![]() |
| (FOTO | Getty Images). |
Nunca foi por democracia
Hoje o mundo amanheceu com a notícia dos graves ataques à Venezuela. Os EUA vinham fazendo pressões sobre o governo daquele país e hoje, nas suas redes, o presidente afirmou ter capturado Maduro e sua esposa e atacado o país sul americano.
Não se trata de defender o governo de Maduro; um regime autoritário que erodiu as instituições democráticas, violou direitos humanos e manipulou processos eleitorais.
Trata-se de criticar um grave ataque à soberania de um país americano, uma violação do direito internacional, e dar solidariedade ao povo venezuelano. Como se sabe a Venezuela tem as maiores reservas comprovadas de poços de petróleo e de recursos minerais, e faz tempo o governo norte americano, falando de ataque ao narcotráfico, andava de olho mesmo é nessas riquezas.
Tudo me lembra a primeira operação de Hitler contra a Somália, que era dominada pela Itália em 1940. Para extender seu domínio as forças italianas atacaram as possessões britânicas vizinhas em 1940, mas foram derrotadas e expulsas em 1941.
Hitler decidiu intervir a favor da aliada, e em fevereiro daquele ano enviou um corpo expedicionário alemão, que mais tarde se tornaria o famoso Afrika Korps. O General Rommel, lançou uma contra-ofensiva, empurrando os britânicos de volta à fronteira egípcia.
O objetivo principal alemão era reforçar a posição italiana, mas também proteger o acesso às rotas de petróleo do Oriente Médio e garantir o controle do Canal de Suez para cortar as linhas de abastecimento britânicas do seu império na Ásia e África. Era só o começo ….
Para o povo da Somália qualquer lado era uma derrota. O mundo não reagiu e pagou o preço alto da Segunda Guerra Mundial. Minha solidariedade ao povo venezuelano que sofre com o ataque. (Em tempo e para quem não lembra : a Amazônia brasileira é muito próxima da Venezuela).
_________
Por Llilia Schwarcz, antropóloga e historiadora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!