11 de julho de 2024

Gilberto Gil recebe coroa de reisado e título de 'doutor honoris causa' no Cariri

 

Cerimônia de de titulação de Gilberto Gil como 'doutor honoris causa' reuniu fãs, autoridades e artistas no Cariri. (FOTO | Paulo Henrique Rodrigues).


Um dos principais nomes da cultura brasileira, o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil recebeu nesta quarta-feira (10), no Crato, o título de 'doutor honoris causa' pela Universidade Regional do Cariri (URCA). A titulação foi entregue a Gil como forma de destacar as contribuições do baiano à cidadania cultural no País, tanto pela presença nas artes quanto nas políticas públicas.

"A gratidão por essa honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado de coração", discursou Gil após receber o diploma.

Ladeado pela Mestra Maria Tiê, pelo Mestre Aldenir e brincantes, Gilberto Gil entrou no palco ovacionado pelo público. Ao se sentar na poltrona de mestre Espedito Seleiro, o artista cantarolou "Lamento Sertanejo", composta por Dominguinhos, tocada na ocasião por grupo musical do município de Campos Sales.

Em discurso, o ex-secretário da Cultura do Ceará Fabiano Piúba definiu Gil como "conhecedor do solo sagrado do sertão do Cariri e da Chapada do Araripe". "Como ministro, Gilberto Gil sempre teve um olhar para a região", afirmou.

A solenidade foi marcada por diversos momentos artísticos e simbólicos ligados à cultura popular. Em dado momento, o atual secretário do Minc e mestres da cultura entoaram versos em homenagem ao artista: "Ancestral contemporâneo, Gilberto Gil orixá conterrâneo".

Gil, ainda, recebeu de mestre Altenir a coroa do reisado do Cariri, confeccionada pelas mãos do mestre Tarcísio do Reisado São Miguel. Já da mestra Flatenara Silva, o cantor recebeu a espada confeccionada pelo mestre Valdir do Reisado Arcanjo Gabriel. Antes, o baiano havia ganhado uma escultura do Soldadinho-do-Araripe, pássaro-símbolo da região.

No discurso, o homenageado ressaltou a relação com o Cariri a partir do nome de três figuras: as ex-secretárias da Cultura do Ceará Violeta Arraes e Cláudia Leitão e a pernambucana Dedé Aureliano.

O governador Elmano de Freitas (PT), no discurso de encerramento, afirmou que a entrega do título significava o carinho e o reconhecimento do povo do Cariri às contribuições de Gil ao Estado.

"Tenho certeza que a noite de hoje é daquelas que faz parte da história do Ceará. Hoje a Urca nos orgulha, a todo o povo cearense, de lhe conceder o título de doutor honoris causa. Muito obrigado por toda a sua contribuição pra nossa identidade, por jogar luzes sobre os poetas e artistas do nosso povo tão importantes pra nossa identidade de povo cearense", afirmou Elmano.

A solenidade teve presença ainda da secretária da Cultura do Ceará Gecíola Fonseca; do presidente do Instituto Mirante Tiago Santana; da presidente do Instituto Dragão do Mar Rachel Gadelha; do deputado estadual Renato Roseno (Psol); do deputado federal Yury do Paredão (MDB); do reitor da URCA, Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, e da Vice-Reitora, Professora Maria do Socorro Vieira Lopes.

EXPOSIÇÃO COM MESTRES DA CULTURA

Além da programação ligada diretamente à entrega do título, o Centro Cultural do Cariri acolhe exposição com obras conectadas à musicalidade de Gilberto Gil a partir da quinta-feira (11). "Debaixo do Barro do Chão", com curadoria do ex-secretário da Cultura do Ceará Fabiano Piúba.

Serão apresentadas peças construídas a partir da música "De onde vem o baião", lançada nos anos 1990 por Gil. A mostra é composta por obras de Corrinha Mão na Massa (Missão Velha), da Mestra Fanca e das Irmãs Cândido (Juazeiro do Norte) e do Mestre Jaime (Barbalha), além de registros fotográficos e depoimentos em vídeo.

Há menos de um mês, em 18 de junho, o baiano recebeu a mesma titulação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Já em 2023, o artista foi homenageado com a comenda na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

____

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!