3 de abril de 2025

Terras indígenas têm preservação de biomas 31% maior, aponta estudo

 

Imagem da terra indígena Vale do Javari, no Amazonas, em 28 de novembro de 2028. (FOTO | Bruno Kelly | Amazonia Real).


De acordo com um estudo do Instituto Socioambiental (ISA) divulgado nesta quarta-feira (2), a demarcação das terras indígenas é fundamental para a preservação ambiental. A pesquisa revela que essas áreas apresentam uma conservação 31,5% maior em comparação com regiões fora delas.

O relatório analisou 233 territórios que perderam 36,5% de sua vegetação original nos biomas Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. As áreas foram consideradas reconhecidas independentes do processo de demarcação.

O documento aponta que o bioma Pampa é a área mais devastada devido ao desmatamento nos territórios analisados, com uma perda de 62,5% da vegetação nativa.

Por outro lado, as Terras Indígenas na Mata Atlântica têm desempenhado um papel fundamental na conservação das florestas remanescentes do bioma, preservando 53,7% da vegetação original.

Entre os biomas analisados, os dados mostram que mais de 90% do desmatamento da Mata Atlântica aconteceu até o ano 2000 para a maior parte dessas áreas.

Um dos principais pontos do estudo é que a demarcação das terras indígenas é uma medida eficaz para garantir o aumento da regeneração da vegetação nativa e a proteção das comunidades originárias. No entanto, as comunidades ainda enfrentam práticas ilegais, atuação de garimpeiros e constantes ameaças.

Somente a posse indígena efetiva é capaz de garantir a integridade socioambiental das Terras Indígenas. As políticas de demarcação, proteção e gestão territorial devem ter caráter integrado, que considerem aspectos sociais, culturais e ambientais, já que, além da degradação ambiental, as situações de conflitos e invasões também são uma grave ameaça aos direitos fundamentais dos povos indígenas e sua integridade física”, aponta o relatório.

_______

Com informações da Alma Preta Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!