15 de janeiro de 2026

Jair Bolsonaro é transferido para Papudinha

 

Ex-presidente Jair Bolsonaro passará por procedimento cirúrgico. (FOTO | Fabio Rodrigues-Pozzebom | Agência Brasil).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (15) a transferência de Jair Bolsonaro para o 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, uma das unidades do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF), onde ficam presos com prerrogativas especiais. Condenado pela trama golpista a 27 anos e três meses de prisão, o ex-presidente estava na superintendência da Polícia Federal (PF).

De acordo com o STF, Bolsonaro ficará em uma cela igual a do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. Ele terá acesso à um aparelho de televisão, além de assistência médica 24 horas e religiosa. Moraes autorizou assistência médica 24 horas ao ex-presidente e deslocamento imediato para hospitais em caso de urgência, além de fisioterapia e entrega de alimentação especial diária.

A cela em que Bolsonaro ficará tem 54 metros quadrados com um quarto, um banheiro, lavanderia, cozinha, sala e uma área externa de 10 metros quadrados.

Em dezembro, Bolsonaro foi autorizado a deixar a prisão para realizar uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília.

A defesa de Bolsonaro já tinha pedido que o ex-mandatário participasse de um programa de redução de pena e, nesta quarta-feira (14), a defesa formulou um requerimento de prisão domiciliar humanitária, o que foi negado. 

Pela condição clínica do ex-presidente, ele também terá acesso a uma alimentação especial e poderá receber visitas de familiares em horários determinados.

Moraes explica na decisão que o sistema penitenciário brasileiro enfrenta, há anos, condições precárias para os presos brasileiros e que a condição em que Bolsonaro está detido diferencia o ex-presidente dos outros 384.586 condenados que cumprem pena privativa de liberdade em regime fechado.

Bolsonaro está preso desde novembro na Superintendência da Polícia Federal após condenação de 27 anos pela trama golpista. Ele já estava em regime domiciliar desde o dia 4 de agosto e foi levado à Superintendência da PF após ser detido preventivamente em sua casa em Brasília. 

Moraes já havia negado a prisão domiciliar para o ex-presidente.

---------

Com informações do Brasil de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!