GEPAFRO expôs produtos na ExpoCrato que celebram cultura e resistência negra

 

Professor Thulio e professora Telvira, do GEPAFRO. (FOTO |Elizângela Bezerra).


O Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica (GEPAFRO) está comprometido com a luta contra o racismo através do letramento racial. Para fortalecer as ações e ampliar o impacto, o grupo lançou uma loja com uma variedade de produtos que não só celebram a cultura e resistência negra, mas também ajudam a sustentar as atividades desenvolvidas em prol da luta antirracista.

A loja do GEPAFRO iniciou as atividades no dia 10/07, no Centro Cultural do Cariri, e também está marcando presença na Expocrato 2024. O grupo está expondo seus produtos no estande Mundo I, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), Unimed Cariri, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e a empresa Lumiere Negócios Inovadores. A educação é uma das ferramentas mais poderosas na luta contra o racismo. O GEPAFRO se trata de um projeto formativo constituído no seio da academia pública brasileira com a função de desenvolver práticas voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão, desempenhando um papel fundamental na luta antirracista, oferecendo um espaço de reflexão, aprendizado e ação coletiva.

Compre com Propósito: Apoie o Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica

A loja do GEPAFRO oferece uma gama diversificada de itens que carregam elementos poderosos e inspiradores. Os produtos são estampados com importantes personalidades da história do movimento negro, relembrando as lutas e conquistas, são elas: Lélia Gonzalez, Abdias Nascimento, Lima Barreto, Nina Simone, Carolina Maria de Jesus, Maria Beatriz do Nascimento e Luiz Gama. Os itens encontrados são variados, como canecas, camisetas, quadros, livros, bottons e muito mais! Além disso, outros itens carregam mensagens importantes da luta antirracista, como as seguintes frases: “Meu corpo não é objeto do seu riso”, em alusão ao combate ao racismo recreativo e “No Cariri tem preto sim”, relembrando a luta pelo reconhecimento do povo negro na história do Ceará, e principalmente na região do Cariri cearense. Cada produto da loja do GEPAFRO é mais do que um simples item – é um símbolo de resistência e apoio à luta antirracista.

Ao adquirir os produtos, o consumidor está contribuindo diretamente para a continuidade e expansão das ações. O valor arrecadado é fundamental para a manutenção das atividades do grupo, incluindo eventos, rodas de conversas, palestras e workshops.

_____

Com informações do Portal da URCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!