22 de janeiro de 2026

Encontro do Território Criativo do Gesso reúne movimentos sociais em Crato

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

O Coletivo Camaradas realiza no dia 30 de janeiro, na sede da SCAN, às 15h, o Encontro do Território Criativo do Gesso voltando para os movimentos sociais com objetivo de traçar estratégias de articulação e incidência política. O encontro deverá reunir pontos de cultura, associações de moradores, grupos esportivos e demais organizações da sociedade civil.

 

O Território Criativo do Gesso (TCG) vem se consolidando como uma das mais importantes experiências de desenvolvimento comunitário, cultural e de integração territorial do município do Crato. Construído a partir da organização popular e do diálogo com o poder público, o território articula iniciativas que envolvem o entorno da Comunidade do Gesso. O Território é composto dos bairros Centro, São Miguel, Pinto Madeira, Santa Luzia e Palmeiral.

Mais do que um recorte geográfico, o Território Criativo do Gesso é uma rede viva de ações, saberes e práticas coletivas, que aposta na cultura, na criatividade e na participação social como caminhos para o desenvolvimento local sustentável. Nesse processo, o território se afirma como espaço de encontro entre diferentes sujeitos e organizações da sociedade civil.

O Coletivo Camaradas atua como o principal animador do TGC, promovendo articulações entre organizações comunitárias, coletivos culturais, poder público e demais agentes do território, fortalecendo uma rede de cooperação e incidência política. 

Para o o fundador do Projeto Nova Vida, Hermano José de Sousa, o encontro é um espaço importante para a interação e articulação das organizações. Ele destaca que o evento também contribui para compreender o tamanho e o significado do Território.  

A dirigente do Coletivo Camaradas, Ana Ligia, enfatiza que o encontro tem o espírito de diálogo e construção coletiva. Ela acrescenta que esse sentimento de coletividade possibilita experienciar, fortalecer vínculos, alinhar perspectivas e projetar novas ações no território.

-----------

Texto encaminhado ao blog por Ana Lígia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!