![]() |
(FOTO | Reprodução). |
O XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, sediado no Cariri cearense a partir da congregação de diferentes departamentos e grupos de pesquisa da Universidade Regional do Cariri - URCA, de universidades malungas e parceiras: Universidade Federal do Cariri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Amílcar Cabral (Guiné Bissau), Universidade Federal do Ceará, bem como de organizações da sociedade civil: Grupo de Valorização Negra do Cariri, ALDEIAS Ponto de Cultura, com apoio de grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, University of Tennessee (Estados Unidos), University of the West Indies (Trinidad e Tobago) focará em 2025 no que estamos nomeando como "Movimento Sankofa: reparação e bem-viver", em diálogo com o processo de construção da Marcha Nacional das Mulheres que acontecerá em Brasília no dia 25 de novembro de 2025. O evento pretende propor discussões que aponte crítica e (a)efetivamente no que avançamos coletivamente, em qual situação nos encontramos para, enfim, empreendermos no que ainda podemos depositar energias para conquistar o que nos é de direito numa sociedade sonhada por nossas e nossos ancestrais a fim de que gozemos do bem viver como uma realidade de direito.
O movimento negro e o movimento de mulheres negras e indígenas desempenham um papel essencial na pressão por políticas educacionais mais inclusivas e representativas. Com o Sankofa como guia, o desafio é não apenas ocupar esses espaços, mas também transformá-los, garantindo que o conhecimento seja uma ferramenta de emancipação e construção de futuros mais equitativos, de modo, a honrarmos aqueles e aquelas que no passado iniciaram esse movimento.
O Artefatos da Cultura Negra é um programa permanente de extensão de caráter internacional e interdisciplinar que ganha o formato de Congresso na última semana de setembro – de 20 a 28 de setembro de 2025 - e busca fortalecer e fomentar a produção dos conhecimentos nos temas relacionados aos estudos sobre a África, a afrodescendência e a educação para as relações étnico-raciais,
A metodologia do Artefatos da Cultura Negra busca operacionalizar reflexões entre as diversas áreas do conhecimento a partir do diálogo que promove entre pesquisadores (as), professores (as) da educação básica e superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, movimentos sociais, em diferentes territórios. As atividades se configuram na realização de programação itinerante nos territórios quilombolas, indígenas, praças, feiras livres, escolas de educação básica, centros culturais, terreiros dos (as) mestres (as) da cultura, pontos de cultura, dentre outros. Conta também com mesas redondas, conferências, simpósios temáticos, minicursos, oficinas, rodas de conversa, feiras literárias e culturais, atividades artísticas, simpósios temáticos. Além dos diversos espaços formativos que promove, o Congresso Artefatos da Cultura Negra também tem impacto social na produção bibliográfica sobre o tema (com publicações de livros, anais científicos, dossiês temáticos), produção pedagógica voltado para suporte ao trabalho dos profissionais da educação básica, estímulo e aperfeiçoamento da formação de novos (as) pesquisadores (as), fortalecimento de intercâmbio entre pesquisadores (as) acadêmicos de diferentes territórios, nacionais e internacionais, na promoção de uma educação antirracista.
As ações do Artefatos da Cultura Negra têm fortalecido uma agenda de luta antirracista que tem sido apresentada anualmente às Universidades realizadoras, ao Poder Público, aos coletivos e instituições parceiras e todos(as) as pessoas envolvidas no evento.
Para inscrições e mais informações sobre as atividades do Artefatos da Cultura Negra – 2025, acesse: Artefatos da Cultura Negra (@artefatosdaculturanegra) • Fotos e vídeos do Instagram
Site: https://siseventos.urca.br/site/xviartefatosculturanegra
Acesse a Carta Aberta pela ampliação e aperfeiçoamento das Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades do Cariri cearense: cartaaçõesafirmativas.pdf - Google Drive.
______
Com informações da página da URCA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!