setores da Polícia Federal, setores do Poder Judiciário absolutamente parciais e facciosos e, como em 1964, você conta com a unanimidade da grande mídia hegemônica, principalmente a Rede Globo”, disse Nepomuceno.

Com a decisão da Câmara, cabe agora ao Senado formar uma comissão para analisar o pedido de impeachment, que depois deve seguir para o plenário, onde a aprovação por maioria simples afastaria Dilma do cargo por até 180 dias e alçaria Michel Temer à Presidência interina. Nesse caso, ocorrerá um julgamento no Senado sob o comando do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, em que é necessária a maioria de dois terços dos senadores para que Dilma sofra o impeachment.