![]() |
| (FOTO | Ricardo Alves - Coordenador do projeto Agentes Culturais do Território Criativo do Gesso). |
O Coletivo Camaradas anuncia o início do projeto “Agentes Culturais do Território Criativo do Gesso”, uma iniciativa formativa que visa capacitar 20 jovens para atuação cultural territorial no município do Crato-CE. O projeto é realizado através do Prêmio Periferia Viva do Ministério das Cidades/Secretaria Nacional das Periferias, em parceria estratégica com os Pontos de Cultura Projeto Nova Vida, Espaço Capoeira, Paraíso dos Caipiras e SCAN.
Com o objetivo de fortalecer a rede de Cultura Viva local e potencializar o desenvolvimento sociocultural da região, o projeto consiste em um curso com 9 encontros presenciais semanais. A formação proporcionará aos jovens participantes instrumentos teóricos e práticos para atuarem como agentes transformadores em suas comunidades.
O curso terá início no dia 02 de fevereiro de 2026, na sede do Coletivo Camaradas, localizada no Território Criativo do Gesso. O corpo docente é formado por experientes profissionais e artistas da região: Dane de Jade, Jessika Kariri, Ana Ruty Paz, Laerte Brasil, Alexandre Lucas, Brígida Morais, Ana Farias, Antônio Marcos e Andréa Façanha.
Para Ricardo Alves, coordenador do projeto e integrante do Coletivo Camaradas, a iniciativa é um investimento no futuro da cultura local. “Este esforço formativo busca contribuir para que os jovens possam se inserir qualificadamente na construção das ações dos Pontos de Cultura. É fundamental preparar as novas gerações para assumir o protagonismo político e cultural dos Territórios, dando continuidade e renovando as ações que já acontecem”, destaca Ricardo.
SERVIÇO:
O quê: Início do Curso de Formação “Agentes Culturais do Território Criativo do Gesso”
Quando: 02 de fevereiro de 2026 (segunda-feira)
Onde: Sede do Coletivo Camaradas, no Território Criativo do Gesso, Crato-CE.
Inscrições: As vagas são limitadas e priorizadas para jovens do Território Criativo do Gesso.Int eressados podem se inscrever através do link: https://forms.gle/BGySLbtabSSjppZB6
Sobre o Coletivo Camaradas: Coletivo artístico, cultural e de comunicação que atua no Território Criativo do Gesso, desenvolvendo ações de formação, produção e difusão cultural com foco no protagonismo comunitário e na arte como ferramenta de transformação social. O Camaradas é Pontão de Cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura.
----------------------
Texto encaminhado ao blog por Alexandre Lucas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!