2 de janeiro de 2026

Famílias do quilombo Serra dos Mulatos, em Jardim, recebem ameaça de morte

 

Serra dos Mulatos, no município de Jardim, é quilombo com mais de 300 famílias (FOTO | Arquivo pessoal)

As famílias do quilombo Serra dos Mulatos, localizado no município de Jardim, no Cariri, receberam a titulação das terras em 19 de novembro de 2025, em um processo que reconheceu a ocupação centenária da comunidade na Chapada do Araripe.

Pouco mais de um mês depois, moradores do território receberam ameaças de morte por parte de uma pessoa que se diz dona da terra.

O POVO apurou que pessoas ligadas à Associação de Remanescentes de Quilombo da Serra dos Mulatos foram avisadas para não adentrar em um pedaço do terreno titulado.

“Disse que se qualquer um de nós entrar nessa terra, a pessoa vai derrubar um por um”, afirmou um dos membros do quilombo, que permanecerá anônimo por questões de segurança.

A área em questão passou por pesquisas do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além disso, o cartório da região emitiu uma certidão negativa comprovando a ausência de proprietários registrados.

Conforme o superintendente do Idace, João Alfredo, o local se trata de uma terra devoluta arrecadada pelo órgão, ou seja, terra pública estadual. O processo foi ainda certificado pela Fundação Palmares.

Depois dos estudos e certificações, foi possível emitir o título legalmente em nome da associação.

“Todo o processo foi legal, absolutamente legal. Tanto que o cartório fez o registro. Se tivesse um outro dono, entre aspas, o cartório não tinha dado a certidão negativa e não tinha registrado em nome da associação”, reafirmou João Alfredo.

“A gente foi para o cartório fazer a busca ativa das terras vizinhas que tinham documento. Se tivesse, ia aparecer automaticamente. Não apareceu na malha do Idace nem do Incra. E aqui no cartório não tinha nada. Os que tinham dos vizinhos, foi respeitado”, relatou o membro da Associação.

-------------

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!